fevereiro 29, 2024

Embalagem para batata frita delivery: veja dicas e a melhor opção

A melhor opção para embalagem de delivery de batata frita é aquela que garante a manutenção da temperatura e crocância do produto, ao mesmo tempo em que é prática para o consumidor. Veja mais!

No universo do delivery de comida, as batatas fritas são um dos acompanhamentos mais populares e amados pelos clientes. Crocantes por fora e macias por dentro, elas conquistam paladares e se tornam protagonistas de muitos pedidos. Neste artigo, vamos explorar dicas essenciais sobre embalagens para batata frita delivery, garantindo que elas cheguem aos clientes mantendo sua textura e sabor irresistíveis.

Quantas porções de batata frita foram vendidas em 2023?

Em 2023, o mercado de batatas fritas no Brasil registrou números impressionantes de vendas. De acordo com dados do setor alimentício, foram comercializadas mais de 1 bilhão de porções de batatas fritas em todo o país ao longo do ano. É um número impressionante e prova que, se cabe no seu cardápio, então não pode faltar batata frita!

Leia também: Ideias de marmitas para vender: as 10 melhores e mais criativas

Qual a melhor embalagem para batata frita? 

Antes de decidir qual a melhor, vale ter uma ideia geral das embalagens mais utilizadas, já que os prós e contras podem ser relativos ao seu negócio. Dá uma olhada: 

Embalagens de Papelão ou Papel Kraft

  • Prós:

    Sacos e caixas de papel ou papelão são ótimos porque permitem o ar circular e mantêm a batata crocante por mais tempo. Além disso, são mais sustentáveis por serem recicláveis e, consequentemente, mais econômicas.
  • Contras:

    Podem não ser tão resistentes à gordura, resultando em vazamentos ou manchas. E se essa mancha for de outro líquido, pode amolecer a batata e trazer sabores indesejados.

Embalagens de Alumínio:

  • Prós:

    As de alumínio são mais práticas: resistem à gordura, protegem contra vazamentos e podem ir direto ao forno. Também mantém a crocância, mas não tanto quanto as de papel.
  • Contras:

    Essa praticidade vai te custar mais caro, além de requerer uma parceria com empresa de reciclagem para fazer a coleta seletiva corretamente.

Embalagens Plásticas:

  • Prós:

    Duram mais e podem ser reutilizadas, além de proteger e manter a batata (se congelada) protegida por mais tempo.
  • Contras:

    As de plástico não são recomendadas para delivery quente, já que vão reter a maior parte da umidade da batata recém frita. Para delivery você pode pensar nas de isopor, mas o resultado é só um pouco melhor. 

Como o foco aqui é entregar batatas-fritas exatamente como elas seriam servidas no seu restaurante, dê prioridade para a crocância. E se ela tiver molhos como cheddar e bacon, use uma embalagem de papel reforçado ou uma folha de papel manteiga por dentro. Esse é o lado da experiência do cliente. Para o restaurante, as de papel também surgem como as melhores opções por conta do custo.

Como dissemos na lista, tudo depende do seu negócio: se forem batatas pré-fritas, como as que o cliente pode montar em casa, então as de plástico podem funcionar.

Por que as batatas ficam murchas?

Elas murcham por conta da umidade, ou seja, como saem quentinhas, se a embalagem bloquear o vapor, ele vai “molhar as batatas”. Tudo o que você não quer! Se você faz porções especiais com molhos, considere colocar apenas no último momento antes de repassar para o entregador, pois molhos também vão amolecer as batatas.

E, por fim, dependendo do tipo da batata, ela pode ficar mais úmida por si só ao ser aquecida. Por exemplo, a batata tipo monalisa é uma das melhores para mais crocância!

Aproveita e já confere o nosso guia sobre tipos de embalagens de alimentos: tudo o que você precisa saber

Como calcular a porção ideal de batata frita para delivery?

Calcular a porção ideal de batata frita para delivery requer atenção aos detalhes. É importante considerar o tamanho da embalagem, o perfil do cliente e o custo-benefício para o restaurante. Uma dica é oferecer diferentes opções de tamanhos de porções, como pequeno, médio e grande, para atender às necessidades e preferências dos clientes.

Além disso, é fundamental manter a consistência na quantidade de batatas fritas em cada porção, garantindo uma experiência satisfatória para o cliente.

Uma porção típica de batata frita para uma pessoa costuma variar entre 100g e 200g, dependendo do tamanho e do tipo da batata, bem como das preferências individuais de cada cliente. Sempre que oferecer diferentes tamanhos de porção, utilize o modelo de desconto escalonável, cobrando “mais barato” para porções maiores, fazendo com o que o cliente entenda que valha mais a pena pedir a grande do que a pequena, e assim gire o seu estoque. 

Não deixe de conferir: Como Planejar e Fazer o Controle do Estoque de Alimentos: Guia Completo para Restaurantes e Delivery

Se foram vendidas 1 bilhão de porções de batata frita em 2023, é óbvio que caprichar na sua é um grande fator para te diferenciar no mercado. Além disso, a batata por si só é um dos ingredientes mais versáteis da culinária mundial e pode ser uma mão na roda importante para variar o cardápio e economizar sem comprometer muito!

Acelere o seu negócio com a Kitchen Central

Montamos um sistema completo de cozinhas para delivery, você só precisa instalar os equipamentos necessários para o seu tipo de negócio e começar os trabalhos. Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis e comece seu negócio em até 30 dias. Economize dinheiro e não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.