novembro 30, 2022

Comida italiana: uma opção interessante para o delivery

Comida italiana podem ser uma ótima aposta quando se trata de restaurante, seja ele com salão, híbrido ou apenas voltado para o delivery e take out. Geralmente de preparos rápidos e práticos, mas que entregam muito sabor, os pratos italianos estão entre os mais pedidos no Brasil.

Segundo uma pesquisa feita sobre os hábitos alimentares dos brasileiros, 41% dos entrevistados afirmaram preferir restaurantes italianos, desbancando os orientais, portugueses, árabes e os demais da culinária estrangeira. 

Se você pensa em abrir um restaurante de comida italiana, fique conosco até o final deste post, pois pretendemos explorar alguns aspectos importantes para você acertar no tempero, pôr a mão na massa e conquistar o tão sonhado sucesso com o seu empreendimento.  

Uma variedade de opções de negócios

Antes de começar, é importante que se faça previamente uma pesquisa de mercado. Estudar a sua cidade ou bairro onde irá instalar o restaurante é fundamental para identificar concorrentes diretos e indiretos, além de ter uma ideia do tamanho do movimento que irá ter.

Também é válido fazer o famoso “cliente oculto”. Visitar a concorrência para analisar quais são os seus pontos fortes e fracos: pesquisar os preços, o ambiente, o atendimento e assim mapear o que os outros restaurantes da região têm a oferecer.

Invista em um diferencial que tenha valor para o público-alvo escolhido. A culinária italiana é tão rica que é possível escolher entre várias opções de cardápio para atender aos mais variados tipos de públicos e nichos sem ter que fazer o mesmo que o seu concorrente. Seja único.  

Qual será o público-alvo do seu restaurante de comida italiana?

Por exemplo, você pode montar um restaurante mais sofisticado, que aposte em uma cozinha mais contemporânea, que sirva garrafas de vinho de safras renomadas voltado para um target AA, que não se importe de pagar mais caro pela experiência gastronômica oferecida. Mas antes, é necessário saber se na sua região existe público para isso.

Por outro lado, você pode optar por uma cantina italiana (ou trattoria), um pouco mais modesta, porém, com um ambiente bem aconchegante, que lembre a casa de uma nona italiana. Aí vai bem aquela receita de família infalível, que traz o sabor e a experiência de uma reunião em família na Itália. Pratos cheios de afeto e lembranças. Afinal, quem nunca comeu uma macarronada honesta, mas inesquecível? 

Pizza é o tiro certo, porém, a concorrência é grande, pois é um dos pratos mais pedidos no delivery. Nesse caso, invista em ingredientes de primeira linha, um forno à lenha, em criações inusitadas, mas harmônicas, que se destaquem em comparação aos cardápios das outras pizzarias. Por exemplo, será uma pizza tradicional italiana ou terá adaptações nacionais, como uma borda recheada?  

O conceito do seu restaurante vai depender do público que você escolher, das suas possibilidades de investimento e das opções de espaço na sua cidade. Mas não se esqueça que além dos pratos, o branding e a experiência dos clientes são muito importantes.

Equipe e estrutura 

Como vimos, tudo depende das possibilidades que tem em mãos, mas é sempre bom lembrar que dá para começar investindo pouco montando uma dark kitchen voltada para o delivery. É uma ótima forma de você testar um mercado, antes de investir pesado em um local maior.

Porém, um restaurante com salão, que dê para decorar à moda italiana, realizar eventos típicos e ter música ao vivo esporadicamente pode chamar mais atenção e público. É uma proposta bem diferente do que só fazer entregas e ter um time de garçons atenciosos, bem treinados, será fundamental para que a experiência do seu cliente seja única. 

Se não for um restaurante familiar, você terá que contratar um bom chef especializado em comida italiana. Alguém com experiência que possa treinar o restante da equipe. Se for uma pizzaria, encontre um pizzaiolo que posse compor o time. Uma consultoria de um chef italiano também pode ser uma opção para dar os primeiros passos.

Lembre-se de ter um espaço para o armazenamento dos ingredientes e bases pré-prontas, que devem ser sempre muito frescas e da melhor qualidade. Um bom manjericão, azeite, farinha de trigo, frutos do mar. A culinária italiana destaca-se pela diversidade, mas também pelo frescor dos alimentos. 

Por exemplo, que tal investir orgânicos e em queijos nacionais? Pode parecer um detalhe, mas ajuda a diferenciar seu restaurante dos demais. Portanto, tenha fornecedores bons e confiáveis, que entreguem os melhores ingredientes com frequência e pontualidade. Pode ter certeza que tudo isso se traduzirá em pratos inesquecíveis para os seus clientes, que voltarão mais e ainda farão um boca a boca das delícias do seu restaurante.

Diversas opções de negócios

Trattoria, osteria, cantina, contemporâneo. A culinária italiana se encaixa em muitos formatos que se encaixam em muitos perfis de clientes diferentes, basta citarmos alguns dos pratos que você encontra de origem italiana: massas como a lasanha e o nhoque, pães diversos, antepastos, conservas, pizzas, calzones, bruschettas, risotos, frutos do mar, parmegiana, polenta, molho branco, bolonhesa, pesto, funghi. Isso sem contar as maravilhosas sobremesas: cannoli, tiramisu e sorvetes vindos das mais variadas regiões da Itália: Nápoles, Roma, Sardenha, Toscana…

É um mundo à parte que encanta os mais exigentes paladares. Esperamos que com essas dicas o seu restaurante dê mais um passo para sair do papel e comece a receber clientes, que brevemente se tornarão fiéis, te ajudando assim a alcançar o sucesso com a vinda de comidas italianas.   

Sobre a Kitchen Central 

A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades. 

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