A escolha certa dos canais de comunicação será fundamental para o sucesso do seu delivery. Ao entender seu público e conhecer as principais plataformas às quais ele tem acesso, o estabelecimento oferecerá mais facilidades no momento de realizar os pedidos, contribuindo para o aumento das solicitações. Nesse contexto, o WhatsApp Business se destaca.
Que essa é uma das principais ferramentas de mensagens instantâneas utilizadas hoje a gente já sabe. Porém, a versão própria para empresas traz alguns diferenciais que devem ser destacados. Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda o que é, para que serve, suas funcionalidades e vantagens. Continue a leitura e saiba mais!
O que é o WhatsApp Business e quais são suas funcionalidades?
O WhatsApp Business, como o próprio nome já diz, é uma versão do aplicativo com funcionalidades próprias para as empresas. Da mesma forma que o original, pode ser utilizado tanto em Android ou iOS, quanto na versão web.
Por meio dele, o seu empreendimento tem a oportunidade de apresentar os pratos e realizar os atendimentos de forma mais profissional, aumentando as chances de conquistar o cliente.
A seguir, selecionamos algumas das principais funcionalidades da ferramenta. Confira!
Conta comercial com localização
Caso o seu negócio utilize a conta pessoal, você terá dois problemas: receberá mensagens em períodos de descanso e não terá a oportunidade de colocar o endereço do estabelecimento.
Já com o WhatsApp Business, a conta de perfil de seu estabelecimento ficará personalizada de acordo com a identidade visual (foto com a logo do negócio, por exemplo), bem como poderá colocar o nome da empresa e a sua localização.
Da mesma forma como ocorre na conta pessoal, os dados são inseridos de forma prática e intuitiva no próprio aplicativo.
Catálogo de produtos
A forma como você envia o catálogo de produtos aos seus clientes diz muito sobre a empresa. Caso não seja de modo visual e atrativo, existem os riscos de a pessoa desistir da solicitação, fazendo com que a gestão de seu delivery perca oportunidades de vendas.
Além disso, principalmente para o mercado de alimentação, as fotos são essenciais para oferecer uma boa experiência ao cliente. Além de haver menores chances de erros no pedido, contribuem para a memória visual de seu público.
Por meio do WhatsApp Business, existem todas essas possibilidades. Na ferramenta, a equipe tem a possibilidade de criar um catálogo com os principais produtos e serviços diretamente no aplicativo. Entre as informações que podem ser adicionadas, destacamos:
- descrição do produto;
- link para os produtos em outros canais (seu site, por exemplo);
- envio de detalhes sobre o prato.
Mensagens automáticas
Principalmente em períodos de alto fluxo de vendas, é preciso oferecer um retorno ágil ao cliente até que a equipe dê prosseguimento ao pedido. Da mesma forma como ocorre na conta pessoal, o público busca por agilidade nesse tipo de atendimento. Se o retorno é demorado, existem riscos de o cliente desistir do pedido e buscar por outras empresas delivery.
No WhatsApp Business, é possível cadastrar uma mensagem de saudação, informando a pessoa que em breve um atendente fará contato para que o pedido seja realizado. Assim, o cliente espera com mais tranquilidade, sem ter a sensação de que está sendo ignorado.
Quando o delivery estiver fechado, há a oportunidade ainda de programar uma mensagem de ausência, informando à pessoa quando as atividades vão retornar. As mensagens podem ser adaptadas da forma que a equipe considerar mais atrativa, personalizando com a linguagem e o tom de voz de seu público.
Cadastro de respostas rápidas
Apesar de o nome dar a impressão de que é a mesma funcionalidade apresentada acima, essa não é uma mensagem automática. Porém, é essencial para que o time possa agilizar o atendimento e contribuir para a satisfação dos clientes.
A partir das respostas rápidas, há a possibilidade de cadastrar aquelas mais comuns. Exemplos:
- Qual pedido você deseja realizar?
- Ótimo! A equipe já está preparando seu pedido e em breve ele sairá para entrega. Agradecemos o contato e tenha uma excelente noite!
Ao realizar esses cadastros, basta digitar um atalho, que normalmente é uma das primeiras palavras da frase cadastrada.
