Você deseja levar qualidade e produtos diferenciados aos seus clientes? Então, uma boa dica é repensar as práticas do seu restaurante. Fazer uma boa gestão de fornecedores é muito importante para proporcionar mais variedades de produtos aos consumidores.
Esse processo é voltado não somente para a análise, mas também para o controle de todas as atividades operacionais que envolvem a relação entre o restaurante e seus fornecedores, permitindo que o gestor tenha uma facilidade maior para gerir o negócio. Além disso, outros benefícios incluem:
- a qualidade do produto entregue
- o atendimento de prazos
- os preços mais competitivos
- e o maior valor agregado.
Se você deseja saber quais são as melhores práticas para realizar a gestão de fornecedores, não perca o nosso post. Boa leitura!
Mapeie as necessidades do seu restaurante
Antes de encher o estoque, é muito importante definir quais são os produtos que representam grande parte dos seus gastos diários e quais são ocasionais, de acordo com os eventos, as estações, a demanda, entre outros.
Caso você venda empada, folhado e pão de queijo, o recomendado é avaliar se vale a pena comprar leite, frango, queijo e polvilho para preparar os alimentos ou se o melhor é adquirir produtos prontos. Assim, é fundamental fazer uma lista com os itens que você pretende vender.
Entenda bem como está a saída dos produtos e preveja quanto de cada material está gastando. No delivery, estude bem quais são os itens que mais vendem no seu cardápio online e retire os que não performam bem. Com isso, você conseguirá diminuir o seu CMV e ter um melhor tempo de preparo, que significa melhor posicionamento nos apps e, consequentemente, mais vendas.
Avalie a prestação de serviços dos fornecedores
Antes de fechar a parceria com um fornecedor, é essencial verificar a sua reputação no mercado. Para isso, pesquise feedbacks e opiniões na internet, converse com colegas do setor e procure o resultado das avaliações anuais pelas quais esse tipo de negócio deve passar.
Você pode pedir à empresa as licenças e os certificados de inspeções que ela apresenta, já que é fundamental que estejam de acordo com as normas de segurança alimentar. Esse cuidado ajuda a conhecer não somente a procedência e a origem das matérias-primas que você usará em seu restaurante, mas também os laudos, as adequações e o cadastramento a respeito dos alimentos.
Fique de olho no cumprimento de prazos
Todos os restaurantes precisam que as entregas dos seus fornecedores sejam feitas pontualmente e diariamente. Assim, não menospreze a importância da preparação dos alimentos servidos aos clientes com insumos frescos e novos. Isso porque, dessa maneira, a qualidade esperada pelos consumidores será alcançada.
Assim, é importante que a sua gestão se certifique de que os parceiros cumpram os acordos e fiquem atentos aos prazos de entrega estabelecidos. Isso é fundamental tanto para o funcionamento do negócio quanto para a qualidade dos seus pratos.
Escolha bons parceiros
Identificar o número de parceiros que você precisará é essencial. Isso porque é mais simples conseguir ter um relacionamento com poucos fornecedores do que quando há várias pessoas envolvidas no processo.
Assim, opte por um fornecedor que seja de qualidade e sério. Ele poderá conhecer a sua necessidade, além de desenvolver uma relação de parceria e proporcionar um melhor atendimento na sua cozinha comercial.
Como vimos, a gestão de fornecedores é algo fundamental para a qualidade dos pratos e a boa experiência dos clientes. Por isso, lembre-se de mapear as necessidades do seu negócio, avaliar a prestação de serviço dos fornecedores e ficar de olho no cumprimento dos prazos. Com isso, é possível oferecer os melhores produtos aos consumidores.
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