fevereiro 01, 2024

Top 15 melhores franquias de alimentação para investir

As franquias de alimentação são o segundo segmento de maior faturamento no franchising brasileiro em 2024. Entre as 50 maiores franquias do Brasil, 17 são do setor de alimentos, sendo o segmento com mais marcas. Saiba mais!

Investir em franquias de alimentação pode ser a chave para empreendedores que buscam entrar no mercado gastronômico com uma rede já consolidada. 

Neste guia, desvendaremos as razões para considerar a abertura de uma franquia, destacaremos as principais franquias de alimentação no Brasil, discutiremos os desafios comuns enfrentados nesse empreendimento e exploraremos como as cozinhas para delivery podem ser uma estratégia vantajosa tanto para abrir franquias quanto para atrair potenciais franqueados.

Top 15 franquias de alimentação para investir no Brasil

(Os valores de investimento inicial, tamanho da empresa e tempo até o break even são médias estimadas e podem variar.)

1. McDonald’s

Não precisamos dizer mais nada sobre o “Méqui”, certo? Ainda que o investimento inicial seja consideravelmente alto, a segurança também é. Uma das maiores marcas do mundo, tem movimento quase incontestável.

  • Investimento Inicial: Aproximadamente R$1,5 milhão a R$3,5 milhões.
  • Tempo até o Break Even: Cerca de 24 a 36 meses.

2. Subway

O Subway é uma marca presente em quase todas as praças de alimentação do país, e se destaca aqui pelo investimento consideravelmente baixo, se comparado ao tamanho da marca.

  • Investimento Inicial: Entre R$200 mil e R$600 mil.
  • Tempo até o Break Even: Aproximadamente 24 a 36 meses.

3. Pizza Hut

A maior franquia de pizza do mundo não poderia ficar de fora, e, assim como o McDonald ‘s, é um investimento seguro de retorno, ainda que alto.

  • Investimento Inicial: Varia entre R$1,3 milhão e R$2,5 milhões.
  • Tempo até o Break Even: Em torno de 36 a 48 meses.

4. Koni Store – Trigo Franquias

A Koni é uma franquia de comida japonesa de bastante sucesso, parte da Trigo, uma das maiores holdings do Brasil com marcas como Spoleto, Gendai, China in Box e Le Bonton. Dessas a Koni é uma das mais baratas.

  • Investimento Inicial: a partir de R$500 mil.
  • Tempo até o Break Even: Aproximadamente de 18 a 24 meses.

5. Casa de Bolos

A maior franquia de bolos do Brasil também é uma bela opção para quem quer investir no mercado de doces. A facilidade de delivery e de achar um local que caiba a loja são atrativos.

  • Investimento Inicial: Varia entre R$109mil e R$209 mil.
  • Tempo até o Break Even: Aproximadamente 12 a 18 meses.

Leia também: Qual o valor de aluguel de uma dark Kitchen?

6. Nutty Bavarian

Ficou bem comum ver o quiosque da Nutty Bavarian no shopping, exalando aquele aroma de castanhas glaceadas delicioso. Com 35 mil reais, você pode ter um carrinho ou então abrir uma loja com 210 mil. Ainda bem em conta!

  • Investimento Inicial: Aproximadamente R$35 mil a R$210 mil.
  • Tempo até o Break Even: Cerca de 12 a 18 meses.

7. Mordidela

O mordidela é uma marca de lanches e refeições que pode começar com um investimento de 65 mil reais, mas o mais interessante é que eles oferecem a opção de franquia delivery, montada em dark kitchens!

  • Investimento Inicial: Varia entre R$65 mil e R$140 mil.
  • Tempo até o Break Even: Aproximadamente 10 a 12 meses.

8. Franquia Pipoca Gourmet

Pipoca gourmet é um produto que cresceu muito nos últimos anos. Com um modelo de negócio simples e atraente, essa franquia pode atender a diferentes públicos, desde amantes de snacks até clientes que buscam opções gourmet para eventos e ocasiões especiais.

  • Investimento Inicial: Varia entre R$70mil a R$180 mil.
  • Tempo até o Break Even: Aproximadamente 12 a 18 meses.

