fevereiro 24, 2021

7 boas estratégias de marketing para atrair clientes para o delivery

Para conquistar novos consumidores no seu restaurante, não bastam bons produtos. Eles são essenciais, mas é necessário que exista uma estratégia de marketing para atrair clientes para complementar o serviço. Em um mercado tão competitivo, é fundamental saber como apresentar seus diferenciais para criar uma identificação do público com o produto.

Se você busca maneiras de melhorar os resultados do seu delivery, é importante conhecer as estratégias de marketing para atrair clientes. Isso significa investir em uma ação de engajamento e divulgação que otimize o retorno da receita por esse meio tão essencial para o segmento de venda de alimentos.

Quer conhecer as principais estratégias de marketing para atrair clientes para o delivery? Então, não perca o nosso post. Boa leitura!

1. Crie um plano de fidelidade

Uma estratégia que faz sucesso e gera bons resultados são os programas de fidelidade. O objetivo é a premiação de clientes fiéis com brindes, na maior parte das vezes um pedido grátis. A finalidade do programa é ser eficiente e causar um baixo custo para o restaurante.

Nesse tipo de estratégia, a quantidade de pedidos dos clientes em determinado período de tempo é contabilizada pelo estabelecimento. Logo, você pode criar estratégias de marketing e propagandas para atrair vários consumidores.

Por exemplo: a cada 6 pedidos acima de R$ 60,00 no restaurante, você pode oferecer um prato especial. Essa técnica consegue atrair uma nova clientela, que fica tentada a comprar mais vezes até conseguir o prêmio. Além disso, contribui para o aumento do ticket médio e da receita do restaurante, já que os clientes ficam interessados no plano de fidelidade.

2. Ofereça um cupom desconto

Outra opção de estratégia de marketing eficiente é aquela que envolve o cupom desconto. Eles estimulam os clientes a comprarem em determinado restaurante, por acreditarem que apresentam um bom benefício e que não deve ser desperdiçado.

Além disso, a oferta do cupom aumenta o ticket médio dos estabelecimentos, pois você determina um valor mínimo de pedidos para que o desconto seja válido.

3. Invista em fotos bonitas

Na vida real, os consumidores podem sentir o cheiro da comida e vê-la no prato dos outros. Portanto, há diversos estímulos de informações que auxiliam a convencê-lo a comer ou não em um estabelecimento de cozinha comercial. Nos aplicativos de entrega, isso não existe.

As únicas características observadas são a descrição dos produtos, o preço e a foto. Portanto, uma boa estratégia é explorar todos esses elementos ao máximo. A foto é a que mais chama atenção, então tente investir em imagens reais e bonitas, que sejam capazes de atrair os consumidores e gerarem mais vendas para o seu restaurante.

Considere a opção de contratar um fotógrafo e pagar um pouco a mais, pois essas fotos terão o objetivo de converter mais consumidores para o seu delivery.

4. Faça a divulgação nas redes sociais

Hoje em dia, praticamente todas as pessoas usam as redes sociais, não é mesmo? Assim, esse é um excelente canal de divulgação para qualquer restaurante que ofereça o delivery.

Em seu material de comunicação, como folders e cardápios, inclua as informações das redes sociais do estabelecimento e peça aos clientes que acompanhem todas as novidades por lá. Uma boa estratégia é promover ofertas exclusivas, atraindo mais seguidores.

Uma mídia interessante e que alcança muita gente é o Instagram. Essa ferramenta apresenta várias funcionalidades, além de ter um forte apelo visual. Assim, é possível fazer publicações na linha do tempo, de maneira que elas ficam salvas no seu perfil. Outra opção são os stories, muito populares e que podem ser usados para mostrar o cardápio do dia, as preparações dos pratos e a rotina do restaurante.

5. Incentive a avaliação dos clientes nos aplicativos

Os algoritmos dos apps de delivery costumam privilegiar o restaurante que presta o melhor serviço para os consumidores. Essa lógica é muito simples: se os estabelecimentos atendem bem os clientes, então eles ficarão mais felizes com o aplicativo.

O algoritmo mede quais restaurantes atendem bem ou não a clientela por meio das avaliações. Portanto, o recomendado é incentivar os clientes a deixarem a opinião no aplicativo. Isso pode ser feito com mensagens nos pedidos, cupons de desconto ou outros métodos. O importante é gerar uma avaliação positiva para ganhar mais destaque e, consequentemente, aumentar as vendas.

6. Personalize os veículos de entrega e os entregadores

Se você quer atrair mais clientes para o seu delivery, uma dica é investir na personalização dos entregadores e dos veículos de entrega. Para isso, forneça um uniforme de cores chamativas com a logo do restaurante e o telefone de contato.

Vale a pena colocar também uma imagem nos veículos de entrega, capaz de chamar a atenção das pessoas. Além desse tipo de estratégia atrair mais clientes, auxilia a divulgar o seu restaurante, o que gera credibilidade e autoridade da marca, fatores fundamentais para quem quer crescer no ramo de delivery.

7. Ofereça descontos em alguns dias da semana

Alguns dias da semana costumam ter menos movimento, com um fluxo menor de consumidores que pedem delivery. Para que o faturamento não caia, disponibilize um desconto especial na segunda-feira, por exemplo, ou nas datas em que os pedidos são mais fracos.

Em determinados dias, os pratos ou alguma refeição especial do cardápio podem sair pela metade do preço (ou a sobremesa e bebida ficarem de graça). Esse tipo de promoção, além de aumentar as vendas nos dias de baixa, é uma boa maneira de aumentar a concorrência. Isso porque, se tiverem uma boa experiência no delivery, os clientes vão se tornar fiéis não só em dias de desconto.

Infográfico sobre melhores práticas de marketing para aplicativo de comida.

Agora que você já conhece as principais estratégias de marketing para atrair clientes no delivery, não deixe de seguir as dicas acima e faça também promoções que possam gerar lucro no seu restaurante. Além disso, saiba que a Kitchen Central oferece uma preparação com a separação e entrega de pedidos, além da área comum, o que deixa você com maior tempo livre para planejar o aumento de pedidos.

Gostou deste post e quer complementar sua leitura? Então, veja quais são as principais tendências do delivery!

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