maio 23, 2020

6 dicas de como fazer promoções no seu delivery

Saber como fazer promoções é essencial para atrair e fidelizar clientes, o que por sua vez é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, principalmente no setor de delivery e sua  alta concorrência. O 2 por 1 é ótimo, mas só ele não vai te diferenciar. O cartão fidelidade também ajuda muito, mas se o cliente não chegar no décimo pedido, de quê adianta? 

Por isso, a dúvida: como criar opções interessantes e criativas de promoções para o delivery? Neste artigo, reunimos várias dicas para ajudar você a construir as estratégias ideais para o seu empreendimento. Confira!

Usuário em aplicativo de delivery de comida no celular

6 dicas de como fazer promoções para restaurantes

Garantir que os clientes mantenham uma recorrência nos pedidos é a melhor alternativa para manter o faturamento crescente, já que nem todos os pratos têm um valor agregado muito alto.

Promoções periódicas são estratégias de marketing interessantes, pois elas unem vários conceitos: desde o marketing sazonal e digital até o marketing boca a boca, que é a divulgação do negócio pelos próprios clientes.

Com base em tudo isso, confira o passo a passo de como fazer promoções para atrair clientes e vender mais na sua cozinha para delivery.

 

1. Conheça bem o seu público

O primeiro passo para a criação de promoções bem-sucedidas é conhecer o seu público-alvo. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de opinião, que ajudam a traçar um perfil e criar uma persona.

A partir disso, fica muito mais fácil atender às expectativas da clientela, melhorar a experiência do consumidor e, claro, criar promoções de restaurantes personalizadas que realmente correspondam às expectativas dos consumidores.

Além disso, entender o seu público-alvo não se limita apenas a identificar suas preferências culinárias. Também envolve compreender seus hábitos de consumo, faixa etária, localização e até mesmo valores culturais. Essas informações detalhadas podem revelar insights valiosos sobre os momentos ideais para lançar promoções, os canais de comunicação mais eficazes para alcançá-los e até mesmo as linguagens de marketing que ressoam mais com eles.

Uma vez que esse conhecimento seja adquirido, você estará em uma posição vantajosa para criar promoções que não apenas atraem a atenção, mas também criam um senso de identificação e pertencimento para seus clientes. Essas promoções personalizadas não apenas impulsionam o interesse imediato, mas também estabelecem relações mais profundas e duradouras com seus clientes, construindo uma base sólida de lealdade que pode ser benéfica para o sucesso contínuo de seu restaurante. 

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2. Seja criativo

A criatividade é uma habilidade fundamental para quem trabalha com delivery. Por isso, não economize em suas ideias na hora de pensar em como fazer promoções!

Você pode utilizar fórmulas que já deram certo em outros estabelecimentos e adaptar às necessidades e demandas do seu público. Não há nenhum problema nisso! No entanto, o ideal é ser sempre ousado e original para se destacar diante dos concorrentes.

 

3. Invista em programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são utilizados por grandes companhias há algum tempo e têm ótimos resultados. E os negócios da área de delivery de alimentos também se beneficiam muito com essa estratégia.

Esses programas consistem na adesão espontânea de clientes que recebem, a cada compra, um crédito ou brinde. As regras são feitas pela casa: por isso, mais uma vez, seja criativo e dê ao cliente aquilo que ele deseja.

 cliente recebendo pedido de delivery

4. Faça promoções sazonais

Realizar promoções em épocas de datas comemorativas também é uma ótima maneira de captar clientes e fidelizá-los ao seu negócio.

Aproveite períodos como o Natal, o Ano Novo, o Dia dos Namorados, o Dia das Mães e o Dia dos Pais. Você vai perceber como fazer promoções temáticas irá beneficiar tanto o seu cliente quanto o seu negócio!

5. Utilize estratégias infalíveis

Não deixe de utilizar estratégias que são consideradas infalíveis no mundo das promoções de restaurantes. Alguns exemplos são os cupons de desconto, os produtos em dobro e a oferta do dia.

Outra dica importante é sobre a divulgação desses eventos. Utilize as mídias sociais e faça uma boa disseminação da promoção, garantindo que ela seja visualizada pelo maior número possível de pessoas.

Além de chamar atenção dos clientes que já conhecem vocês, saber como fazer promoções dentro dos aplicativos garante mais evidência para atrair pessoas que ainda não conhecem seu estabelecimento.

 

6. Analise os concorrentes e outros exemplos

Por fim, tenha em mente que um restaurante não está sozinho no mercado! Avalie o que os concorrentes estão fazendo e entenda como você pode adaptar/melhorar as campanhas deles para o seu marketing.

Além de analisar os seus concorrentes, descubra o que restaurantes em outras regiões, cidades ou até países estão fazendo. Acompanhe as redes sociais, veja o que eles estão fazendo nos cardápios online e como está a repercussão nos comentários dos clientes.

Lembre-se sempre que saber como fazer promoções e se manter antenado sobre o que está acontecendo no mercado é muito importante para a saúde do seu negócio.

 

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