9. Cacau Show

Ter uma franquia da Cacau Show durante a Páscoa deve ser sensacional. Mas a verdade é que chocolate é um mercado muito forte e com um investimento inicial de 65 mil reais, tudo parece mais acessível.

Investimento Inicial: Varia de R$65 mil a R$200 mil.

Tempo até o Break Even: Em torno de 18 a 24 meses.

10. Franquia Empada Brasil

A Empada Brasil é especializada em oferecer uma variedade de empadas, desde sabores tradicionais até opções mais inovadoras. Com um modelo de negócio enxuto, essa franquia é uma escolha acessível para empreendedores interessados no setor alimentício.

  • Investimento Inicial: Aproximadamente R$106 mil a R$170 mil.
  • Tempo até o Break Even: Cerca de 12 a 18 meses.

Leia também: Como abrir um delivery com pouco dinheiro? 

11. Burger King

Um dos principais concorrentes do McDonald’s não só no Brasil como no mundo, o Burguer King, também conhecido como BK, é uma grande franquia do setor de fast food para se investir. A marca entrou no país em 2004, e já possui mais de 1000 lojas espalhadas pelo território brasileiro.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 2,5 milhões a R$ 6,3 milhões.
  • Tempo até o Break Even: cerca de 72 meses.

12. Bob’s

O Bob’s é uma marca brasileira fundada na década de 50 e que aderiu ao modelo de franquias em 1984. Atualmente, a rede conta com mais de 1.000 lojas espalhadas pelo Brasil.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 900 mil a R$ 1,2 milhões.
  • Tempo até o Break Even: cerca de 32 a 48 meses.

13. To Go Congelados

A To Go Congelados é uma marca de alimentos congelados cuja missão é levar praticidade e sabor para pessoas de todas as classes sociais por meio desse tipo de alimento. Um dos pontos de maior destaque da franquia, é seu amplo catálogo de refeições, que conta com mais de 300 opções.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Tempo até o Break Even: cerca de 12 a 36 meses.

14. KFC

O KFC é uma das marcas de maior renome no setor de alimentação no mundo. Especialmente famosa pelo seu frango frito, a sua receita segue secreta e já ultrapassa 75 anos de tradição.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 2 milhões.
  • Tempo até o Break Even: cerca de 36 a 60 meses.

15. Oggi Sorvetes

A Oggi Sorvetes é uma das maiores marcas do setor de sorvetes no Brasil e oferece aos consumidores uma ampla gama de opções de produtos, graças ao seu modelo de loja de fábrica. Ela se oferece como uma oportunidade de negócio viável, acessível e eficiente para os empreendedores, e parte disso se dá pelo seu modelo de operação.

  • Investimento inicial: aproximadamente R$ 50 mil.
  • Tempo até o Break Even: cerca de 12 a 24 meses.

Leia mais: O que são as microfranquias e por que elas são uma excelente opção de baixo investimento

Qual o cenário das franquias de alimentação no Brasil?

Segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), o setor de franquias de forma geral tem crescido mais de 10% ao ano desde 2021. Olhando mais especificamente para o segmento alimentos, o setor cresceu em ritmo superior à média das franquias em todos os anos no mesmo período, segundo as pesquisas de desempenho das franquias de 2021, 2022, 2023 e 2024.

Atualmente as franquias de alimentos são o segundo maior segmento de franchising, perdendo apenas para “Saúde, Beleza e Bem Estar”. Além disso, também é o segundo setor que mais cresce, com uma taxa de 16,1% em 2024.

Quando olhamos para as 50 principais marcas de franquias do Brasil em 2024, com base no número de operações anuais, 17 delas, ou 34%, pertencem ao setor de alimentos. É disparado o segmento com mais marcas, tendo mais do dobro “Saúde, Beleza e Bem Estar”, que possui 16% das marcas.

Todos esses dados pertencem à pesquisa de desempenho das franquias de 2024.

Representação gráfica da composição setorial das 50 maiores franuias do Brasil, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Fonte: Relatório Desempenho do Franchising Brasileiro – 4º Trimestre 2024 – AFB (Associação Brasileira de Franchising).

