maio 23, 2023

Cozinha para delivery: tudo o que você precisa saber

O crescimento do mercado de delivery tem sido constante ao longo dos anos, e com ele o fluxo de pedidos, que requerem cada vez mais dos restaurantes e seus cozinheiros. Para lidar com esse movimento, é essencial que uma cozinha para delivery seja equipada e estruturada com algumas especificidades e recursos, já que o fluxo de trabalho exige operações além das atividades de um restaurante convencional.

Se você pretende aumentar o faturamento e a margem de lucro do seu negócio por meio da entrega de refeições ou quer expandir sua área de atuação, é muito importante saber o que é preciso ter na cozinha para delivery antes mesmo de começar a pensar no cardápio ou nas entregas.

Quando o assunto é a entrega de refeições, devemos pensar além dos equipamentos básicos que não podem faltar em uma cozinha. Afinal, outros aspectos, como agilidade, limpeza, temperatura e apresentação do prato fazem toda a diferença e podem até mesmo ser uma vantagem competitiva.

Por isso, nesta matéria, trazemos uma lista de prioridades e necessidades que a sua cozinha para delivery requer para ser um sucesso! Confira!

Entregador de pizza tocando o interfone

Quais as necessidades de um serviço de delivery?

Você pode fazer o caminho inverso para entender as necessidades de um serviço de cozinha para delivery: se o seu cliente quer facilidade e velocidade, então a sua cozinha precisa estar organizada para que nenhum processo entre antes do outro e atrapalhe o fluxo – de quê adianta o hambúrguer na chapa se os outros ingredientes não estão preparados para completar o lanche?

Até porque, se o atendimento nesse tipo de serviço não for ágil e de qualidade, possivelmente o cliente não voltará a fazer pedidos em seu estabelecimento e procurará pelo concorrente.

Pense no cliente em todos os momentos!

Equipar sua cozinha para delivery é essencial para ter um produto de qualidade, mas se você não se preocupar com a entrega e a experiência do cliente na hora de comer, então vai perder muitas oportunidades.

Quer mais? É muito importante ficar de olho nos indicadores de desempenho no delivery. para continuar se adaptando. Essa nossa matéria explica melhor, confira!

Qual a importância de adaptar adequadamente a cozinha para delivery?

Simples: o serviço prestado não é o mesmo, então os processos também não podem ser. Enquanto em um restaurante tradicional o prato pronto fica em uma bancada aquecida, no delivery esse mesmo prato vai ter uma viagem de moto para percorrer. Se a ideia é dividir o mesmo espaço da cozinha que serve o salão e o delivery, tenha certeza de que os processos e ingredientes estão bem separados, mas, se preferir uma solução mais tecnológica e prática, então alugue uma cozinha só para delivery.

Use as Dark Kitchens!

As cozinhas comerciais otimizadas para delivery, chamadas de dark kitchens, são uma forte tendência no momento atual. Quem aposta nessa solução precisa de um investimento inicial mais baixo, tem seus custos operacionais reduzidos, conquista mais clientes de uma maneira ágil e expande o negócio rapidamente.

É uma ótima alternativa para expandir os negócios sem os custos impactantes de manutenção de um salão e contando com uma mão de obra mais enxuta, já que não é necessário ter garçons. As dark kitchens possibilitam um crescimento mais rápido e menos burocratizado, pois elas já possuem segurança elétrica e toda a estrutura para a implementação da operação.

Cozinha para delivery equipada

Quais os diferenciais necessários em uma cozinha para delivery?

Veja os 10 pontos mais importantes para ficar de olho na hora de montar sua cozinha delivery:

1. Equipamentos para a preparação do prato

Cada tipo de culinária exige equipamentos diferentes, e as demandas de uma cozinha para delivery não são as mesmas de uma cozinha tradicional. Contudo, além de ferramentas importantes que todo tipo de negócio precisa para gestão, escritório e caixa, como telefone, computador, máquina de cartão etc., os equipamentos e máquinas necessários sugeridos para a preparação de vários pratos em uma cozinha para delivery, geralmente, são:

  • fogão industrial (seis bocas);
  • fornos combinados;
  • chapa;
  • geladeira;
  • freezer horizontal;
  • micro-ondas;
  • multiprocessador de alimentos;
  • cortador de frios;
  • extrator de sucos industrial;
  • fritadeira, entre outros.

Não só equipamentos otimizados, mas também focar em um layout otimizado e um fluxo de produção em série é vital para ter mais sucesso no delivery. Assim, toda a estrutura e a logística das operações precisam ser planejadas para o ganho de máxima eficiência e produtividade.

Por sinal, nossas cozinhas são completamente otimizadas em termos de espaço, sistema e equipamentos. Converse com um dos nossos especialistas e visite um dos nossos prédios!

2. Empacotamento

Uma embalagem bonita pode impressionar, mas é como ela protege e mantém o alimento que realmente conta pontos.

