As formas de pagamento no delivery incluem cartões de crédito e débito, dinheiro, Pix e vale-alimentação. Além do Pix, escolha de 39% dos clientes de pequenos negócios em 2023, carteiras digitais são alternativas às maquininhas de cartão de crédito ou débito. Veja mais!
A escolha das formas de pagamento no delivery pode impactar diretamente o sucesso de um restaurante. Conveniência e segurança são prioridades para os consumidores, principalmente quando se trata de entrega de comida. Com a crescente digitalização e a popularidade de novos métodos de pagamento, os estabelecimentos precisam se adaptar para atender às preferências dos clientes além do prato.
Você já se perguntou como funciona o pagamento para delivery? Há duas opções. O consumidor pode pagar pessoalmente, no momento em que recebe a comida, ou realizar o pagamento online. Os métodos são variados, e cada restaurante pode escolher aqueles que fazem mais sentido para o público que atendem.
Por que oferecer diferentes formas de pagamento? Vantagens e benefícios
Um restaurante que oferece diferentes formas de pagamento, como Pix, carteiras digitais e maquininhas de cartão, aumenta as chances de conversão de vendas. A diversidade facilita o processo de cobrar clientes e reduz a dependência de uma única solução, melhorando a experiência do consumidor.
Ao diversificar as opções de pagamento, o estabelecimento diminui riscos de fraudes e erros, especialmente no delivery. Métodos como Pix também podem ajudar a reduzir as taxas de pagamento, proporcionando transações mais seguras e econômicas.
O que o CDC diz sobre formas de pagamento?
Cada estabelecimento tem liberdade para escolher os meios de pagamento que deseja disponibilizar. Ou seja: não é proibido recusar pagamento via cheque, cartão de débito ou crédito, por exemplo.
“Quais são as opções de pagamento?” Essa é uma pergunta que não deve chegar a ser feita pelos consumidores. Essas informações devem ficar em um lugar visível para os clientes nos canais de comunicação do restaurante delivery: redes sociais, site, etc.
O que restaurantes, lojas ou qualquer outro tipo de comércio não pode fazer é impor valores mínimos para aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito. Essa prática é considerada abusiva.
Leia também: Taxa de entrega: como definir o valor ideal para seu delivery
Quais são as formas de pagamentos mais utilizadas no Brasil?
Atualmente, o panorama dos pagamentos no Brasil é dominado pelo cartão de crédito, utilizado por 80% da população, seguido de perto pelo Pix, com 77%. O dinheiro e o cartão de débito são usados por 73% e 66% das pessoas, respectivamente.
De acordo com a pesquisa “Meios de Pagamento no Brasil”, realizada pela Opinion Box, essa realidade está mudando. As carteiras digitais estão ganhando popularidade, e quase metade dos entrevistados (48%) adotou essa tecnologia. O uso de QR codes para transações via Pix também está em alta, com 41% das pessoas recorrendo a esse método.
Enquanto novas formas de pagamento estão em ascensão, métodos mais tradicionais estão em declínio. O cheque, por exemplo, é agora utilizado por apenas 14% dos brasileiros. Além disso, 79% dos entrevistados notaram uma redução no uso de dinheiro, e 65% acreditam que os meios digitais vão substituir o dinheiro em espécie.
Qual a forma de pagamento mais usada no iFood?
O Ifood, aplicativo de entrega de comida mais famoso do Brasil, reflete o resultado dessa pesquisa. Segundo a própria empresa, a maior parte dos pedidos é paga no cartão de crédito. A explicação pode estar no fato de que não é preciso ter o saldo em conta no momento de fazer o pedido. Existe impulso maior para uma compra que a fome?
Leia também: Pix no iFood: como funciona?
As 12 melhores formas de pagamento para restaurantes delivery
Quem está iniciando a operação de um restaurante especializado em entregas, precisa pensar no cardápio e avaliar: “Como escolher forma de pagamento?”. A resposta está no entendimento do público que se deseja alcançar, já que as opções não são poucas:
- Cartão de crédito: o parcelamento faz desse meio de pagamento uma boa opção para restaurantes cujo ticket médio é alto.
