novembro 13, 2022

Restaurante japonês: veja como abrir um delivery de comida japonesa

O restaurante japonês é um dos mais requisitados na hora do delivery e está entre as comidas mais pedidas, no Brasil, mas para abrir um que seja lucrativo a longo prazo e que se destaque diante da concorrência, é necessário organização, pesquisa de mercado e um bom planejamento estratégico.

Se você deseja ter um restaurante de comida japonesa de sucesso, nos acompanhe neste post que daremos dicas de como você pode sair na frente e se manter na liderança para alcançar os seus objetivos no seu empreendimento.

Conheça o seu mercado, faça um plano de negócios

Pode parecer óbvio, mas é sempre bom lembrar, fazer uma pesquisa de mercado pode poupar tempo e dinheiro, e convenhamos, ninguém quer começar perdendo nenhum dos dois logo nos primeiros meses. 

Portanto, depois de definir um público-alvo e uma persona ideal para o seu negócio, busque fontes confiáveis de informações sobre os possíveis locais onde deseja montar o seu empreendimento, sobre a margem de lucro nesse segmento, pratos mais vendidos, volume de vendas, etc. 

Saiba o potencial do número de possíveis clientes, os horários de pico de movimento, pergunte sobre os problemas conhecidos do bairro, como segurança, e mapeie a concorrência. Tudo vira insumo para um plano de negócios que visa minimizar os seus riscos e prever os seus lucros. 

Sim, os 4 Ps de marketing (Preço, Praça, Produto e Promoção), assim como uma análise de SWOT básica, com os principais pontos fracos e fortes, e as principais ameaças e oportunidades ainda são de grande valia para um plano detalhado. Não negligencie um dos ativos mais valiosos de hoje, os dados ao planejar os próximos passos da sua cozinha comercial.         

A escolha de um bom local é imprescindível

A escolha do local é uma das partes mais importantes do seu plano, mas ela dependerá muito de alguns fatores: será um restaurante com salão e várias mesas ou só delivery? Será híbrido? Terá take out? Ou será um foodtruck

Percebe que essa decisão é crucial? De acordo com a sua resposta, será melhor escolher um local com mais fluxo de pessoas ou menos. Estar em uma avenida estratégica para chegadas e saídas de motoboys, que não seja distante da sua clientela, ou até uma praça de alimentação, que dê mais segurança ao seu negócio durante o período que estará aberto.

O P de praça é um fundamental para que o seu negócio tenha sucesso e dê retorno mais rapidamente. As grandes redes de fast food sabem disso e investem pesado nesse quesito. Portanto, escolha o local do seu restaurante com critério

Peixe fresco, produto diferenciado

Sashimi, sushi, hot philadelphia, sunomono, temaki, guioza, rolinho primavera, ceviche, camarão… Hummm, a lista é farta e apetitosa, mas gira em torno de produtos perecíveis, que estragam com facilidade.

Portanto, tenha um fornecedor confiável, que traga peixes e frutos do mar frescos com frequência, além de equipamentos de refrigeração que conservem esses alimentos por mais tempo. 

Quanto ao cardápio, fuja do lugar comum e diferencie-se da concorrência. Use a criatividade na hora dos preparos. Nessas horas, um bom sushiman faz toda a diferença!

Também capriche nos combos e promoções, nas embalagens personalizadas, como barcos, na identidade visual da empresa. Adeque-a ao seu público-alvo!

Se optar por um delivery, redobre a atenção na escolha de recipientes que mantenham a temperatura dos alimentos, e potes que não deixem os molhos vazarem, como o teriyaki, o molho agridoce ou o próprio shoyo. 

Leve em conta a possibilidade de investir em embalagens recicláveis. Isso impacta na imagem da sua marca

Delivery de comida japonesa  

Se a ideia é um delivery de comida japonesa, você terá que decidir se trabalhará com entregador próprio ou terceirizado. Leve em consideração os custos e benefícios de ambos.

Por exemplo, se for próprio, a compra e manutenção do veículo provavelmente será da empresa. Terceirizado não, porém, você terá pouco controle sobre o treinamento do entregador.

Lembre-se, não adianta caprichar nas peças e nos preparos se eles chegam com uma apresentação ruim para o seu cliente.

 Essa parte final é uma das mais importantes da experiência dele, por isso negligenciá-la por levar a sua reputação por água abaixo. 

Como já falamos, a embalagem do seu produto é de suma importância nesse processo. Cuide para que tenha um espaço reservado na sua empresa para que você as armazene montadas para facilitar na hora da entrega. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, e o tempo de entrega conta bastante. 

Monte uma equipe de primeira

Quem é gestor sabe que os resultados dependem muito mais da sua equipe do que diretamente de você. Portanto, invista em um time de primeira, que irá surpreender o seu cliente nos mínimos detalhes. 

Faça treinamentos com frequência, incentive o crescimento profissional de cada um. Um plano de carreira cria perspectivas de longo prazo. Todos crescem juntos. Esse propósito motiva a equipe e faz com que todos se unam para que o negócio cresça.   

Dentro dos incentivos à equipe, ter um ambiente de trabalho com equipamentos de qualidade, como um bom conjunto de facas e tábuas para o corte dos peixes, esteira de bambu para fazer os rolls e pinças para retirar espinhas, aumentam a produtividade do restaurante.

Além disso, mantenha um ambiente extremamente limpo. Isso é fundamental não só por conta de garantir que o seu produto não estrague ou por conta da vigilância sanitária, mas também para que a convivência da equipe no dia a dia seja saudável, em um lugar organizado, que os acolha.    

Sobre a Kitchen Central 

A Kitchen Central é uma empresa de dark kitchens e pontos de vendas inteligentes, em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, que utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.

Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. 

Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades. 

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