setembro 20, 2021

Inteligência de mercado: saiba como usar esse conceito no delivery

A inteligência de mercado é um conceito que ajuda a proporcionar condições de tornar o negócio mais estruturado e com decisões precisas, baseadas em dados. A proposta é que você tenha condições de fazer uma leitura do cenário do consumidor, avaliando itens e registros por meio de indicadores, métricas e informações coletadas. 

Essa iniciativa colabora com o desenvolvimento de estratégias mais certeiras e para a otimização de todos os processos de produção, atendimento e delivery. Quer aprender a aplicar a inteligência de mercado na sua cozinha para delivery? Continue acompanhando e saiba mais sobre o tema!

O que é inteligência de mercado?

A inteligência de mercado é o processo de coletar informações (sobre itens como cenário de mercado, tendências, concorrentes, vendas, produtos e iniciativas de publicidade) para ter insights, ou seja, para ter uma clareza maior sobre o mercado e o público. É uma estratégia de marketing que ajuda na tomada de decisões e no delineamento da abordagem que a companhia vai adotar. 

Esse processo contribui muito para o desenvolvimento de uma postura mais proativa por parte da empresa. A corporação sai do foco da reação para a antecipação de possibilidades e previsão de comportamentos do mercado consumidor. 

Com o avanço da transformação digital, a inteligência de mercado conta com o apoio de tecnologias avançadas. Ela se apoia também nas pesquisas, sejam as secundárias (que outras instituições fazem e oferecem informações menos específicas) ou primárias (a corporação encomenda uma pesquisa com uma organização especializada).

Por que o conceito de inteligência de mercado é tão importante? 

A inteligência de mercado ajuda a entender mais sobre o negócio e a fazer as análises para tomar as melhores decisões. Com ela, você tem a possibilidade de ter indicadores sobre o cenário do mercado. Assim, é possível traçar estratégias, promover a otimização da cozinha e dos processos e tomar decisões.

Esses pontos são essenciais para a expansão do restaurante e para a criação de uma marca forte. Além disso, as informações são utilizadas para o delineamento de uma estratégia de marketing online mais efetiva, o que contribui para o ganho de visibilidade em um ambiente digital cheio de opções.

Outra questão essencial é que o perfil de consumo das pessoas mudou muito com a pandemia de coronavírus. Sendo assim, é essencial ter ferramentas para estudar os hábitos de compra das pessoas.

Como a inteligência de mercado pode ser usada no delivery?

A inteligência de mercado pode gerar ótimas contribuições para o delivery. Veja a seguir as melhores dicas para aplicá-la no seu restaurante!

Otimize o cardápio

Os dados coletados na inteligência de mercado podem ser utilizados para entender o que os clientes preferem, quais pratos são mais procurados e o que agrada mais o paladar do consumidor. Além disso, as informações contribuem para a construção de um cardápio otimizado, com fotos de comidas que agradam e com os itens que os consumidores desejam acessar. 

Defina os KPIs a serem acompanhados

Os Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs, de Key Performance Indicators) são essenciais para um monitoramento constante da performance do delivery. É importante defini-los de forma prévia, antes da implementação das mudanças na estratégia. Eles abordam variáveis como produtividade, custos e feedback.

Alguns exemplos de KPIs são Custo de Aquisição de Clientes (CAC), custo de entrega dos pedidos, feedback (que pode ser monitorado pelas avaliações nos aplicativos), entregas dentro do prazo e ticket médio por pedido. Monitorar esses índices ao longo do tempo ajuda no aprimoramento do desempenho e no ganho de qualidade.

Use dados para otimizar vendas e processos

Com os dados coletados e com o apoio da tecnologia, é possível tornar vendas e processos mais inteligentes e aproveitar mais o potencial dos recursos. A ideia é que você terá como identificar padrões de consumo e de exigência dos consumidores em todo o serviço que é oferecido e avaliar o que nas iniciativas do restaurante não atende a essa demanda. Com isso, você realiza as correções e adaptações necessárias, para o desenvolvimento de uma estratégia 100% focada na experiência do consumidor. O processo continua com as revisões contínuas e mudanças em caso de necessidade.

Interprete os dados

Contar com um grande volume de dados sem saber o que pode ser feito com eles torna a estratégia completamente inviável e gera custos adicionais com esforço improdutivo. Os registros coletados devem ser analisados, para perceber padrões, cruzar informações, identificar perfis e fazer estratégias segmentadas, que alcancem diferentes públicos. Por isso, é muito importante contar com o apoio da tecnologia.

Trace uma estratégia a partir dos dados

Com os dados coletados e processados, é importante definir estratégias e caminhos para contornar as dificuldades encontradas. Um sistema ajuda a ver, por exemplo, como estão os indicadores do negócio depois da pandemia de COVID-19.

O cenário atual é de grande queda no faturamento, e o que manteve as finanças foi o delivery, que já passou a ocupar a maior parcela dos rendimentos. Na maior parte das cidades brasileiras, os restaurantes estão fechados e, devido à crise, muitos desses estabelecimentos não têm capital para investir numa expansão convencional. 

As dark kitchens, nesse contexto, são uma boa alternativa para alcançar mais localidades e clientes e para melhorar os rendimentos. Isso é um exemplo de estratégia, projetada a partir de um cenário que pode ser visível em números com o apoio de dados.

Aposte em ferramentas de informações

Os softwares são essenciais para a coleta e o processamento de dados. Os sistemas analisam volumes maiores de informações, identificam padrões e fornecem relatórios, processo que manualmente seria impossível. Com uma solução de gestão, é possível ter acesso a informações de maneira mais estruturada, construtiva e produtiva, o que contribui para o desenvolvimento de melhores alternativas para solucionar lacunas e potencializar iniciativas de sucesso.

Acompanhe concorrentes

É importante observar quais são as iniciativas da concorrência, até para avaliar se o seu negócio está conseguindo se manter competitivo. Assim, observe as medidas adotadas e, quando decidir realizar algo de forma similar a algum outro delivery, lembre-se de adaptar a iniciativa à realidade e à cultura do seu restaurante.

Conte com o apoio de uma empresa parceira

É muito importante contar com uma empresa parceira que auxilie no uso da inteligência de mercado no delivery, para agregar tecnologia na rotina, facilitar o conhecimento do comportamento do cliente em tempo real e saber a performance dos itens do cardápio. Procure especialistas que tenham conhecimento de mercado e que ofereçam inteligência de negócios e estratégias personalizadas 

A inteligência de mercado é um conceito essencial para gestores de restaurante na atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de estratégias consistentes embasadas em dados estruturados. Contar com tecnologia nesse processo é essencial. 

Aproveite também para aplicar a inteligência de mercado para criar iniciativas que fortaleçam a presença digital do restaurante e incentivam o engajamento de pessoas nas redes sociais do seu delivery. Por último, busque empresas parceiras para ter mais facilidade nas análises.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também nosso artigo especial sobre o que os clientes esperam de um serviço de delivery! 


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.