Em um restaurante, existe a necessidade de a equipe contar com estratégias que contribuam para aumentar as vendas e garantir bons resultados. Entre as ações que podem ser adotadas pelo empreendimento, o cupom de desconto tem destaque.
Porém, é preciso entender quando ele é útil para sua cozinha comercial, como deve ser a divulgação e quais são as ocasiões em que ele pode ser aplicado.
Pensando nisso, elaboramos este material para que você tire as dúvidas sobre o tema. Continue a leitura e saiba mais!
O que é e quais são as vantagens do cupom de desconto?
Cupom de desconto nada mais é do que a estratégia de oferecer algum benefício aos seus clientes. Por essa razão, para que ele, de fato, traga bons resultados para o restaurante, é preciso oferecer vantagens reais para o seu público. A seguir, selecionamos alguns dos ganhos que seu negócio terá ao implementá-lo.
Alavanca as vendas
O restaurante que se destaca é aquele que estabelece metas anuais e as desdobra para as metas mensais. Dessa forma, a equipe terá um maior foco, conseguirá entender quando as estratégias estão surtindo efeito e terá a oportunidade de realizar adaptações nas ações sempre que houver necessidade.
Nesse sentido, o cupom de desconto destaca-se como uma alavancagem para as vendas. Quando é oferecido um benefício interessante ao cliente, ele vai optar pelo seu estabelecimento em vez de pedir no concorrente. O restaurante tem a oportunidade, ainda, de alavancar o ticket médio, justamente porque a pessoa pode ser incentivada a adquirir mais de um produto para poder usufruir dos cupons.
Reduz a taxa de desistência
Principalmente no delivery, um dos principais gargalos na rotina do negócio é a taxa de desistência. Para reduzir esse problema, o indicado é que a empresa ofereça informações claras sobre os pratos vendidos, tenha boas fotos que ilustrem os itens e, também, traga diferenciais aos clientes. Ao oferecer o cupom de desconto, clientes serão motivados a prosseguir com a compra, contribuindo para os resultados da empresa.
Atrai novos clientes
Quem deseja atrair novos clientes para o restaurante, além de contar com uma boa presença online, precisa contar com uma boa divulgação do negócio e trazer atrativos que estimulem as pessoas a optarem pelo seu negócio — e também se preocupar com a qualidade dos produtos e do atendimento.
Quando a empresa decide oferecer cupom de desconto, consequentemente, pessoas que ainda não conheciam os seus serviços sentir-se-ão interessadas em realizar a primeira compra, contribuindo para que o estabelecimento atinja novos públicos.
Fideliza clientes
Fidelizar clientes traz muitos diferenciais para o seu estabelecimento. Essas pessoas tendem a fazer propaganda de seu restaurante gratuitamente, estimulando o marketing boca a boca. Essa estratégia agrega, ainda, valor à sua marca, bem como permite perceber padrões de compras de seus clientes — orientando ações futuras.
O público que ganha diferenciais de uma empresa ao realizar alguma compra vai retornar para adquirir e experimentar outros produtos, permitindo que o seu espaço usufrua dos benefícios já apresentados.
Gerencia o estoque
Evitar desperdícios deve ser uma prioridade dos restaurantes, tanto por questões sociais, quanto por econômicas. Dessa forma, o cupom de desconto pode trabalhar como um importante aliado para o gerenciamento de estoque. Sempre que o negócio identificar que há uma demanda baixa em determinados itens e existe a necessidade de reduzir a quantidade disponível de itens, basta oferecer descontos mais expressivos para esses pratos.
Quando disponibilizar o cupom de desconto?
Agora que você já conhece alguns dos principais diferenciais em disponibilizar cupom de desconto, chegou o momento de entendermos quais são as ocasiões que a empresa poderá oferecê-lo. Veja!
Primeira compra
Conforme vimos, a atração de novos clientes é um dos diferenciais de oferecer cupom de desconto. Nesse sentido, eles podem ser utilizados em uma primeira compra. Para viabilizar esse processo, o restaurante deve oferecer a opção de realizar cadastro em seus canais. Assim, há um controle por CPF de quais pessoas de fato estão solicitando um pedido pela primeira vez.