Etiquetas para organizar as conversas
Sempre que houver a necessidade de identificar alguma conversa no aparelho, essa atividade pode ser facilmente realizada a partir das etiquetas. Por meio delas, o estabelecimento tem a possibilidade de organizar os contatos da maneira que achar conveniente e de acordo com as particularidades de seu público.
Entre as categorias que podem ser utilizadas estão:
- pedido em andamento;
- pedido concluído;
- mensagens de fornecedores;
- clientes novos.
Dessa forma, além de poder segmentar os clientes para possíveis campanhas de marketing, mais uma vez há uma otimização do tempo da equipe, justamente pela facilidade de encontrar os chamados.
Estatísticas de mensagens
Independentemente de qual seja a estratégia adotada, é importante contar com estatísticas para realizar um monitoramento sobre o que vem dando certo e o que pode ser aperfeiçoado.
No caso do WhatsApp Business, não é diferente. Entre as métricas que podem ser avaliadas pela equipe, o número de mensagens enviadas, entregues e lidas permitem ao time entender como foi o fluxo de demandas daquele dia.
Também é possível verificar qual foi a quantidade de contatos recebidos em determinado período — se o número for baixo em uma semana em específico, a empresa pode fazer campanhas de divulgação para esse canal.
Para acessar esses números, basta entrar nas configurações do aplicativo.
Botões para anúncios
Conforme sabemos, mesclar canais contribuirá de forma direta para o sucesso de suas estratégias. Caso você divulgue no Instagram e no Facebook que oferece atendimento delivery pelo WhatsApp, basta criar um botão que levará o cliente direto para o chat da empresa.
Porém, é preciso entender as particularidades dos canais antes de definir uma ação. No caso do Instagram, por exemplo, o link só pode ser anexado à bio. Dessa forma, confira um exemplo de bio que seria chamativo:
“X lanches
Entregas grátis para a região.
(xx) xxxx-xxxx
Rua XXXX.
Faça seu pedido: link do WhatsApp”.
Caso você opte por essa funcionalidade, vai haver um prazo de 24 horas para responder aos clientes. Além disso, existe a possibilidade de ter acesso a métricas adicionais para avaliar o desempenho.
Como utilizar o WhatsApp Business?
A seguir, selecionamos algumas dicas para que você possa utilizar o WhatsApp Business com mais facilidade. Confira!
Conheça seu público
O primeiro passo de qualquer campanha em sua empresa é conhecer o seu público. Devemos levar em consideração que o WhatsApp Business traz muitos outros diferenciais que vão além desse contato próximo para pedidos e solicitações. Por meio deles, a equipe pode enviar ações e promoções que vão atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já conhecem seus produtos.
Porém, para que isso ocorra, é essencial conhecer a sua persona. Trata-se da representação semifictícia de seu cliente ideal. Ao ter esse entendimento, além de definir a linguagem mais apropriada a ser utilizada com os seus clientes, a empresa também pode segmentar campanhas de acordo com o perfil das pessoas. Ou seja, vai ter um planejamento por trás dos envios — e não um disparo sem critérios.
Escolha o momento certo para o envio de mensagens
Caso opte por enviar mensagens aos seus clientes com alguma campanha, é preciso ter o entendimento de que o momento certo vai influenciar bastante na satisfação e escolha deles. Caso envie constantemente informações, inclusive, mais de uma mensagem por dia, o efeito pode ser o contrário: as pessoas podem até mesmo bloquear o seu número.
Nesse sentido, o mais indicado é que a empresa tenha um cronograma e o respeite para o envio das comunicações.
Faça campanhas para atrair o cliente para o WhatsApp
Outra dica importante para que você tenha sucesso com o canal de comunicação é contar com ações que atraiam o cliente para o WhatsApp. No Instagram ou no Facebook, ofereça alguma oferta para que a pessoa chame no número e utilize aquele canal como um dos principais meios de contato.
Seja ágil
Conforme mencionamos, a agilidade é um dos pontos de atenção no momento de implementar o WhatsApp Business na empresa. Afinal, trata-se de um aplicativo de mensagens instantâneas. As pessoas esperam ser atendidas de forma ágil e prática, sem muita burocracia.
