Todo proprietário de restaurante sabe que precisa oferecer a melhor experiência possível a seus consumidores para se manter em destaque. Com o crescimento do serviço de entrega de alimentos, surgiu uma estratégia que consegue surpreender positivamente os clientes e garantir um bom posicionamento da sua marca: o overdelivery.
Descubra o que há por trás dessa técnica, como ela pode funcionar em seu restaurante e as principais vantagens que essa otimização para delivery traz para seu negócio. Fique atento!
O que é overdelivery?
Em uma tradução literal do conceito, overdelivery quer dizer “entregar mais”. Na prática, é superar a expectativa do consumidor, acrescentando ao atendimento algo que ele não espera. Esse algo a mais que você oferece a seu cliente traz mais valor ao seu negócio, o que reflete no sucesso da sua cozinha comercial.
Como ele funciona para os restaurantes?
Essa prática pode ser empregada em todo tipo de negócio. É necessário apenas que você fique atento aos pontos que vamos mostrar a seguir.
Conheça seu cliente
De nada adianta elaborar uma estratégia de overdelivery sem considerar os hábitos de compra de seus consumidores. Também evite copiar estratégias de outros estabelecimentos, pois o que funciona para eles pode não funcionar para seu negócio.
Se você divulga seu restaurante nas redes sociais, aproveite e monte uma enquete perguntando sobre as ações de marketing preferidas do público. A partir daí, é possível elaborar um overdelivery que vai conquistar em cheio seus clientes.
Mostre que realmente você quer saber mais sobre seu cliente. Isso vai fazer com que o seu cliente se sinta importante e com que ele enxergue o lado pessoal do seu restaurante.
Verifique a viabilidade da ação
Investir no overdelivery não deve ser visto como mais um gasto, mas como um investimento com excelente retorno para o restaurante. Por isso, é preciso entender a viabilidade do seu negócio para implementar essa estratégia e adaptá-la às suas necessidades.
Se não for possível oferecer algo mais concreto aos consumidores, foque na qualidade do seu atendimento. Quando bem-feito, o básico de um serviço de entrega de alimentos também consegue surpreender os clientes.
Quais são os exemplos de overdelivery no serviço de entrega de alimentos?
Quando se trata de superar as expectativas do cliente, vale investir na criatividade. Como ponto de partida, selecionamos algumas ideias de delivery que você pode utilizar em seu restaurante:
- cupons de desconto: na hora da entrega, inclua um cupom que ofereça descontos nas compras futuras;
- upgrades nos pedidos: um cliente regular pediu uma pizza média? Envie um tamanho maior ou acrescente uma sobremesa extra nos pedidos;
- embalagens bonitas: a experiência do cliente também está na embalagem que protege o prato. Invista em um layout que consiga preservar a integridade dos alimentos sem comprometer a beleza do embrulho.
- personalização: escreva um bilhete com o nome do cliente. Deixá-lo se sentir especial vai ajudar no processo de encantamento.
Quais são as vantagens dessa prática?
Quando o cliente recebe mais do que o pedido, ele consegue identificar um diferencial do seu delivery em relação à concorrência. Por isso, melhorar a experiência do consumidor garante a recorrência de pedidos e a fidelização dos clientes.
Outro resultado imediato é o aumento das avaliações positivas, tanto nas redes sociais do seu restaurante quanto nos aplicativos de entrega. Isso melhora o posicionamento de sua marca, garantindo mais visibilidade e atraindo mais consumidores.
O overdelivery é mais uma ação que indica que vale a pena investir no ramo do delivery. O serviço, que tem crescido tanto na oferta quanto no número de adeptos, oferece soluções como essa, que ajudam você a aumentar a lucratividade do seu restaurante.
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