Tomar um bom café em uma cafeteria é tudo de bom! Aquele cheirinho de um espresso em um ambiente aconchegante com uma boa torta ou bolo fresquinho podem fazer toda a diferença em um dia mais fresco.
Mas como levar esse clima de casa da avó para o ambiente online? Esse é o desafio das cafeterias que são voltadas especialmente para o delivery.
Sem o cheirinho que viaja da máquina de café até o olfato do seu cliente fica um pouco mais difícil, mas estamos aqui para te dar dicas para que isso deixe de ser um obstáculo e você tenha sucesso na sua cafeteria delivery.
Escolha muito bem o local onde será a sua cafeteria
Temos alguns posts aqui no blog que falam de como começar um negócio de delivery do zero. Mas no caso das cafeterias, que a temperatura das bebidas entregues é um dos fatores mais importantes, o ideal é que se dê uma atenção ainda maior para a localização do seu negócio.
Ou seja, as proximidades e o raio, em quilômetros, da sua entrega farão a diferença na experiência do seu consumidor com a sua marca e o seu produto. Isso significa que não adianta fazer o melhor cappuccino do mundo se ele chega frio e em uma apresentação ruim para o consumidor final.
Portanto, mapeie bem a sua zona de atuação, pesquise os preços e os produtos dos concorrentes diretos e indiretos, defina um público-alvo e crie diferenciais de valor percebido para esse target.
Construa uma marca forte por trás da sua cafeteria
É muito provável que no começo seu faturamento venha mais por conta da conveniência da sua entrega ou preço atrativo do frete do que por conta da qualidade dos seus produtos.
Isso não é ruim, mas é um ponto de atenção porque você acaba tendo que brigar por preços com a concorrência, muitas vezes, em detrimento das suas margens de lucro. Por isso é muito importante construir uma marca sólida, pautada em produtos de excelência, que mais ninguém no mercado tem.
Começar com um cardápio enxuto, mas só com o melhor que você pode entregar é uma boa estratégia para ir testando o mercado sem perder o controle das suas margens. O café simples pode se tornar um mero coadjuvante se você tiver tortas, salgados, bolos, café especiais, chás e combos que sobressaiam em meio a concorrência nos aplicativos de entrega.
Capriche nas embalagens! Além de manterem os seus produtos com uma apresentação que os preserve e valorize, elas podem contribuir para fortalecer alguns valores que a sua marca difunde, como uma preocupação ecológica. Nesse caso, uma embalagem reciclável vai bem.
Ah, além dos aplicativos de entrega, invista um tempo na divulgação dos seus produtos nas redes sociais. Por exemplo, aproveite os dias chuvosos para divulgar aquele bolo que acabou de sair do forno. Use a linguagem da sua “persona”, dialogue com os executivos de uma multinacional próxima do seu negócio ou com a mãe que quer servir aquele lanche da tarde especial. Comunique-se!
Sobre a Kitchen Central
A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.
Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades.
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