- Cartão de débito: oferece uma forma rápida e segura de pagamento, com débito imediato da conta do cliente.
- Pix: o estudo “Estatísticas de Pagamentos de Varejo e de Cartões no Brasil de 2023”, do Banco Central, revelou que o Pix é a opção mais popular entre os clientes de pequenos negócios, representando 39% dos pagamentos e um crescimento de 75% em relação ao ano anterior.
- Carteira digital: ferramentas como Google Pay e Apple Pay proporcionam uma experiência de pagamento ágil e sem contato.
- Débito em conta corrente: similar ao cartão de débito, pode ser feito diretamente pela conta corrente, dependendo da integração do restaurante com o sistema bancário.
- QR Code: o cliente escaneia o código usando a câmera do smartphone para completar a transação via Pix ou outras plataformas.
- Link de pagamento (SMS ou Whatsapp): esse método permite que o restaurante envie um link de pagamento diretamente para o cliente por meio de mensagens. Ao clicar no link, o cliente é redirecionado para uma página segura, onde pode concluir o pagamento.
- Voucher online (VR): clientes podem pagar suas refeições utilizando créditos pré-carregados em cartões ou aplicativos fornecidos por empresas de benefícios.
- Maquininha: uma maneira já tradicional para pagamento com cartões de crédito ou débito. Quando habilitada a opção de pagamento por aproximação, a transação é realizada sem contato físico, com toda a segurança
- Dinheiro: ainda é uma opção válida para clientes que preferem pagar em espécie, embora esteja se tornando menos comum. Tenha sempre algum troco reservado!
- WhatsApp Pay: se o atendimento ao cliente é feito pelo mensageiro, por que não cobrar clientes utilizando essa solução?
- Cardápio digital: facilita a visualização e o pagamento dos pedidos através de um cardápio online, integrando a escolha e o pagamento em uma única plataforma.
Quais são as vantagens de oferecer pagamento online?
O pagamento online reduz a possibilidade de erros e agiliza as entregas. O cenário ideal para os restaurantes é receber o pagamento antes mesmo que o pedido seja preparado. Desse modo, o restaurante não corre o risco de ter o pedido cancelado e a comida desperdiçada. É uma forma de realizar a gestão de demandas.
Receber pagamento online também traz a vantagem de facilitar o gerenciamento financeiro. Tudo fica registrado e não há espaço para erros humanos. O acesso a dados detalhados sobre transações ajuda inclusive na análise de vendas e no planejamento estratégico de marketing do restaurante.
Além disso, criar alternativas ao dinheiro em espécie elimina a preocupação em fornecer troco. Sem opções digitais, é preciso que haja alguém na equipe responsável por enviar as quantias corretas por meio do entregador – o que também adiciona uma função extra a esse profissional. Isso sem falar na necessidade de manipular cédulas, moedas e alimentos – mesmo embalados – ao mesmo tempo.
Leia também: Omnichannel: como aplicar essa estratégia no seu restaurante?
Como prevenir fraudes no pagamento online?
Uma das fraudes mais comuns quando o pagamento é online – especialmente via cartão de crédito – é a solicitação de reembolso. Conhecida como chargeback, a prática nem sempre é criminosa. Ao não reconhecer uma compra registrada na fatura, o usuário pode simplesmente pedir o estorno junto à operadora.
Quando um cartão é roubado ou utilizado por terceiros sem permissão por um familiar, por exemplo, o titular pode solicitar o dinheiro de volta. Infelizmente, é comum que pessoas mal intencionadas utilizem esse artifício para aplicar uma “autofraude”. Ou seja: alegam não reconhecer as compras que fizeram.
Essa situação é particularmente desafiadora para deliverys. Uma maneira de prevenir esse tipo de fraude é registrar detalhadamente as entregas, incluindo a coleta de assinaturas digitais e fotos da entrega realizada. O uso de sistemas de pagamento que garantam a autenticação do cliente, como 3D Secure, também pode reduzir a ocorrência de chargebacks fraudulentos.
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