O que é nicho de mercado e como se aplica aos restaurantes, afinal?

O conceito de nicho de mercado pode ajudar muito na estratégia do restaurante. Ele é decisivo em todo o encadeamento de atividades e na orientação das ações de marketing do estabelecimento.

A cada dia surgem necessidades entre os consumidores e, com elas, é preciso abrir novas alternativas. Um empreendedor sábio consegue enxergar esse dinamismo e criar soluções. Para tanto, é importante entender o que é nicho de mercado e saber como essa definição pode se aplicar no restaurante.

No conteúdo especial que preparamos, vamos esclarecer todas essas questões. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é nicho de mercado?

Nicho de mercado é uma parcela pequena da sociedade que tem uma necessidade pouco atendida ou mesmo não contemplada pelas opções disponíveis. Alguns exemplos são os pacientes celíacos, pessoas com intolerância à lactose, veganos, vegetarianos ou mesmo localidades que contam com apenas um restaurante.

Vale destacar que o nicho de mercado pode ser estabelecido em quatro eixos:

  • segmentação geográfica: essa abordagem é baseada no recorte geográfico em que o consumidor se localiza. Para adotá-la, é preciso avaliar quantos concorrentes há na mesma região — o ideal é buscar uma localidade onde faltam restaurantes e delivery ou há um monopólio desses serviços;
  • segmentação demográfica: os aspectos considerados para eleger o nicho de mercado incluem dados populacionais como idade, renda, geração, gênero, classe social e ocupação. Eles exercem muita influência sobre o padrão de consumo. Um exemplo é a Tilibra, que cria linhas de agendas para diferentes públicos etários;
  • segmentação comportamental: aqui, o foco é no padrão e nos hábitos de consumo do público-alvo. Para isso, você pesquisa o que o grupo procura e consome, quais as opções conhecidas por essas pessoas, que itens são escolhidos para atender às suas necessidades e a recorrência de consumo, entre outros dados;
  • segmentação psicográfica: essa segmentação aborda no grupo de consumidores o estilo de vida, os valores estruturantes e a personalidade. Podemos citar como exemplo os produtos de beleza para cabelos cacheados, cosméticos ou itens não testados em animais e delivery de comida vegana. 

Qual é a importância de definir um nicho de mercado, sobretudo nos restaurantes?

O foco do nicho de mercado é a especialização e se colocar como autoridade no assunto. Em uma abordagem muito generalista, falta diferencial, pois muitos outros têm mensagens semelhantes e não há uma solução certeira para o problema. O resultado é que o grande público atendido recebe também muitas outras comunicações como a sua.

Com o nicho de mercado, sua estratégia de marketing é mais eficaz e existe menos concorrência, já que você está investindo em um grupo diferenciado pouco atendido pelo mercado. Com isso, é possível oferecer preços melhores.

A abordagem com o nicho de mercado também facilita a realização de parcerias estratégicas que complementam sua oferta. Mas, para isso, o parceiro deve trabalhar com o mesmo tipo de mercado e ter um nível de qualidade compatível.

Como o nicho de mercado se aplica aos restaurantes? 

A proposta desse tópico é mostrar como você pode usar o conceito de nicho de mercado no delivery e continuar crescendo. Acompanhe!

Reveja a estratégia do restaurante

Para aplicar o nicho de mercado no seu restaurante, é importante submeter o negócio a uma revisão. Nesse sentido, avalie os processos e as questões financeiras, analise temáticas de responsabilidade corporativa, observe se a missão, a visão e os valores se concretizam no negócio ou se houve um desvio. Esse processo ajuda a identificar pontos de descontentamento e também aqueles em que o estabelecimento se sai bem.

Identifique as dores do público-alvo

É importante investir em um nicho de mercado com o qual você goste de trabalhar e tenha empatia. Estude sobre esse público e conheça um pouco mais sobre suas necessidades.

Para identificar as dificuldades que o público-alvo enfrenta, você pode fazer pesquisas em ferramentas como o Google, Maps, Buzzsumo, Google Trends, SEM Rush e Keyword Planner. No Google, basta digitar uma palavra-chave com uma preposição como “de” ou “com” para que o buscador complete com outros tópicos mais popularmente procurados. Já no Maps, há informações para fazer uma segmentação geográfica.

No Buzzsumo, você terá facilidade em conhecer as marcas mais buscadas nas redes sociais, enquanto no SEM Rush é possível avaliar a concorrência. Por último, o Keyword Planner contribui para a identificação de palavras-chave similares com o nome do serviço ou produto que você pretende oferecer.

Faça uma pesquisa de mercado

A proposta da pesquisa é coletar dados com clientes que pertencem ao nicho, para você conhecer melhor o grupo e encontrar oportunidades comerciais. Faça perguntas relativas aos desafios que esses indivíduos enfrentam no dia a dia, a pontos positivos e negativos da sua empresa e ao que esse cliente precisa. 

Registre as informações, revise o material e agrupe as respostas por semelhanças. Para aprofundar a aprendizagem, você pode também ler pesquisas publicadas.

Analise a concorrência

É necessário avaliar o mercado para conhecer a concorrência e as iniciativas que ela realizou. Busque entender também se há reclamações do público sobre o serviço oferecido pelas empresas, pois explorar essa lacuna pode ser o diferencial do seu restaurante.

Melhore seus conhecimentos sobre o nicho

É fundamental pesquisar muito sobre o nicho de mercado escolhido e se aprofundar. Experimente produtos que as pessoas tentam usar para solucionar essa demanda, colocando-se no lugar delas.

Ao preparar pratos novos para esse nicho, experimente e faça como se você fosse o cliente. Leia muito, estude, enriqueça o repertório. Lembre-se: para trabalhar com um nicho de mercado, é preciso ter bastante conhecimento sobre ele.

Avalie a demanda

Ao escolher o nicho, você tem que trabalhar com uma demanda plausível. A necessidade é pertinente e precisa, portanto você deve oferecer algo para resolver esse problema, em que o cliente enxergue valor. É preciso que realmente seja a solução, se encaixe na vida dessas pessoas e promova uma boa experiência do consumidor. Por isso, avalie bem a demanda e sua oferta.

No restaurante, há vários nichos de mercado para explorar. Você pode trabalhar com culinária saudável, comida vegana e vegetariana, receitas de outras nacionalidades ou regiões (mexicana, japonesa, italiana), comidas da roça, fast food saudável, entre outros exemplos.

O nicho de mercado é uma ótima alternativa para expandir seu restaurante, com a possibilidade de melhorar os rendimentos e fidelizar clientes. Para ter sucesso, é essencial fazer uma pesquisa profunda e estudar bem o público escolhido.

E então? Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir também nosso artigo sobre o crescimento do delivery!


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