Quais as 17 maiores franquias de alimentos no Brasil?

Como já mencionamos, o relatório de desempenho do franchising brasileiro, publicado pela AFB (Associação Brasileira de Franchising) traz uma lista com as 50 maiores franquias do Brasil, pelo número de operações.

Dentro desse grupo, nós sabemos que 17 pertencem ao setor de alimentação, mas quais são elas? Confira a lista a seguir:

  1. Cacau Show;
  2. McDonald’s;
  3. am/pm;
  4. BR Mania;
  5. Shell Select;
  6. Burger King Brasil;
  7. Oggi Sorvetes;
  8. Bob’s;
  9. Chiquinho Sorvetes;
  10. Kopenhagen;
  11. The Best Açaí;
  12. Empório Mineiro Cheirin Bão;
  13. Casa de Bolos;
  14. Milky Moo Milkshakes;
  15. Mais1;
  16. Chocolates Brasil Cacau;
  17. Fini.

4 vantagens de abrir uma franquia de alimentação

Abrir uma franquia de alimentação é muitas vezes mais seguro do que outras opções de investimento, mas tem seus pontos de atenção. Dá uma olhada nos benefícios:

1. Modelo de Negócio Estabelecido

Franquias oferecem um modelo de negócio já testado e comprovado. O risco de empreender é reduzido, pois você está adotando uma fórmula de sucesso existente.

2. Suporte Contínuo

Franqueadores fornecem suporte contínuo, desde treinamento inicial até apoio operacional. Isso pode ser crucial, especialmente para empreendedores iniciantes no ramo alimentício.

3. Reconhecimento de Marca

Entrar em uma franquia permite capitalizar sobre o reconhecimento de marca já existente. Isso facilita a atração de clientes desde o início, algo desafiador ao iniciar um negócio do zero.

4. Redução do Tempo até o Break Even

Devido à estrutura sólida e ao suporte oferecido, as franquias têm potencial para atingir o ponto de equilíbrio mais rapidamente, acelerando o retorno sobre o investimento.

Leia também: Franquia delivery: 7 motivos para apostar nesse modelo de negócio!

3 problemas e dificuldades de abrir uma franquia em vez do próprio restaurante

Custos Iniciais Elevados

Dependendo da franquia, o investimento inicial pode ser significativamente mais alto do que iniciar um restaurante independente. Isso porque se a marca for muito forte, o custo de treinamento, multas e taxa de franquia serão bem mais altos.

Limitações de Criatividade e Controle

Franquias seguem um modelo predefinido, limitando a liberdade criativa e o controle sobre o negócio. Se você é uma pessoa que gosta de propor ideias, tenha isso em mente antes de investir.

Dependência do Sucesso da Marca

O sucesso de uma franquia está diretamente ligado à reputação da marca-mãe. Problemas na matriz podem afetar todas as franquias.

Leia também: Negócios lucrativos no ramo alimentício: veja no que vale a pena investir

Dark Kitchens: Estratégia para abrir franquias e atrair franqueados

Ao falar de franquia, tanto para franqueadores quanto para franqueados, a ideia implícita é expansão. E se você busca uma expansão rápida e com pouco investimento, a solução são as dark kitchens.

Muitas marcas já utilizam as cozinhas da KitchenCentral como opção de franquia, já que o processo e o retorno são muito rápidos. Sem dizer que o franqueador tem muito mais controle sobre cada unidade de longe!

Outro grande benefício é ter uma operação ainda mais enxuta. Muitas marcas precisam de poucas pessoas para operar, mas sem precisar se preocupar com segurança, entrega e manutenção, isso tudo fica ainda mais fácil!

Ao considerar a abertura de uma franquia de alimentação, é vital pesquisar e avaliar cuidadosamente os prós e contras. O sucesso dependerá não apenas da escolha da franquia, mas também da compreensão dos desafios específicos do setor. A inovação das dark kitchens pode oferecer um caminho intrigante para empreendedores que buscam uma abordagem moderna e eficiente no mercado gastronômico brasileiro.

Banner oferecendo as soluções da Kitchen Central para empreendedores de delivery.

Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.