Por essa razão, é importante que haja uma recepção assim que uma mensagem for recebida. Como isso nem sempre é possível, basta cadastrar uma resposta automática. Depois disso, direcione as necessidades de seus clientes com respostas padrões, como forma de otimizar o trabalho da equipe.
Por exemplo: “Por favor, passe o pedido, especificações de sua solicitação, endereço e meio de pagamento”. Por meio dessa frase, o cliente já vai enviar todas as informações necessárias para que o pedido seja concluído.
Invista na personalização
Sempre que possível, a empresa também tem a oportunidade de realizar a personalização das mensagens. Por meio de um pedido anterior, por exemplo, ela pode oferecer um prato parecido com o gosto daquele cliente. Dessa forma, além da fidelização, vai haver mais reconhecimento da marca. Ainda, isso dá maior credibilidade ao seu empreendimento.
Também é recomendado que o cliente receba updates sempre que houver algum avanço com o pedido. “Oi, tudo bem? O pedido acabou de sair para entrega. Em breve você vai poder desfrutar dessa delícia! Bom apetite!”.
Por fim, utilize esse canal também para enviar formulários de pós-venda. A partir dessa estratégia, seu negócio tem a oportunidade de verificar pontos de melhoria que podem ser implementados na empresa.
Como realizar um bom atendimento?
Não basta ter uma conta no WhatsApp Business. É preciso realizar um bom atendimento para atrair mais clientes e fidelizar aqueles que já consomem seus pratos. A seguir, selecionamos algumas dicas, veja!
Defina os horários de atendimento
O cliente precisa entender quais são os horários de atendimento de sua empresa. Para isso, não se esqueça de cadastrá-la no Google Meu Negócio e colocar essa informação. Assim, sempre que a pessoa realizar alguma busca nesse canal, facilmente vai identificar qual é o período de funcionamento.
Na divulgação do WhatsApp feita nas redes sociais, mencione também essa informação. Quanto mais dados você passar para seu cliente, melhor será o alinhamento.
Mantenha as informações de seu cliente registradas
Um dos principais diferenciais de contar com o WhatsApp Business para o restaurante é a oportunidade de deixar as informações dos clientes registradas. Quando o empreendimento fica exclusivo em aplicativos, há essa restrição imposta pelas próprias empresas, impedindo o negócio de realizar campanhas mais segmentadas e de promover ações específicas para o seu público.
Nesse sentido, o ideal é que esses dados sejam registrados e organizados para que a equipe possa encontrá-los de forma simplificada sempre que houver necessidade.
Promova o treinamento de seu time
É importante, ainda, promover o treinamento de todo o time que utiliza a ferramenta. Principalmente para os empreendimentos que funcionam em mais de um período, diferentes pessoas terão acesso a ela. Porém, essa distinção não pode ser percebida pelo cliente — o ideal é que o tempo de atendimento seja o mesmo e que todos falem a mesma língua.
Como criar uma conta no WhatsApp Business?
A seguir, selecionamos um passo a passo para que você possa criar uma conta no WhatsApp Business:
- baixe o aplicativo na Google Play Store ou na App Store, de acordo com o modelo e sistema de seu aparelho;
- assim que realizar o download, abra o aplicativo e espere a inicialização;
- leia os termos de uso da ferramenta, concorde e continue;
- dê permissão para que o aplicativo possa acessar as suas informações de contato, arquivos e fotos;
- em seguida, ao inserir um número, você receberá um SMS;
- verifique o número enviado;
- preencha com as informações de seu empreendimento.
Neste conteúdo, você pôde entender algumas das principais informações sobre o WhatsApp Business, as vantagens de contar com essa ferramenta e dicas práticas para utilizá-la.
Saiba que, independentemente de qual seja a ferramenta de contato escolhida pela sua equipe, o ideal é que todos tenham amplo domínio sobre ela e façam um bom atendimento. Assim, você pode garantir a satisfação de seus clientes, trazendo reflexos diretos para o aumento das vendas da sua Dark Kitchen.
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