Para que um negócio funcione bem, muitos fatores devem ser considerados. Entre eles, podemos citar a organização financeira do empreendimento, a realização de um bom plano de negócios e, claro, o treinamento de funcionários. Este, por sinal, é o tema da nossa conversa de hoje!
O treinamento de funcionários de delivery é fundamental não apenas para que tudo corra de uma maneira padronizada e o trabalho flua mais naturalmente, mas também para a captação de clientes e a firmação de sua marca no mercado.
Mas, afinal, como investir em um bom treinamento? Continue a leitura e confira algumas dicas imperdíveis que, certamente, vão otimizar bastante o andamento dos processos dentro de seu restaurante delivery!
Qual é a importância de um bom treinamento de funcionários?
Antes de listarmos as dicas para otimizar o treinamento de sua equipe no delivery, que tal conversarmos um pouco sobre a importância do investimento nesses processos? Confira alguns motivos, a seguir:
- integração da equipe;
- promoção de um ambiente de trabalho mais saudável;
- melhora na resolução de problemas e conflitos;
- otimização do atendimento, tanto em qualidade quanto em rapidez;
- mais produtividade;
- diminuição da necessidade de refazer os trabalhos e processos;
- redução de gastos e prejuízos;
- melhora da satisfação do cliente.
Todos esses fatores contribuem para dois pontos importantíssimos. O primeiro é a captação e, claro, a retenção de clientes, fazendo com que a sua cartela seja aumentada, assim como a popularidade.
A segunda é a valorização da sua marca no mercado, com a criação de uma reputação positiva, que, consequentemente, fará com que novos clientes surjam, aconteçam mais vendas e melhore o lucro e a prospecção de seu negócio em sua comunidade.
Sendo assim, investir no treinamento de sua equipe é mais que uma necessidade. É, também, um investimento para a melhoria de seu empreendimento, tornando-o muito mais rentável e popular.
Como fazer um treinamento de funcionários de delivery?
Agora, veja algumas dicas importantes para que esse treinamento seja feito da melhor e mais eficiente maneira possível! Vamos lá?
Eduque os colaboradores sobre o respeito às diferenças
O primeiro passo para um bom atendimento ao cliente é, sem dúvidas, o respeito à diversidade. A humanização é uma das principais tendências em qualquer setor de serviços atualmente e deve ser levada à sério!
É fundamental que, durante o treinamento, toda a equipe seja orientada a respeitar qualquer diversidade cultural, sexual, étnica e religiosa. Qualquer tipo de preconceito deve ser visto como inadmissível em seu estabelecimento.
Realize treinamentos de comunicação
A habilidade de se comunicar nem sempre é algo com o qual já nascemos. É preciso treinar bastante e, claro, estudar para que as melhores técnicas sejam aplicadas, especialmente quando o assunto é lidar com o público em seu cotidiano.
Sendo assim, que tal investir em cursos de comunicação para sua equipe? Isso também é muito válido para a interação online, que pode, muitas vezes, ser mal interpretada pelo interlocutor. Qualquer conhecimento é sempre muito importante!
Prepare o funcionário para diferentes tipos de clientes
Quando falamos sobre diversidade, também precisamos considerar que, frequentemente, as pessoas são diferentes em sua essência. Isso abre espaço para que vários tipos de clientes existam: os mais calmos, os impacientes, os nervosos e, infelizmente, os mal-educados e com tendência a soltar palavras rudes.
É essencial que a sua equipe esteja devidamente preparada para lidar com problemas como esse. Ter jogo de cintura e saber sair de “sinucas de bico” fará com que o seu estabelecimento não perca a razão em situações que, infelizmente, são bem desagradáveis.
Treine os colaboradores a respeito das tecnologias utilizadas
No delivery, é comum que inúmeras tecnologias sejam utilizadas. Isso não acontece só no atendimento, mas também no controle das comandas, no uso dos aplicativos de entrega e, até mesmo, no ambiente da cozinha.
Por isso, é imprescindível que o treinamento de seus colaboradores envolva, também, o bom uso das tecnologias envolvidas no dia a dia de seu delivery. Isso otimiza o serviço, fazendo com que ele seja muito mais rápido e produtivo, além de evitar “travamentos” que podem atrasar todo o processo.
Faça treinamento direcionado às funções
Delegar tarefas é algo imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. Quando as atribuições começam a se chocar, o estresse pode tomar conta do ambiente de trabalho, o serviço, atrasar, e isso gera consequências bem negativas para a satisfação final do cliente.
Sendo assim, que tal trabalhar para que os seus funcionários sejam treinados para suas determinadas funções? Assim, cada etapa do processo de entrega será feita com maestria, e o cliente ficará bem satisfeito!
Padronize os atendimentos
Um cliente não é diferente do outro. Por isso, é essencial que todos sejam atendidos da mesma forma, com direitos e deveres iguais. É aí que entra a padronização do atendimento, que também deve ser incluída na jornada de treinamento do corpo de funcionários.
Isso não quer dizer, é claro, que o tratamento ao cliente deva ser engessado. É importante que possamos trabalhar com simpatia e respeito, mas sempre seguindo diretrizes que garantam um atendimento eficaz, rápido e sem enrolações para ambos os lados!
Atualize constantemente o treinamento
Nada é imutável. Isso também é válido quando o assunto é o atendimento ao cliente! Por isso, ao treinar a sua equipe, deixe bem claro que atualizações periódicas também farão parte de suas atribuições como funcionários.
As atualizações servem para adequar a equipe às novas demandas, ensiná-las sobre mudanças na tecnologia e, claro, organizar pontos que podem ser melhorados ou técnicas que não deram tão certo assim quando foram colocadas em prática. O objetivo é sempre melhorar o serviço prestado!
Gostou de conhecer a importância do treinamento de funcionários de delivery e descobrir algumas dicas para tornar esse processo ainda mais eficiente? Agora, é com você! Comece a implementar as medidas mencionadas em sua Dark kitchen e veja, em primeira mão, todos os efeitos positivos dessa atitude.
Aproveitando, que tal conferir outro artigo que pode ajudar bastante na lucratividade de seu negócio? Dê uma olhada na importância do marketing para atrair clientes e confira, também, algumas dicas bem bacanas para isso!