abril 25, 2020

Engajar a equipe: como implementar uma cultura na cozinha?

Muitos donos de restaurante têm se dedicado a encontrar estratégias de otimização para delivery com o intuito de atrair e fidelizar os clientes. No entanto, costumam se esquecer de que um dos segredos de uma experiência positiva para os consumidores é engajar a equipe.

O engajamento cria uma identificação dos profissionais com o local de trabalho. Eles conseguem reconhecer o papel de cada membro do time para o sucesso do estabelecimento. Além de mais produtivos, os funcionários mais engajados estão menos propensos a deixar o emprego. Com isso, você também diminui a taxa de turnover de seu negócio.

Grande parte da maneira como os profissionais se sentem e agem dentro do restaurante depende da sua postura, da cultura e dos valores cultivados no seu empreendimento. Portanto, você pode criar condições que podem melhorar o relacionamento e o engajamento de sua equipe.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos dicas que vão transformar o ambiente de trabalho, aumentando a produtividade e refletindo no melhor atendimento ao cliente. Vamos lá?

Dicas para engajar a equipe

Confira as estratégias a seguir e construa um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo, que vai melhorar o serviço de delivery de seu restaurante.

Ensine a cultura do seu negócio

Certamente, você tem uma ideia clara da cultura de seu negócio, mas é preciso que seu time de colaboradores também conheça e vivencie essa cultura na prática.

O ponto de partida é rever a missão, a visão e os valores para definir a estratégia da cozinha para delivery sem deixar de considerar a motivação da equipe. A construção em conjunto da cultura de seu restaurante permite que todos caminhem na mesma direção para o sucesso do negócio.

Exemplo: se você tem a cultura de ter sempre o cliente em primeiro lugar, estimule isso nos seus funcionários e mostre para eles como deve ser feito na prática. As ações podem ir desde mostrar responder os comentários dos clientes em aplicativos até escrever o nome de quem pediu em cada uma das embalagens. Se você consegue passar essa mensagem para sua equipe, mais vai despertar o sentimento de dono do negócio nela.

Seja claro em relação às suas expectativas

Para escolher profissionais alinhados com o propósito da empresa, é preciso que você apresente as expectativas em relação ao trabalho do funcionário ainda no momento da contratação. A cada nova estratégia, esses objetivos também devem ser repassados à equipe.

Ao dizer claramente o que espera de cada profissional, você também permite que eles tenham uma referência para medir o próprio desempenho, o que contribui para aumentar a motivação da equipe.

Conheça a sua equipe

Para estimular o engajamento da equipe, você não deve pensar apenas nos limites da cozinha de seu restaurante. Lembre-se de que, assim como você, os funcionários são indivíduos multifacetados e têm outros interesses que não estão relacionados à carreira.

Tirar um tempo para conhecer esse outro lado dos colaboradores é importante para construir laços que reforcem o senso de pertencimento da equipe. É também uma excelente oportunidade para entender o que motiva cada funcionário.

Construa uma política de feedback constante

O profissional precisa saber que há um acompanhamento do trabalho realizado por ele no restaurante. Isso mostra que existe uma preocupação por parte do negócio com o aprendizado e crescimento de cada profissional.

Utilize os indicadores de desempenho para avaliar a performance da equipe. Não deixe de apresentar os resultados, fornecendo um feedback positivo e construtivo, em intervalos predeterminados.

Aproveite para abrir um canal de comunicação, a fim de que os funcionários também possam trazer os próprios feedbacks. Conhecer a visão dos colaboradores permite o ajuste ou a implementação de medidas que possam contribuir para o crescimento do delivery.

Acompanhe e compartilhe as métricas

Todo negócio tem – ou deveria ter – metas para se alcançar e métricas para acompanhar a evolução ao longo do tempo. No caso de restaurantes, esses indicadores podem ser números de pedidos por dia, nota nos aplicativos, comentários de clientes, taxa de cancelamento, dentre muitos outros.

A melhoria esses indicadores vai fazer com que sua cozinha comercial tenha mais sucesso. Se você consegue compartilhar esse acompanhamento com a sua equipe e bonificá-los quando as metas forem alcançadas, mais você conseguirá motivar seus funcionários.

Vale sempre lembrar que não necessariamente esse bônus deve envolver apenas dinheiro. Dias de folga extra, jantares para a família do funcionário, pequenas viagens… Use a sua criatividade e crie um ambiente onde o bom trabalho gera a recompensa.

Engajar a equipe resulta na redução de conflitos e falhas na comunicação. Tudo isso permite a construção de processos padronizados, que aumentam a qualidade do serviço e refletem no atendimento ao cliente. Assim, ao adotar as estratégias acima, você cria uma situação em que todos saem ganhando.

Esse assunto não termina por aqui. Queremos saber como anda o engajamento em seu restaurante. Deixe o seu comentário!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.