Investir em delivery de comida japonesa é uma boa alternativa para que você possa diversificar o seu cardápio, apostando em uma opção promissora. De acordo com a Associação Brasileira de Franquias, esse ramo corresponde, hoje, a cerca de 6,8% do segmento de alimentação, um dos que mais crescem atualmente.
Porém, para se destacar no mercado de forma efetiva, existe a necessidade de investir em um bom atendimento, na qualidade do cardápio e em maneiras atrativas de divulgação.
Pensando nisso, elaboramos este material, para que você confira algumas dicas práticas de como crescer no delivery de comida japonesa e ampliar seus resultados. Continue a leitura e saiba mais!
Crie uma identidade visual
A identidade visual é um dos pontos que mais contribuem para que a sua marca seja reconhecida no mercado. Trata-se da combinação de elementos visuais que vão refletir o nome de seu negócio, a ideia que deseja passar, o propósito da empresa, entre outros aspectos que transmitem ao público o que o seu empreendimento é e quais são as principais qualidades dele.
Entre as vantagens que ela traz, destacamos especialmente o fato de que melhora a imagem do negócio frente ao mercado, tanto com os clientes quanto com a concorrência em si. Além disso, agrega valor aos produtos de seu cardápio, atrai e fideliza clientes, bem como aumenta a confiança que as pessoas têm em seu negócio.
Para que esses ganhos sejam usufruídos com mais qualidade, crie um visual que seja coerente com a ideia de seu negócio, pense em algo marcante para os consumidores e também leve em consideração as sugestões de sua equipe. O ideal é contar com um profissional que realize essa atividade, uma vez que ele vai conseguir aliar técnica e estética, alcançando os resultados pretendidos.
Ofereça um atendimento diferenciado
Independentemente de qual seja o ramo de alimentação que você vá apostar no delivery, é preciso oferecer um atendimento diferenciado e ágil para conquistar o público que chega ao seu negócio. No delivery, essa atenção deve ser ainda maior, uma vez que o atendimento e a qualidade do produto são os únicos contatos que o cliente terá com o estabelecimento (uma vez que não terá a experiência do local).
Por essa razão, o primeiro passo é realizar uma gestão de clientes efetiva, buscando por alternativas que contribuam para que você tenha um mailing das pessoas que pedem seus produtos. Dessa forma, existe a possibilidade de personalizar campanhas, além de entender exatamente quais são as características das pessoas que se interessam pela sua entrega.
Também é importante acompanhar as entregas. A estimativa de tempo desrespeitada é uma das principais insatisfações do delivery. Se o prazo não for cumprido, existem os riscos até mesmo de essas pessoas declararem suas insatisfações nas redes sociais, o que traria desconforto e perdas de oportunidades.
Não deixe de preparar seus colaboradores para oferecer um bom atendimento. O ideal é que esse contato seja padronizado. Ou seja, independentemente do horário que o cliente fizer contato, ele terá a mesma recepção, contribuindo para dar uma unidade à sua marca.
Esteja presente nas redes sociais
Como divulgar para o seu público que você está apostando no delivery de comida japonesa? Certamente, as estratégias de redes sociais são algumas das soluções mais efetivas.
Para que os resultados almejados sejam alcançados com mais facilidade, o primeiro passo é a definição de sua persona. Trata-se da representação semifictícia de seu cliente ideal. Dessa forma, vai haver o entendimento de quais são os canais em que ela está presente, o tom de voz que deve ser utilizado, entre outras informações relevantes.
Entre os estilos de conteúdos a serem publicados, aposte nas diversas funcionalidades que algumas redes têm. Nos stories do Instagram, por exemplo, você tem a possibilidade de tirar fotos de produtos que acabaram de ser feitos, fazer enquetes com curiosidades sobre a culinária japonesa, criar uma caixinha de perguntas solicitando a opinião das pessoas em relação ao seu estabelecimento etc.
Faça promoções
Principalmente para quem está iniciando em um ramo do mercado, realizar promoções é uma forma de atrair mais pessoas para conhecer os seus produtos e fidelizá-las. No delivery, existem diferentes formas de elaborar esses diferenciais para os seus clientes, como:
- taxa de entrega grátis;
- na compra de um box, ganhe outro;
- desconto de X reais na compra acima de tal valor;
- entre outros.
Essa estratégia, além de aumentar os clientes potenciais de seu negócio, vai criar um atrativo de compras para que as pessoas escolham seu empreendimento em meio aos concorrentes. Além disso, proporcionará experiências positivas entre o consumidor e o restaurante, contribuindo para a sua satisfação e possibilitando o marketing boca a boca (quando o próprio público indica o empreendimento para amigos e familiares).
Conte com um cardápio variado
No mercado de culinária japonesa, existem diferentes possibilidades de cardápio, para todos os gostos. Há pessoas, por exemplo, que preferem os produtos crus, enquanto outras são mais fãs dos produtos quentes. O ideal é que as suas opções atendam a todo o tipo de público, bem como ofereçam box diversos.
Box são “combos” de produtos enviados em uma caixa, como o próprio nome já diz. O empreendimento escolhe quais são as peças a serem encaminhadas, faz uma foto chamativa e um preço mais em conta. Normalmente, os restaurantes não oferecem a opção de o cliente solicitar trocas em combos previamente estabelecidos. Porém, há a alternativa da própria pessoa montar o seu box, de acordo com os gostos pessoais.
Invista em boas embalagens
Por fim, não deixe de investir em boas embalagens. Nelas, você tem a oportunidade de fixar a identidade visual e de agregar valor para o consumidor, além de garantir mais visibilidade para a marca. É a embalagem, ainda, que permitirá que o produto chegue em bom estado ao consumidor, assim como ele viu na divulgação em seus canais e nos aplicativos.
Neste conteúdo, você pôde entender algumas dicas práticas de como se destacar no delivery de comida japonesa. Para que todos esses resultados sejam alcançados com mais facilidade, o ideal é que seus processos sejam otimizados para operações de delivery com cozinhas comerciais, que ajudam seu restaurante a conectar-se com mais clientes e expandir de maneira rápida e descomplicada.
Se você deseja entender mais sobre isso, entre em contato com a gente, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas.