São muitos os desafios na gestão do restaurante, especialmente agora, com a pandemia de coronavírus. Com as medidas de isolamento, é cada vez mais forte a tendência que já existia de o movimento no salão começar a cair, enquanto os pedidos de entregas não param de crescer. Adotar estratégias para delivery de sucesso é essencial para ser capaz de atender a demanda, aumentar a margem de lucro e expandir o restaurante e a área de cobertura do serviço.
Este conteúdo especial que preparamos, traz uma série de iniciativas para aplicar no seu restaurante e otimizar o seu delivery. Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!
Quais são as principais tendências para o delivery em 2021?
Segundo pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a perspectiva é a movimentação de US$6,3 trilhões de dólares com delivery no mundo até o final de 2021. Diversas tendências acompanham o grande crescimento desse mercado para este ano.
A primeira perspectiva visível no mercado é o uso de plataformas mais transparentes e confiáveis, que transmitam segurança e que disponibilizam pagamento prático, rápido e online. Além disso, é possível perceber que as entregas vão ficar ainda mais ágeis e otimizadas, além de haver foco na sustentabilidade no fluxo de trabalho e nas entregas. A demanda por velocidade e adaptação continua em vigor, especialmente por causa da pandemia.
Destacamos também que vai haver foco no omnichannel, potencializando a experiência do cliente. O delivery tende a se expandir para outros mercados e novas tecnologias, como a inteligência artificial e o Big Data, que devem ser aplicados para explorar as possibilidades do negócio, melhorar o fluxo operacional e tornar processos mais eficientes.
Quais são as melhores estratégias para delivery?
É preciso adotar as estratégias certas para que empresas de delivery alcancem sucesso. Veja quais são as melhores alternativas continuando com a leitura!
1. Defina o local ideal de delivery
Escolher bem o local de delivery é determinante para as operações futuras. O ideal é realizar alguns testes em localidades mais próximas ao restaurante e verificar se a estratégia funciona.
Uma boa alternativa são asdark kitchens, que são cozinhas otimizadas exclusivamente para delivery. Com elas, você tem condições de expandir o restaurante com um investimento relativamente menor do que a ampliação para um estabelecimento com salão. Afinal, não há custo com aluguel de mesas e cadeiras, a equipe é mais enxuta e não é preciso escolher um ponto movimentado (e, certamente, mais caro) para instalar a unidade.
2. Aposte na fidelização de clientes
A fidelização é mais econômica do que a conquista de clientes novos e traz muitos benefícios para o negócio. Afinal, por meio dela, você alcança fontes mais contínuas de receita, o que ajuda a conduzir as finanças em uma margem mais segura.
Nesse contexto, é importante ter um cadastro de clientes para personalizar o atendimento. Assim, você armazena as informações essenciais sobre o consumidor, e a equipe pode usar esses dados para oferecer um atendimento mais próximo e personalizado.
3. Invista em um bom marketing
Invista em estratégias de marketing online e offline para popularizar o seu delivery. As redes sociais devem ser muito bem utilizadas para promover a aproximação com o público. Uma ótima alternativa é realizar postagens, com vídeos e imagens da equipe trabalhando. Isso ajuda a inspirar confiança e fortalecer o carisma da marca. É uma boa possibilidade também ter um blog e postar conteúdos. Todo o material deve ser elaborado com muito profissionalismo e qualidade, para passar uma impressão positiva do negócio.
4. Tenha um bom atendimento
Um bom atendimento é indispensável para o delivery. Isso envolve investimento em qualidade, na cordialidade e na inclusão. As ideias sobre diversidade devem circular na equipe, evitando discriminações, que poderiam resultar em penalidades para o restaurante. A proposta é mostrar que todos são bem-vindos e fornecer um atendimento respeitoso e gentil.
5. Acompanhe o processo produtivo de perto
O processo produtivo deve ser supervisionado com regularidade, sempre com foco na qualidade e segurança alimentar. É imprescindível garantir que o alimento chegue seguro ao consumidor.
Nas entregas, os cuidados são ainda maiores, pois é preciso ter atenção à conservação e apresentação do prato, que deve passar pela viagem mantendo as características iniciais de sabor, qualidade e aparência. Por isso, é indispensável investir em uma boa embalagem de delivery e monitorar o trabalho da equipe, evitando falhas nas atividades.
6. Otimize as operações
A criação de um fluxo de trabalho ágil, otimizado e funcional é imprescindível para garantir agilidade no atendimento das demandas. Isso pode ser especialmente difícil quando a cozinha se divide entre salão e delivery, já que os horários de pico em ambos coincidem. Para resolver essa dificuldade, uma cozinha otimizada só para entregas, a já mencionada dark kitchen, pode ser um diferencial e facilitar toda a rotina.
Lembre-se também de organizar a operação de forma inteligente, com recursos bem distribuídos e facilidade de circulação para os colaboradores. Conte com o apoio da tecnologia para gerenciar melhor as tarefas e avaliar o desempenho por meio de indicadores.
7. Mantenha a atualização do cardápio
É muito frustrante para o cliente quando uma opção presente no cardápio não está disponível ou quando um prato deixa de ser oferecido e nada é colocado no lugar. A atualização do menu diante de qualquer modificação é necessária para o sucesso do delivery.
8. Marque presença nos aplicativos
Segundo pesquisa realizada pelo SEBRAE e pela Abrasel, citada anteriormente, cerca de 72% dos restaurantes atualmente estão nos aplicativos de delivery, número que era de apenas 25% antes da pandemia. Com a necessidade do isolamento social para reduzir os índices de contágio por coronavírus, diversos estabelecimentos precisaram ficar fechados, entre eles, bares e restaurantes. Assim, aderir ao delivery foi imprescindível para tentar sobreviver à crise, e os aplicativos são um bom caminho para a marca ficar mais conhecida entre os consumidores.
Você já deve ter alguma experiência com os aplicativos e sabe o quanto as taxas cobradas são elevadas, o que aumenta a pressão para reduzir preços. Nesse contexto, é preciso buscar formas de reduzir custos na operação para evitar a perda de lucros. Isso sem perder a qualidade, pois é essencial marcar uma presença positiva, com boas avaliações dos consumidores. Invista também em uma boa página para o restaurante nos apps, com fotos de comidas que despertem o apetite e um cardápio atraente.
Como a Kitchen Central pode ajudar com estratégias para delivery de sucesso?
A Kitchen Central conhece diversas estratégias de sucesso e pode ajudar seu delivery a crescer da melhor forma possível. Trabalhamos com o modelo dark kitchen, oferecendo cozinhas comerciais inteligentes, otimizadas e individualizadas para delivery, que são localizadas em pontos estratégicos. Contamos também com ampla experiência, conhecimento de mercado e utilizamos tecnologias avançadas para ajudar a alavancar os negócios dos nossos clientes.
É importante adotar estratégias para delivery de sucesso, a fim de melhorar os negócios e facilitar a operação. Aposte em medidas de otimização e busque facilitar o fluxo de trabalho no estabelecimento. Invista em tecnologia e na promoção de um ótimo atendimento, além de zelar pela qualidade e sabor dos alimentos.
Gostou do aprendizado? Aproveite também para entrar em contato com a Kitchen Central!