agosto 07, 2024

51% dos pedidos de delivery são da geração Z; Como fidelizar este público para seu negócio?

Para fidelizar a geração Z no delivery, é essencial oferecer uma experiência personalizada, investir em tecnologia para facilitar o processo de pedidos, e engajar com este público nas redes sociais através de conteúdo relevante e interativo. Saiba mais!

O mercado de delivery no Brasil está em plena ascensão, impulsionado, em grande parte, pela Geração Z. De acordo com um levantamento da Ticket, marca de Benefícios e Engajamento da Edenred Brasil, 51% dos pedidos de delivery são feitos por jovens, com idades entre 15 e 28 anos. O estudo aponta que, entre os demais consumidores, apenas 40% têm esse mesmo hábito, e que 11% fazem de um a dois pedidos por semana.

Outra pesquisa realizada pela Ticket revela as preferências dos consumidores em relação aos diferentes tipos de culinária oferecidos pelo serviço de delivery. Segundo o estudo, o “fast food” lidera como a categoria mais pedida, refletindo a busca por praticidade e rapidez. Em seguida, aparecem “comida brasileira”, “lanchonete”, “pizzaria” e “carnes”, mostrando uma diversidade de gostos e a popularidade de opções tradicionais e confortáveis.

A marca também investigou os gastos médios com delivery, utilizando dados das transações com o Ticket Restaurante, bem como dos saldos de Restaurante do Ticket Flex e Ticket Super Flex. Entre janeiro e maio de 2024, constatou-se que o maior desembolso foi para refeições de comida japonesa, com um gasto médio de R$ 84,80. Por outro lado, os pedidos de pratos mineiros apresentaram o menor gasto médio, ficando em R$ 49,59 por refeição.

Em outra pesquisa publicada pela empresa de vale-refeição Ticket, revela-se que, apesar do valor médio dos pedidos de comida por delivery ser 12,5% mais caro do que comer presencialmente em restaurantes, com um gasto médio de R$ 66,21 em comparação a R$ 58,86 nos estabelecimentos físicos, a modalidade ainda é a preferida entre a nova geração. 

Nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, os integrantes da Geração Z cresceram em um mundo digitalizado. Eles estão acostumados a ter informações e serviços na ponta dos dedos e valorizam a conveniência, a rapidez e a personalização. Além disso, estão mais conscientes em relação às questões sociais e ambientais, buscando empresas que compartilhem seus valores. Mas como os empresários podem fidelizar este público tão conectado e exigente?

Como conquistar o público que mais consome delivery?

Pessoa colocando comida em uma mochila de entrega laranja, analisando como fidelizar a geração Z no delivery.

Tecnologia de ponta

Invista em tecnologias avançadas para garantir uma experiência de delivery eficiente e moderna. Sistemas de rastreamento e automação podem melhorar a precisão e a velocidade das entregas.

Experiência mobile

Certifique-se de que seu aplicativo ou site de delivery seja intuitivo e fácil de usar. A Geração Z prefere fazer pedidos através de dispositivos móveis, por isso, uma plataforma responsiva é essencial.

Pagamentos digitais

Ofereça diversas opções de pagamento, incluindo carteiras digitais e Pix, para facilitar a transação. A flexibilidade nas formas de pagamento é valorizada pelos consumidores modernos.

Recomendações baseadas em IA

Utilize algoritmos de inteligência artificial para ter uma smart kitchen. Vale sugerir pratos com base nas preferências e históricos de pedidos dos usuários. Isso faz com que o cliente se sinta compreendido e valorizado.

Use as Dark Kitchens

Se o objetivo é oferecer uma experiência atrativa, saborosa e boa, o uso das Dark Kitchens permite aumentar o alcance do estabelecimento. Este modelo de cozinhas para delivery focadas apenas nas entregas faz com que clientes de regiões mais distantes possam ter uma boa experiência sem precisar ir a estabelecimentos presencialmente.

Promoções e descontos personalizados

Ofereça cupons e promoções que reflitam os gostos individuais de cada cliente. A personalização de pedidos é uma forma eficaz de demonstrar atenção e cuidado.

Embalagens sustentáveis

Adote embalagens ecológicas e recicláveis. A Geração Z está preocupada com o meio ambiente e tende a apoiar empresas que demonstram responsabilidade ambiental.

Presença ativa nas redes sociais

Mantenha-se ativo nas redes sociais mais populares entre a Geração Z, como Instagram, TikTok e Twitter. Compartilhe conteúdos relevantes, interaja com os seguidores e responda rapidamente às suas dúvidas e comentários. Incentive os clientes a compartilharem suas experiências com seu serviço de delivery, repostando suas fotos e vídeos para criar uma comunidade em torno da sua marca.

A crescente popularidade dos serviços de entrega, especialmente entre os jovens da Geração Z, representa uma oportunidade de negócio lucrativa para empresários que conseguem adaptar suas estratégias às necessidades e expectativas deste público. 

Investir em tecnologia, personalização e sustentabilidade são passos essenciais para fidelizar clientes e garantir a relevância no dinâmico setor de entregas. Empresas que se adaptarem a essas demandas terão uma vantagem competitiva significativa e poderão desfrutar de um crescimento contínuo no mercado.

Banner oferecendo as soluções da Kitchen Central para empreendedores de delivery.

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