novembro 27, 2022

Como as inovações tecnológicas ajudam os restaurantes?

Sabemos que a indústria alimentícia está sempre inovando, principalmente no quesito otimização de processos de produção para contenção de custos e maximização do retorno sobre cada produto, mas, o mais interessante, é que a tecnologia em gastronomia está extrapolando os limites das fábricas e sendo aplicada no segmento de food service, como é o caso do delivery

Sabemos que os softwares e aplicativos vieram para ficar e estão fazendo uma verdadeira revolução no segmento de entregas e restaurantes. Receber pedidos por telefone fixo pode estar com os dias contados, ou pelo menos, não é mais o carro chefe da maioria dos empreendedores. A ordem agora é agilizar os processos, utilizando as melhores práticas para que a comida chegue mais rápido na casa do cliente com a mesma qualidade que seria servida no salão. 

Por isso, investimentos em tecnologias de última geração que facilitam o trabalho de equipes (e às vezes às substituem), programas desenvolvidos para o controle de estoque, fila de pedidos e reservas, novas técnicas de cocção que aumentam a durabilidade dos alimentos e criam novas experiências alimentares e muito mais, já são a realidade de muitas cozinhas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.  

Novas tecnologias em gastronomia

Equipamentos como os fornos combinados, seladoras a vácuo, congeladores superpotentes e balanças de precisão ajudam, não só na qualidade de produção e sabor dos alimentos, mas, também, na segurança alimentar, preservação dos alimentos e na consequente redução do desperdício. Ou seja, são investimentos inteligentes que se pagam rapidamente dependendo do giro do negócio. 

Assim como os equipamentos modernos ajudam a mão-de-obra humana, novos métodos como a chamada cook and chill, um processo de produção que trata termicamente os alimentos para que, em seguida, eles sejam embalados a vácuo, evitando a ação do oxigênio e permitindo que só sejam abertos quando são servidos.

Ciência abrindo novos horizontes

As pesquisas têm permitido a abertura de novos nichos e a exploração de novos produtos, como os alimentos plant based, que aproximam alimentos feitos de vegetais à textura e o sabor dos alimentos mais comuns à base animal, ou a gastronomia funcional, que utiliza ingredientes com propriedades que beneficiam ainda mais a saúde. Ainda existe a gastronomia molecular, que aplica técnicas da indústria alimentar para aperfeiçoar pratos, trazendo novas combinações e alterando aspectos como cor, forma, textura e aroma dos pratos e ingredientes.

Nova ordem do food service

Sistemas unificados de gestão de estoque que unem informações da cozinha comercial com o almoxarifado, dão baixa automática em determinados ingredientes de acordo com a venda de cada prato, assim como controlam a validade dos insumos e geram a lista de compras. Uma eficiência dificilmente controlada pelo homem.

Ou seja, tudo isso modifica, simplifica e aperfeiçoa as formas de estocar os produtos, cozinhar e vender no mercado de entregas. Não é à toa que a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) já estimou que o mercado de delivery no Brasil movimenta bilhões de reais por ano.


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.