Manter a batata frita crocante ou a pizza quentinha para o cliente é uma obrigação e vai garantir boas avaliações e novos pedidos. O mesmo vale para o sorvete, que precisa chegar com boa aparência, ótimo estado e textura adequada.

3. Tecnologia integrada à cozinha

Em todos os mercados, a tecnologia tem influenciado positivamente os processos, e não é diferente no meio alimentício. Com o aumento da demanda por entregas e da concorrência, é cada vez mais importante usar tecnologias a seu favor para garantir a qualidade e mais vendas para o seu restaurante.

Além das tecnologias que os próprios aplicativos fornecem online, como o número de pedidos por dia e a taxa de cancelamento, alguns hardwares podem ajudar no processo dinâmico de uma cozinha.

A Hubster, por exemplo, tem um software que integra todos os principais aplicativos de delivery. Na parte de hardware, a empresa fornece uma impressora que padroniza a impressão de todos os pedidos. Isso contribui para a rotina do cozinheiro e dos outros colaboradores. O sistema conta também com um scanner para leitura e controle das métricas do delivery, como tempo de preparo e tempo de espera do motoboy.

4. Limpeza e higienização

De acordo com a legislação deste modelo de negócio, é proibido o uso de vassouras – já que varrer pode levantar poeira e contaminar os alimentos. Para substituí-las é necessário usar os MOPs, um esfregão específico que higieniza com umidade.

Outros itens também estão estritamente proibidos e devem ser abolidos das cozinhas para delivery em função da proliferação de bactérias são:

  • Esponja dupla face. Substitua por esponjas de silicone.
  • Pano de cozinha. Substitua por papel toalha ou pano descartável
  • Tábuas de madeira – para usá-las, precisa-se de um verniz específico

5. Estrutura para aquecimento do prato

Em uma cozinha para delivery, tanto a forma de preparo da comida como a entrega têm grande importância. Além do tempo, da higiene e da embalagem usada, a estrutura para aquecimento do prato faz toda a diferença na hora de passar a refeição para as mãos do cliente.

Portanto, adotar uma estrutura firme e segura, que preserve o prato e seu aquecimento, é o básico que uma empresa dessa modalidade deve prover. Se quiser tornar a experiência do consumidor ainda mais completa e agradável, insira na entrega guardanapos, talheres, molhos e outros itens.

6. Gestão de pedidos

Uma cozinha para delivery precisa contar com alternativas para gerenciar os pedidos com mais agilidade, qualidade e precisão. Um sistema de informação integrado contribui para facilitar a circulação das informações e evitar equívocos na preparação dos pratos. Um software como o da Kitchen Central, por exemplo, permite monitorar a performance dos pratos em tempo real, além de viabilizar o controle financeiro e de vendas.

7. Distribuição de tarefas

Toda a operação precisa ser muito bem organizada em uma linha de montagem, com tarefas divididas entre os membros da equipe. As dark kitchens, nesse contexto, já contam com estrutura montada para a formação de uma linha de montagem otimizada e ágil.

8. Ergonomia

A ergonomia na cozinha para delivery contribui para a melhor eficiência do trabalho, para evitar adoecimentos ocupacionais e acidentes e para garantir maior dinamismo à operação. Assim, bancadas em alturas apropriadas, armários em locais de fácil acesso e equipamentos e recursos bem distribuídos contribuem para otimizar todo o trabalho e favorecer a qualidade de vida e saúde no trabalho.

9. Regularização

É fundamental que a cozinha para delivery esteja regularizada para funcionar, com todos os cuidados e inspeções providenciados. Isso garante a segurança do estabelecimento e permite que a empresa passe uma impressão positiva para o consumidor.

Lembre-se, a Kitchen Central faz tudo isso para você!

10. Gerenciamento de estoque dos produtos

Básica para qualquer cozinha, uma boa gestão de insumos e produtos é essencial para diminuir desperdícios e diminuir as chances de algo acabar durante o serviço. Compre uma lousa ou planilha e reforce a importância de ter seu estoque organizado com seus funcionários!

Assim você mantém o padrão de qualidade, serve sempre ingredientes frescos, economiza e não toma sustos desnecessários durante a correria!

Resumo

O mercado de delivery está crescendo ano a ano e para se manter atualizado é muito importante manter sua cozinha para delivery bem equipada. Pense no seu cliente final a todo momento, cogite alugar uma Dark kitchen e se apoie no sistema da Hubster. Não se esqueça de checar a legislação para ter ferramentas oficiais e garanta seu sucesso antes mesmo de abrir!


Conte conosco!

A Kitchen Central fornece cozinhas comerciais otimizadas para operações de delivery, contribuindo para que o seu restaurante possa se conectar com mais clientes e se expandir de forma ágil e descomplicada. Nossas cozinhas são construídas para tornar a sua operação mais eficiente sem a necessidade de operar diferentes tablets e/ou sites de aplicativos, de forma que o seu foco seja apenas fazer pratos de ótima qualidade.

Se quiser saber mais a respeito dessas soluções, aproveite e visite a nossa página para conhecer mais sobre as soluções da Kitchen Central!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.