O dia a dia do restaurante que também trabalha com delivery é difícil e repleto de desafios. Há uma série de pequenos problemas de entregas que surgem na rotina e podem provocar a insatisfação do cliente, gerar prejuízos ou fazer as avaliações do estabelecimento caírem nos aplicativos de comida.
Mas essas dificuldades podem ser evitadas com o apoio de algumas estratégias e iniciativas que dão bons resultados. Por isso, é muito importante conhecer as dificuldades mais comuns e descobrir as melhores alternativas para solucioná-las.
Aproveite para aprender mais sobre o tema em nosso post especial. Continue a leitura e confira!
Quais são os principais problemas de entregas em restaurantes e o que fazer para solucioná-los?
A rotina do restaurante que oferece entregas tem várias dificuldades para contornar. Vamos relembrar esses problemas e descobrir novas soluções para sua cozinha comercial?
Atrasos
Um atraso às vezes acontece. Nesse contexto, a primeira iniciativa é avisar ao cliente. Mas, quando se torna recorrente, é preciso verificar onde está a lacuna na operação.
As motivações podem ser diversas, desde falta de mão de obra até necessidade de capacitar mais a equipe para determinado procedimento. Assim, diante de um cenário com muitos atrasos, faça um diagnóstico do problema e busque remediar a situação.
Más condições da comida
A segurança, a qualidade e a conservação do alimento devem ser prioridades para as entregas. Um problema muito comuns no delivery é a comida não ficar em boas condições e, com isso, chegar de forma pouco apresentável ao consumidor.
Para solucionar essa lacuna, é necessário adaptar alguns pratos. Alguns exemplos são: criar massas mais consistentes, regular o nível de tempero e colocar saladas em separado, para evitar que os vegetais murchem.
Embalagens de má qualidade
Os profissionais se esforçam na produção de uma refeição apetitosa e atraente para o consumidor. Porém, se a embalagem não for boa, todo o trabalho será perdido. Embalagens para delivery de máxima qualidade são imprescindíveis para que a refeição passe pela viagem e chegue ao cliente em bom estado.
Horários de pico
O horário de pico do delivery é o mesmo do salão, o que sobrecarrega a cozinha. Mesmo que o máximo possível de tarefas seja adiantado nos momentos mais tranquilos do dia, os cozinheiros enfrentam problemas para atender a todos os pedidos em tempo viável.
Uma solução mais simples nesse processo é separar: ter uma cozinha só para o salão e outra reservada ao delivery. As dark kitchens são uma alternativa que viabiliza essa possibilidade. Trata-se de cozinhas comerciais otimizadas e voltadas exclusivamente ao preparo de refeições para delivery.
As dark kitchens permitem expandir o restaurante com um investimento menor se comparado a ampliar o estabelecimento com salão. Isso traz muitos benefícios para a operação, incluindo ganho de agilidade e alívio de carga para a cozinha.
Rotas mal formuladas
Rotas mal formuladas podem resultar em dois problemas: aumento de gastos com combustíveis e demora nas entregas. Isso normalmente acontece quando todo o planejamento do trajeto é feito de forma manual ou com base no senso comum.
Hoje contamos com bons recursos, como os aplicativos, para ajudar em um planejamento otimizado da rota. Assim, o colaborador faz o trajeto mais curto e ágil para a realização de todas as entregas.
Motoboys pouco produtivos
Uma equipe de motoboys pouco produtivos pode gerar verdadeiros problemas para a rotina do restaurante. Isso passa por vários fatores, desde a falta de capacitação e engajamento até o desconhecimento da região por parte do profissional, fazendo com que ele se perca com frequência.
Há também casos em que a equipe se desentende ou disputa pelas melhores entregas, o que não é nada construtivo para cumprir o trabalho com agilidade. Para resolver essas dificuldades, é preciso estabelecer um senso de colaboração no time, alinhando-o com os valores do negócio.
Realizar treinamentos e oferecer benefícios quando as metas são alcançadas despertam um senso de time e de coletivo, levando todos a trabalharem juntos para finalizar as entregas com precisão. No caso do colaborador que tem pouco conhecimento da localidade, é preciso capacitá-lo e também estimular que os colegas o ajudem a aprender como se deslocar na região.
Atendimento ruim
Às vezes o colaborador não sabe oferecer o melhor atendimento para o cliente. Isso pode acontecer devido à pressa diante do grande volume de entregas ou mesmo por desconhecimento de alguns padrões profissionais importantes no delivery.
Portanto, é preciso capacitar a equipe e fornecer todas as informações sobre a postura profissional exigida pelo estabelecimento, com base na ética profissional e na cultura corporativa. Mostre que cordialidade, gentileza, boas maneiras e outros pontos definidos de acordo com os padrões da empresa são indispensáveis. Faça treinamentos, ofereça exemplos e discuta essas ideias com o time de entregadores.
Qual é a melhor alternativa para evitar problemas de entregas?
A adoção de cozinhas comerciais otimizadas para operações de delivery pode facilitar os processos no estabelecimento e evitar problemas com as entregas. O Pedro, por exemplo, recorreu às dark kitchens para enfrentar os atrasos na rotina do seu negócio.
Ele era dono de um restaurante de comida vegetariana e vegana em São Paulo, que trabalhava também com delivery por meio de aplicativos. Pedro era experiente na área, realizando uma média de duas mil entregas por mês. No dia a dia, enfrentava diversos desafios com o delivery, especialmente por conta dos atrasos nos horários de pico, o que prejudicava a imagem da empresa.
No período entre meio-dia e 20h, o número de entregas aumentava muito, exatamente quando o salão ficava lotado. Com isso, a equipe se sobrecarregava e não conseguia preparar as refeições a tempo.
A solução encontrada foi investir na dark kitchen. Com uma equipe relativamente mais enxuta e o investimento inicial bem menor do que seria necessário em uma expansão para estabelecimento convencional, Pedro conseguiu otimizar o processo e evitar a sobrecarga dos colaboradores. O resultado foi a melhora na pontualidade, a otimização da cozinha e o ganho de notas mais elevadas nos aplicativos.
A Kitchen Central oferece cozinhas comerciais otimizadas e inteligentes, especializadas para a operação de delivery. Nossas dark kitchens proporcionam produtividade, eficiência e escalabilidade para o seu negócio, com especialistas em delivery que utilizam a análise de dados para o desenvolvimento de estratégias personalizadas junto aos clientes. Temos também tecnologia na área, para que o seu restaurante trabalhe com dados e métricas, monitorando a performance.
Há muitos problemas de entregas para enfrentar. Mas, com as medidas corretas, é possível corrigir essas dificuldades e fornecer um serviço de alto padrão ao consumidor. As dark kitchens têm um importante papel nesse processo, contribuindo para aliviar a carga da cozinha do salão e proporcionar uma operação mais ágil e precisa. Assim, a equipe apresenta um melhor desempenho e o restaurante cresce de forma escalável.
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