As novas gerações não veem mais vantagens na acumulação de bens materiais. Eles priorizam as experiências e a liberdade, em vez de terem que lidar com tributos e custos de manutenção de bens próprios. Esses novos hábitos fizeram crescer uma nova modalidade de consumo: a economia compartilhada.
Hoje essa nova tendência tem se espalhado em diversos mercados, como o de transporte de passageiros, turismo e hotelaria, e até o de food service, trazendo mudanças que estão revolucionando a forma de fazer negócios nestes setores.
Mas e você? Já testou algum tipo de serviço nesse sentido? Não sabe do que estamos falando? Então, nos acompanhe até o final desse post que você irá descobrir que talvez já tenha até feito parte da economia compartilhada e não percebeu, e o melhor, descobrir como esses novos hábitos podem ajudar no seu negócio.
Geração Y ou millennials: que geração é essa?
Em primeiro lugar, conhecer o seu público-alvo é uma das melhores maneiras de você sair na frente da concorrência em qualquer negócio. Saber quais são os hábitos de consumo dele, renda média e perfil ajudam a criar ou adaptar produtos e serviços a eles.
Os millennials ou a chamada geração Y, são as pessoas nascidas entre 1980 e 1995. Super conectadas, elas têm facilidade com tecnologias, estão sempre nas redes sociais e têm a habilidade de trabalhar bem em rede. Um dos hábitos mais marcantes dessa geração é que eles não sentem mais a necessidade de ter a posse de certos bens, como carro ou casa, algo tão valorizado pelas gerações anteriores. Talvez seja por isso que a economia compartilhada tenha se tornado tão popular atualmente.
O que a economia compartilhada pode ensinar aos empreendedores de food service?
Foi justamente pensando nesses novos hábitos das gerações mais novas que empreendedores antenados identificaram oportunidades de unir a demanda por determinados bens ou serviços, sem a necessidade de possuí-los, ao mesmo tempo que quem possui esses bens pode compartilhá-los, para que os momentos ociosos gerem uma renda que abata o investimento de compra, manutenção ou pagamento de tributos anuais.
Dessa forma, startups como Uber, Airbnb, Couchsurfing e BlaBlacar nasceram. Para que, através de uma plataforma ou aplicativo, essas duas demandas se encontrem e gerem benefícios para ambos. Um exemplo corriqueiro nas grandes cidades, atualmente, são as bicicletas de empresas alugadas por períodos curtos. Você não precisa mais ter uma bicicleta para se deslocar por trechos pequenos e depois mantê-la na garagem parada por muito tempo. Basta alugar por alguns minutos essas bikes. Além de ser um meio de transporte não poluente, você não tem o custo da compra de uma bicicleta. Já as empresas que alugam essas bikes ganham um novo meio de publicizar os seus serviços, além de associar as suas marcas à sustentabilidade.
Ou seja, é uma estratégia de branding inteligente para as grandes marcas estarem dentro desse comércio colaborativo, já que os benefícios são inúmeros e uma das maiores vantagens é a diminuição de custos, como você verá a seguir.
As dark kitchens e a economia compartilhada. Saiba como elas podem ajudar o seu negócio.
As dark kitchens ou cozinhas fantasmas como as da Kitchen Central, nasceram dessa lógica da economia compartilhada, e são ótimas aliadas para o crescimento rápido do seu negócio. Elas estão posicionadas em locais estratégicos das grandes cidades, de forma que o acesso e o tempo de entrega sejam os menores possíveis.
Já abordamos as vantagens delas em outros posts do blog, como esse aqui: Dark kitchen: entenda o que são as cozinhas fantasmas e como elas estão moldando o mercado de delivery no mundo. Mas a proposta é simples: oferecer um espaço adequado ao perfil da sua empresa de maneira simples e sem burocracia. Isso poupa seu tempo e dinheiro, gerando uma vantagem competitiva sem precedentes dentro do mercado de food service.
Essa agilidade e flexibilidade podem ser fundamentais para donos de restaurantes que visam escalar seus negócios de maneira sustentável, facilitando a entrada em praças novas sem muito esforço de implementação, como o investimento em obras, contratos complicados e compra de todo o mobiliário.
Vantagens que chegaram com a economia compartilhada
Redução de custos
Por conta dos bens serem compartilhados, os custos são diluídos entre os usuários dos mesmos. Quanto mais gente utilizar o mesmo “bem”, melhor para todos.
Sustentabilidade
Como a necessidade de produzir ou construir novos espaços e produtos é reduzida, não é necessária a utilização de mais recursos naturais na manufatura desses bens. Em relação aos transportes compartilhados, significa que quanto mais pessoas utilizarem esses serviços, menos carros teremos nas ruas, o que contribui para termos menos emissão de carbono para poluir o planeta.
Uso racional dos recursos
O tempo ocioso do bem é “vendido”, dessa forma gera-se renda com o recurso que poderia estar simplesmente parado, depreciando ao longo do tempo. Faz a economia girar de maneira inteligente ao unir necessidades complementares.
Investimento mais baixo
O recurso já está disponível, não é necessário construí-lo ou comprá-lo. Você paga por uma fração de tempo para utilizá-lo. Se não utilizar, não tem o ônus de manter aquele bem.
Sobre a Kitchen Central
A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas industriais e pontos de vendas inteligentes com unidades em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.
Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades.
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