Entre os ganhos de adotar por essa estratégia, destacamos:
- possibilidade de pessoas escolherem pelo seu espaço e se tornarem clientes fiéis;
- chances de os novos clientes indicarem a empresa para amigos e familiares;
- aumento das vendas em período de baixo fluxo.
Exemplo de cupom:
- benefício: 20% de desconto;
- regra: válido para a primeira compra.
Tempo ocioso
Principalmente, quem trabalha com vendas delivery percebe que existem horários em que grande parte da equipe passa por um período ocioso. À noite, por exemplo, o horário de pico costuma ficar entre 20h e 22h, enquanto, no horário do almoço, entre 11h e 13h.
Para mudar esse quadro e contribuir para que as vendas ocorram durante todo o turno, utilizar cupons de desconto em horários específicos contribuirá para que as pessoas peçam além daqueles momentos de grande fluxo, possibilitando que a empresa aumente seu faturamento. Além disso, é mais uma possibilidade de atrair novos clientes, visto que há pessoas que consomem produtos em outros períodos.
Exemplo de cupom:
- benefício: na compra de um item, leve outro;
- regra: válido entre 13h e 14h e entre 18h e 20h.
Poucos entregadores disponíveis
Nos horários de pico, a empresa pode passar pelo problema de contar com poucos motoboys disponíveis. Esse é um gargalo que gera a insatisfação de clientes, visto que o prazo de entrega estipulado pode não ser cumprido. Consequentemente, esse gargalo gera reclamação nas redes sociais, prejudicando a imagem da empresa perante o público.
Para solucionar essa questão, uma boa estratégia é oferecer cupons de descontos para retirada no local. Dessa forma, clientes que solicitam o delivery vão se deslocar até a sua loja para poder usufruir desse benefício, reduzindo a carga de trabalho de sua equipe de entrega.
Exemplo de cupom:
- benefício: 20% de desconto;
- regra: cupom válido apenas para retiradas no local.
Feriados e finais de semana
Em determinadas cidades, há uma redução significativa no fluxo de atividades em feriados, datas comemorativas e finais de semana. Por não serem turísticas, as pessoas se deslocam para outras regiões, o que dificulta as estratégias dos restaurantes.
Por essa razão, o indicado é que se ofereça benefícios e diferenciais aos seus clientes que fizerem as compras. Além de possibilitar que haja um movimento constante durante toda a semana, o estabelecimento garantirá que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas com facilidade.
Exemplo de cupom:
- benefício: R$ 10 para compras acima de R$ 25;
- regra: válido entre 18h e 23h de sábado.
Compra de determinados produtos
Conforme abordamos, os cupons trazem diferenciais para o gerenciamento de estoque. Dessa forma, eles podem ser destinados, exclusivamente, para alguns produtos considerados prioridades pela sua equipe. Além disso, sempre que houver lançamento de novos pratos em seu negócio, há a oportunidade de destinar um diferencial para que as pessoas se interessem em consumi-lo.
Exemplo de cupom:
- benefício: 35% de desconto para pizza de presunto parma;
- regra 1: regra válida apenas para tamanho G;
- regra 2: pedido mínimo de R$ 50.
Como definir uma boa estratégia para o cupom de desconto?
A seguir, explicamos de forma breve como a sua equipe pode definir uma boa estratégia para adotar o cupom de desconto no negócio. Confira!
Conheça o seu cliente
Muitas vezes, empresas cometem o erro de replicar estratégias de outros estabelecimentos em seu restaurante, sem antes fazer uma pesquisa detalhada sobre o seu cliente. Ao contar com um conhecimento sobre o seu público, o estabelecimento tem a possibilidade de personalizar diferentes campanhas, trazer melhorias para o atendimento, bem como utilizar soluções que facilitem o relacionamento com o cliente como um todo.
Por essa razão, faça, constantemente, pesquisas com o seu público, entenda quais são os tópicos que eles consideram como diferenciais no momento de optar por uma compra e peça um feedback sobre as estratégias adotadas até então.
Entre as vantagens que isso traz para o restaurante, destacamos:
- melhorar produtos e serviços;
- implementar cupons de desconto que, de fato, sejam atrativos para essas pessoas;
- criar embaixadores da marca;
- ter mais informações para as tomadas de decisão, entre outros.
