setembro 14, 2021

5 maiores segredos ao vender em aplicativos de comida

Buscar estratégias para aumentar as vendas do restaurante deve ser uma das prioridades para que a equipe possa alcançar os resultados preestabelecidos no planejamento anual. Vender em aplicativos de comida é uma delas.

Além de contar com uma fácil implementação em seu negócio, é um modo seguro de ampliar o alcance de seu estabelecimento, bem como aumentar a visibilidade da empresa perante os clientes. Isso sem falar do fácil gerenciamento, otimizando o papel de toda a equipe nesse processo.

Para que os números sejam ainda mais atrativos, é preciso conhecer alguns segredos para vender mais nessas ferramentas. Pensando nisso, elaboramos este material para que você confira um breve panorama sobre o mercado de delivery no Brasil, além de descobrir quais são os segredos para o seu negócio se destacar. Continue a leitura e saiba mais!

Confira um panorama sobre o mercado de delivery no Brasil

Em fevereiro de 2020, depois que o primeiro caso de Covid-19 foi identificado no estado de São Paulo, empresas de diversos segmentos precisaram adaptar as suas rotinas para se readequar aos principais decretos municipais e estaduais que visavam conter o avanço da doença.

Nesse contexto, estabelecimentos foram impactados das mais diversas formas. Restaurantes que usavam delivery como uma opção para os seus clientes viram nessa modalidade de vendas a única saída para poder continuar operando no mercado.

Esse contexto impactou diretamente os números de delivery no país: de acordo com o site Statista, sozinho, o Brasil foi responsável por quase metade da atuação no mercado, com 48,77% de participação. No mês de dezembro, quando comparado com o período de março (primeiro mês com medidas de distanciamento e isolamento), o aumento foi de 187%.

Com isso, além dos já tradicionais aplicativos de comida existentes, surgiram outros para abraçar essa crescente demanda no mercado, que veio para ficar.

Conheça 5 segredos ao vender em aplicativos de comida

Agora que você já conhece um breve panorama sobre o mercado, chegou o momento de conferirmos alguns dos segredos ao vender em aplicativos de comida. Confira!

1. Tenha atenção à agilidade

Grande parte dos aplicativos oferece uma estimativa de tempo para a entrega do item solicitado. Se o seu estabelecimento fornece um período X, é essencial que ele seja respeitado. Da mesma forma que a demanda por delivery cresceu, a competitividade também. Por essa razão, clientes têm se tornado mais exigentes ao realizarem um pedido.

Para que haja mais agilidade nas entregas sem afetar a qualidade dos produtos oferecidos, o ideal é que haja constante treinamento de seus profissionais, bem como a análise da atual demanda do empreendimento para avaliar a necessidade de contratar ou não outras pessoas.

Além disso, é importante ter um profissional exclusivamente para atender às solicitações de delivery e realizar o encaminhamento de pedidos. Assim, diminuem-se os riscos de haver atrasos ou de ocorrer erros.

2. Faça um planejamento da entrega

Principalmente para períodos de alto fluxo de pedidos, o planejamento das entregas é importante para o seu estabelecimento. Caso você utilize os próprios motoboys, por exemplo, é importante pensar em uma logística que otimize a função dessa pessoa. Optar, por exemplo, por encaminhar solicitações que estejam em uma mesma região vai reduzir o prazo até que o pedido seja finalizado.

3. Tenha atenção às embalagens

Prazo de entrega, qualidade do que é oferecido e aparência do alimento são alguns dos itens avaliados pelas pessoas que solicitam o delivery. Para que o produto chegue ao cliente perfeitamente protegido, sem que haja vazamento dos itens armazenados ou que esfrie o alimento, a escolha das embalagens deve ser uma preocupação por parte do estabelecimento.

Para isso, alguns cuidados podem ser adotados. Entre eles, destacamos:

  • dar uma atenção especial à escolha do material utilizado, uma vez que ele se difere de acordo com o tipo de alimento;
  • definir medidas que comportem bem o alimento vendido;
  • optar por embalagens que tragam praticidade para o cliente;
  • escolher aquela que possibilita a personalização, uma vez que a sua marca ficará fixada na mente do cliente com mais facilidade, entre outros.

Além de prestar atenção em como o alimento é entregue aos clientes, é importante também prezar pela qualidade dos equipamentos utilizados na sua cozinha. Caso você ainda não saiba como aprimorar o seu espaço, conhecer os benefícios da dark kitchen é um ótimo passo.

4. Conheça a plataforma

Plataformas de vendas de comidas trazem algumas funcionalidades que contribuem para que a sua equipe possa vender mais e ampliar a satisfação de seu público. As avaliações, por exemplo, são fundamentais para o sucesso de seu empreendimento nessas ferramentas. Muitas vezes, as pessoas deixam de pedir em um estabelecimento devido aos comentários negativos de outros clientes em relação ao seu negócio.

Nesse sentido, avalie de perto quais foram as notas baixas dadas pelo seu público, quais foram os comentários deixados por eles e busque constantemente aperfeiçoar seus serviços com base nesses feedbacks.

Além disso, as plataformas possibilitam que a empresa ofereça cupons de desconto em diferentes realidades: primeira compra, compra de um produto em específico, entre outras promoções corriqueiras comuns dessas ferramentas.

5. Faça boas fotos dos alimentos

Por que a sua equipe deve ter atenção quanto às imagens dos alimentos divulgados nos aplicativos de comida? Por meio delas, há mais chances de receber um número maior de pedidos. Afinal, é o único contato que o cliente terá com o produto antes de fazer a solicitação. Aliado a ela, faça uma descrição chamativa e que se alinhe com a linguagem utilizada pelo seu público.

Entre as vantagens de contar com boas fotos, destacamos:

  • maior alinhamento entre o que o cliente espera do produto e o que ele recebe;
  • menores chances de haver erros nas solicitações de pedidos por parte do cliente;
  • cliente passa a ter memória visual em relação ao que é oferecido em sua empresa;
  • fidelização de clientes, contribuindo para que as pessoas indiquem o seu espaço e comprem de forma constante, entre outros.

Neste conteúdo, você pôde conhecer alguns dos principais segredos para vender em aplicativos de comida. Independentemente de qual seja a estratégia adotada, o ideal é buscar por soluções que contribuam para que seu time possa agilizar as entregas e garantir a satisfação dos clientes que chegam ao seu negócio. A cozinha comercial é uma delas, pois vai possibilitar uma otimização das vendas em aplicativos, além de permitir uma operação de delivery mais enxuta e trazer a oportunidade de mais entregas.

Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe, converse com nossos profissionais e tire suas dúvidas!


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