O que são gatilhos mentais e como podem ser usados no delivery?

Gatilhos mentais são estímulos emocionais capazes de levar as pessoas à ação. Com o uso das técnicas certas, é possível ativar esses gatilhos e conquistar mais vendas para o seu delivery.

Continue a leitura, descubra a importância desses gatilhos para suas estratégias de marketing e conheça 8 ações que podem ajudar a impulsionar seu negócio.

Qual a importância dos gatilhos mentais para o seu delivery?

O cérebro humano é incrivelmente complexo. Para lidar com milhares de informações e comandos diários, ele desenvolveu mecanismos para automatizar algumas funções, como a decisão de compra. Os gatilhos mentais são uma espécie de atalho que o cérebro cria com sinais em nosso subconsciente que nos fazem ter uma resposta emocional rápida a um produto ou serviço.

Por isso, esses gatilhos são muito usados no mercado. No ramo de produção de alimentos, os estabelecimentos físicos podem sair na frente. Afinal, quem nunca parou em uma padaria ao sentir o cheiro de pão fresco ou se encantou com uma vitrine cheia de doces atrativos?

Por conta da alta concorrência, o uso desses gatilhos é especialmente importante no serviço de delivery. Com o uso dos estímulos sensoriais e psicológicos corretos, é possível atrair mais clientes.

Quais são e como usar os gatilhos mentais em seu negócio?

Veja quais são os gatilhos que vão aumentar as vendas e confira exemplos práticos de como adotar essa estratégia em seu delivery.

Urgência

Esse gatilho funciona como um alarme, indicando ao consumidor: “é agora ou nunca”. A urgência limita o tempo de tomada de decisão e faz com que o cliente feche o pedido rapidamente. Talvez ele nem estivesse de fato interessado em comprar o prato, mas adquiri-lo é mais efetivo que perder a possibilidade de comprá-lo.

Você pode utilizar o gatilho de urgência em seu delivery disponibilizando aos clientes uma oferta com tempo definido. Nos anúncios, abuse das expressões e palavras que demandem uma resposta imediata, como “Agora”, “Última chance”, “Só até hoje”, “Corra”.O ideal é usar essa estratégia somente quando aquilo que você vai oferecer for realmente urgente. O gatilho de urgência pode ser utilizado com outros gatilhos, como o de reciprocidade ou da escassez.

Novidade

Biologicamente, somos animais que gostam do novo. Isso acontece porque, sempre que somos expostos a alguma novidade, nosso cérebro libera um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, a dopamina. Além de estimular o prazer, esse gatilho leva à tomada de decisão, pois as pessoas querem ser as primeiras a provarem o produto.

Você pode usar o gatilho da novidade sempre que trouxer uma renovação no cardápio. Aqui, aproveite as suas redes sociais para impulsionar essa estratégia. Você pode, por exemplo, criar uma contagem regressiva até o lançamento do prato para que os clientes fiquem estimulados a fazer o pedido. Esse mecanismo pode ser associado também com o gatilho da escassez, destacando a exclusividade da novidade a ser apresentada.

Prova social

Somos seres sociais e temos a necessidade de fazer parte de grupos. Por isso, independentemente do motivo, temos a tendência de tomar uma atitude baseada na opinião de outras pessoas. O gatilho da prova social é ainda mais importante no delivery, já que o cliente não pode verificar a movimentação de pedidos como acontece em um restaurante de salão.

Para ativar esse gatilho, aproveite os depoimentos dos clientes nos aplicativos e destaque a quantidade de produtos vendidos. Os seguidores nas redes sociais do delivery e os comentários que eles deixam por lá também servem como prova social. Quanto maior o número de pessoas elogiando o atendimento do seu delivery, melhores as oportunidades de vendas. Lembre-se também de ter atenção às críticas recebidas. O cliente está cada vez mais atento à cordialidade e à disponibilidade dos negócios em resolver os problemas.

Reciprocidade

Gentileza gera gentileza, por isso sempre temos a tendência natural de retribuir quem gera algum valor para nós. O gatilho da reciprocidade pode ser adotado com a oferta de uma sobremesa grátis ou transformando o pedido de uma pizza média em uma grande, por exemplo. Assim, o cliente tem a sensação de que deve um favor e vai retribuir de alguma forma, aumentando o pedido ou realizando novas compras no futuro.

Escassez

Costumamos valorizar o que é escasso. De forma inconsciente, temos a ideia de que, quanto maior a dificuldade para conseguir algo, mais valioso e raro esse algo é. Nos negócios, quando o cliente percebe que um item está acabando, mais motivado ele fica para fechar o pedido. 

No delivery, aproveite o estoque baixo para a produção de um determinado prato para anunciar a limitação desse item do cardápio. Use palavras ou expressões como “Apenas um pedido restante” ou “Oferta limitada” para atrair a atenção dos clientes.

Curiosidade

O gatilho da curiosidade também ativa regiões cerebrais associadas ao prazer e inspira a tomada de decisão. Se você já tem uma estratégia de marketing digital, aposte em conteúdos que convidem o leitor a clicar para descobrir qual o segredo por trás da chamada. 

No aplicativo para delivery, o gatilho da curiosidade também pode ser utilizado no layout do cardápio. Abusar de imagens criativas para apresentar os pratos e inovar nos nomes dos itens também são jeitos de estimular a curiosidade dos clientes.

Segurança

Apesar do apreço por novidades, as pessoas também não abrem mão da segurança. Essa inclusive é uma das maiores preocupações de quem realiza compras pelo delivery. O gatilho de segurança serve como uma oferta de garantia do seu negócio para esse consumidor. 

Além dos comentários de outros consumidores, adicionar informações precisas sobre os itens do cardápio e sobre a qualidade dos produtos pode deixar o cliente mais seguro para fechar o pedido e aumentar as vendas do seu delivery.

Autoridade

Pessoas têm a tendência de valorizar a opinião de alguém considerado superior, seja por uma questão hierárquica, seja porque reconhecem que aquela pessoa tem mais conhecimento ou experiência.

Você estimula o gatilho de autoridade se posicionando como um especialista em seu nicho de mercado, com otimização da cozinha, qualidade dos pratos e excelência no atendimento. Criar conteúdos relevantes para os clientes em suas redes sociais para tornar seu delivery conhecido além dos aplicativos e manter um bom relacionamento com os consumidores são passos importantes para construir sua autoridade.

Esses foram alguns exemplos de gatilhos mentais, mas existem muitos outros que podem ser utilizados pelo seu delivery. É importante lembrar que, para que causem os efeitos desejados, é preciso cumprir o que foi prometido ao consumidor. Isso ajuda a construir um vínculo entre seu negócio e o cliente que pode ajudar nos negócios em longo prazo.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este post nas redes sociais e ajude outras pessoas a conhecerem os gatilhos mentais.


Mais dicas & estórias

E ainda muito mais. Navegue para saber todas as nossas dicas.