Analise a viabilidade do cupom de desconto
Independentemente de qual seja a estratégia adotada pelo seu restaurante, inicialmente, é preciso entender a viabilidade de adotá-la na empresa. Avalie se a equipe está preparada para um aumento de demanda, se há estoque suficiente para que a promoção siga no período pré-estabelecido, além de garantir que todos os canais tenham a atenção especial de seu atendimento para que nenhuma pessoa fique sem resposta.
Não se esqueça de analisar se o negócio, de fato, terá lucro com o desconto oferecido. De nada adianta ter um aumento de vendas se os resultados na ponta do lápis estiverem abaixo do esperado.
Defina as principais regras do cupom de desconto
Conforme vimos, são muitas as alternativas para o seu restaurante oferecer o cupom de desconto. Ao definir quais serão as regras, o mais indicado é entender quais são os gaps enfrentados atualmente pelo seu empreendimento. Exemplo: se as vendas online estão abaixo do esperado, ele pode ser válido apenas para os pedidos de delivery, ou retirar a taxa de entrega para a região de atuação.
Outras regras que devem ser entendidas é se o valor será fixo (R$ 5, R$ 10), se terá valor mínimo, se será percentual etc. Independentemente de quais sejam as escolhas do estabelecimento, é fundamental que todas as normas estejam claras para o cliente. Caso contrário, pode gerar insatisfação, reduzindo as chances de sucesso da campanha.
Utilize aplicativos
Aplicativos podem facilitar a aplicação de cupom de desconto por parte do cliente. Além disso, eles proporcionam fácil gerenciamento para estabelecimento, agilidade com a logística de entrega e maior visibilidade para a empresa.
Como fazer a divulgação do cupom de desconto?
Com o objetivo de que todos os diferenciais apresentados sejam usufruídos pelo seu estabelecimento, é preciso contar com boas estratégias de marketing para atrair clientes. Confira algumas dicas!
Ofereça um site elegante com todas as informações disponíveis
Conforme vimos, é preciso oferecer ao cliente todas as informações necessárias para que ele possa usufruir dos diferenciais dos cupons de desconto. Por essa razão, além de os dados estarem disponíveis para consulta em seu site, também é indicado que ele tenha uma aparência elegante e de fácil navegação.
Divulgue nas redes sociais
Se o seu restaurante não tem presença digital, é um sinal de que está perdendo importantes oportunidades de alcançar mais pessoas. Por meio delas, o seu negócio tem a possibilidade de fazer uma comunicação instantânea ao seu público, além de utilizar o engajamento a favor de novas estratégias.
Nos stories do Instagram, por exemplo, a equipe pode disponibilizar uma caixinha de perguntas para que as pessoas deixem sugestões de promoções de restaurantes que chamam a sua atenção, bem como abordar quais são os seus produtos preferidos que gostariam de ver nessa campanha. Ou seja, é uma importante chance de você conhecer os seus clientes e verificar quais são as ações que mais surtem efeito.
No Facebook, a empresa pode estimular o compartilhamento das postagens, oferecendo, inclusive, um diferencial para o cliente que realizar a ação. Esses são apenas alguns dos exemplos que contribuirão para que o seu negócio seja visto por mais pessoas e melhore os resultados!
Dedique atenção à identidade visual
Independentemente de qual seja a estratégia adotada pela sua empresa, preocupe-se com a identidade visual. É ela que vai possibilitar ao seu público identificar de forma prática e fácil o seu negócio, gerando identificação em diferentes canais. Além disso, vai passar credibilidade aos seus clientes de que é uma campanha séria, bem como vai diferenciá-lo dos concorrentes.
Neste conteúdo, você pôde entender o que é o cupom de desconto, qual é a importância de oferecê-lo no restaurante e quais são as principais dicas para adotá-lo em uma empresa. Para que todo esse processo seja bem-sucedido, o ideal é contar com um bom planejamento e também analisar quais foram os resultados gerados. Assim, a equipe pode aperfeiçoar pontos que deixaram a desejar e potencializar aqueles positivos.
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