fevereiro 28, 2024

Como montar uma delivery do zero: tudo o que você precisa saber

Para montar um delivery do zero, é crucial planejar, desde a escolha do nicho de mercado e definição do cardápio, até a implementação de um sistema eficiente de pedidos e entrega. Saiba mais!

Sonha em ter seu próprio negócio de delivery? Então você está no lugar certo! Neste guia completo, você vai descobrir como montar um delivery do zero e como esse tipo de empresa funciona na prática.

Com um mercado em constante crescimento, o delivery se tornou uma excelente opção para quem busca empreender com baixo investimento e busca alta lucratividade. Seja você um cozinheiro experiente ou um iniciante cheio de ideias, este guia te ajudará a dar os primeiros passos e transformar seu sonho em realidade. Boa leitura!

Como montar um delivery do zero: afinal, o que é um delivery?

A palavra Delivery, em português, significa entrega e, como o próprio nome já informa, é o ato de levar algo a outra pessoa. Essa prática já acontece em nosso país desde a década de 80, mas a maioria conhecia como “Disk entrega”, algo bem popular entre as pizzarias.

De lá para cá, o mercado só cresceu e muitas pessoas utilizam esse tipo de serviço. Em outras palavras, o delivery no Brasil está em alta! Segundo a Kantar, o uso desse serviço cresceu 9% entre 2020 e 2022, alcançando 89% da população. 

Se você quer saber como iniciar um delivery, é importante entender como ele funciona na prática, portanto, confira o próximo tópico.

Veja mais: Quais são as comidas mais vendidas no delivery? Confira os 10 itens mais pedidos pelos brasileiros

Como funciona um delivery? 

Resumidamente, o serviço de delivery funciona de forma bem simples: o consumidor realiza o pedido pela internet, telefone ou aplicativos, incluindo: Ifood, Rappi, Uber Eats, 99Food. Para que tudo isso funcione, é necessário contar com um time capacitado e responsável, por exemplo, cozinheiros, entregadores, atendentes, etc. 

Todavia, tudo isso vai depender do porte da sua empresa, orçamento e possibilidade de contratações. Além disso, os clientes precisam possuir um cadastro ativo com telefone e endereço atualizado.

Além de tudo que já citamos acima, é preciso considerar a estrutura da sua cozinha para delivery e claro: o seu planejamento. Afinal, seu negócio precisa transmitir segurança e comodidade para seus clientes. Portanto, considere contar com a ajuda da tecnologia e profissionais especializados antes de dar os seus primeiros passos.

Entenda: Tipos de embalagens de alimentos: tudo o que você precisa saber

Por que montar um delivery de comida?

Indo direto ao principal ponto: é um negócio com alto potencial de lucro. Lembra dos dados apresentados pela Kantar? Então, isso significa que há uma grande oportunidade para os empreendedores que querem entrar no mercado de delivery.

Outra grande vantagem de montar um delivery é a possibilidade de um baixo investimento inicial, pois você pode começar com uma cozinha pequena e simples. Além disso, você vai poder contar com o melhor meio de divulgação atual: a internet. Os aplicativos de delivery são a prova disso. Há novos restaurantes surgindo todos os dias por lá.

Contudo, graças ao Kitchen Central, é possível colocar sua operação no ar em apenas 1 mês. Também é possível reduzir consideravelmente seus custos e aumentar rapidamente os lucros. Isso acontece, pois nossas cozinhas estão estrategicamente localizadas em áreas nobres e com acesso a consumidores que fazem pedidos constantemente.

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Afinal, como montar um delivery do zero?

Agora que você entende o que é um delivery, como esse tipo de serviço funciona e quais são os principais motivos para investir nesse mercado. É hora de aprender como montar um delivery do zero. Para isso, trouxemos 6 passos que farão a diferença, tome nota!

1. Plano de negócios

Se você deseja empreender, é preciso considerar criar uma boa estratégia e elaborar um bom plano de negócios. Só então será possível colocar em prática as ações ideais para sua empresa. 

Comece considerando quais são seus objetivos e metas, além de analisar qual será o melhor trajeto para chegar onde você deseja. Analise depois, como e com quem você colocará esses planos em prática, por exemplo, você pretende assumir o serviço de entrega ou pretende terceirizá-lo? 

Também pense qual será a sua estratégia de vendas e outros fatores relevantes para qualquer tipo de negócio: produção, equipamentos, estrutura do local, fornecedores, etc.

2. Local de produção e armazenamento

Uma das melhores vantagens de começar a empreender no mercado de delivery é que você não precisa possuir um local para receber os clientes. Contudo, a estrutura ainda é extremamente importante, pois é lá que acontecerá a produção e o armazenamento dos alimentos. 

Ou seja, higiene, segurança e praticidade ainda seguem sendo essenciais. Mesmo que use a cozinha da sua casa, caso ela tenha as condições ideais e favoráveis para esse tipo de produção, não há problemas.

Todavia, se está inseguro em relação às normas, segurança e equipamentos, é melhor optar por uma Dark Kitchen.

3. Escolha a plataforma de delivery para receber pedidos

No mercado atual, há diversas plataformas conhecidas para receber os pedidos, como o Ifood e Rappi, que são os mais indicados para aqueles que estão começando. No entanto, essas empresas ficam com uma porcentagem da sua venda, então é preciso avaliar o que vale mais a pena para você.

Todavia, se você ainda não tem um público formado, é nessas plataformas que poderá encontrá-los.

4. Defina o cardápio

O cardápio nada mais é do que a vitrine do seu restaurante, ou seja, ele precisa ser atrativo! Ou seja, invista em boas fotos e lembre-se de que no início é importante considerar o seu estoque. Isso significa não tentar adicionar muitas opções caso ainda não tenha certeza de que dará conta.

5. Cuide das embalagens

As embalagens de um delivery são muito importantes. Afinal, são elas que irão conservar o pedido até que ele chegue ao cliente. Se você já fez algum pedido de comida pela internet, sabe do que estamos falando. 

Embalagens mal feitas, que rasgam fácil e não oferecem segurança aos alimentos, acabam prejudicando a reputação do seu negócio.

6. Regularize o seu delivery

Para qualquer tipo de negócio é necessário seguir as normas e leis. Os tipos de licenças necessários podem variar conforme o porte da sua empresa. Além disso, cada prefeitura possui regras específicas. 

Portanto, informe-se ou busque um auxílio de um contador especializado antes de abrir seu delivery ao público.

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Kitchen Central: o apoio que você precisa para montar o seu delivery

Em suma, montar um delivery de comida pode ser um negócio muito lucrativo e gratificante. Se você está procurando uma oportunidade de negócio com alto potencial de crescimento, o delivery de comida é uma ótima opção.

Contudo, é necessário analisar todos os pontos citados neste conteúdo, além de, claro, colocar a mão na massa (literalmente)!

Com a ajuda da Kitchen Central, você terá o suporte necessário para transformar seu sonho em realidade. Oferecemos uma cozinha completa e personalizada, projetada para atender às suas necessidades e garantir a qualidade e a eficiência do seu negócio. Entre em contato conosco hoje mesmo e agende uma visita!


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