Como aumentar as vendas do meu restaurante e torná-lo mais rentável?

Em seu dia a dia, certamente, já se deparou com o seguinte questionamento: como aumentar as vendas do meu restaurante e torná-lo mais rentável? Entre os desafios enfrentados pelos estabelecimentos, destacamos, especialmente, a busca por fornecedores de qualidade, que garantam o fluxo de atividades do negócio, a observação de novas oportunidades e a atenção às mudanças ocorridas no setor alimentício, além de se associar a outras empresas em busca de parcerias que tragam ganhos a ambas as partes.

Por essa razão, buscar estratégias que aumentem as vendas do restaurante e, ao mesmo tempo, garantam a satisfação dos clientes deve ser uma das prioridades da equipe. Pensando nisso, elaboramos este material com algumas dicas para a sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Crie programas de fidelização

Programas de fidelização contribuem significativamente para que as pessoas se interessem em retornar ao seu negócio para adquirir outros produtos. Trata-se de uma estratégia que incentiva continuamente o público a repetir o negócio, oferecendo recompensas aos clientes.

Entre as principais vantagens trazidas por essa ação, destacamos:

  • retenção de clientes;
  • maior engajamento das pessoas com o negócio;
  • possibilidade de identificar quem são os melhores clientes para a empresa;
  • redução de custos para captar novas pessoas para o seu negócio;
  • melhor conhecimento sobre os hábitos de seus clientes, entre outros.

Para isso, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro deles é definir as regras de seu programa de fidelidade. Exemplo: na compra de 5 pratos no restaurante, ganhe 1 de brinde de até R$ 25. Ou seja, além de definir a quantidade de vezes que a pessoa deve adquirir para estar apta à recompensa, também é preciso deixar claro qual será o brinde oferecido.

Com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, escolha um nome criativo para esse projeto. Por fim, capriche na divulgação, tanto no espaço físico quanto em suas redes sociais.

Proporcione uma boa experiência

Trazer melhorias para a experiência do cliente no restaurante envolve um conjunto de estratégias. Inicialmente, preocupe-se em criar um ambiente adequado para essas pessoas, de modo que elas estejam confortáveis e, em simultâneo, satisfeitas com o atendimento oferecido. Busque por inovação para aumentar as interações realizadas entre o estabelecimento e o cliente, tanto presencialmente quanto pelo sistema delivery.

Não deixe de ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o seu espaço: por meio do feedback dessas pessoas, há a oportunidade de aperfeiçoar pontos que precisam de melhorias e potencializar aqueles considerados positivos. Assim, a empresa garante competitividade no mercado, aumentando as vendas e proporcionando o marketing boca a boca (quando os próprios clientes indicam seus produtos e serviços).

Capriche no atendimento

Quando o seu restaurante oferece um bom atendimento, além de garantir a fidelização dos clientes, contribui para trazer mais credibilidade no mercado, bem como há uma redução significativa de custos com investimento em marketing.

Visando ao alcance desse objetivo, é preciso contar com um bom planejamento de suas vendas. Exemplo: suponhamos que foi elaborada uma promoção atrativa para o seu público, e a demanda aumentou consideravelmente. Existe a necessidade de a gestão prever esse aumento, pois serão exigidos mais profissionais para que o atendimento mantenha a qualidade (seja presencial, seja no delivery).

Além disso, foque em um atendimento personalizado, entendendo quais são os interesses de seu público para elaborar ações voltadas especificamente para as necessidades de seu cliente. Utilize, ainda, a internet a seu favor: um bom atendimento também significa estar presente nas redes sociais e responder às solicitações de seu público, as dúvidas apresentadas e questionamentos de melhorias.

Por falar nesses questionamentos, sempre os considere para implementar mudanças em sua gestão. Dessa forma, outras pessoas que também tenham identificado esses problemas ficarão satisfeitas em um contato futuro.

Desperte a curiosidade de seus clientes

Sempre que for realizar alguma ação, no momento da divulgação, o ideal é deixar seus clientes curiosos sobre a estratégia que está criando. Para isso, recomendamos fazer uma espécie de “teaser” em suas redes sociais. Trata-se de um recurso da publicidade utilizado para atrair a atenção para novos produtos, mas que pode ser adaptado para diferentes ações de seu estabelecimento.

Como elaborar um teaser que, de fato, desperte a atenção de seu público? Basta seguir alguns passos simples:

  • produza um material que, de fato, seja impactante e chame a atenção de seu público;
  • introduza a sua estratégia, explicando um pouco do que se trata e o que a pessoa pode esperar daquela ação;
  • crie expectativas em relação ao projeto;
  • crie um chamado para o cliente entender quando ficará sabendo da novidade.

Ao desenvolver um comunicado como esse de qualidade, naturalmente, vai aumentar o interesse pelos produtos do restaurante, estimular o engajamento das pessoas em relação ao seu negócio, além de atrair visitantes para sites ou demais canais de divulgação do estabelecimento.

Busque uma equipe especializada para vender online

Principalmente nos últimos meses, as vendas online e o delivery destacaram-se de forma muito positiva. Se você já trabalha nesse ramo, certamente se deparou com uma crescente no número de pedidos. Por essa razão, é preciso buscar por equipes que contribuam para otimizar esse sistema, de modo que a operação seja eficiente, sem a necessidade de a sua equipe operar em diferentes sites, aplicativos e aparelhos.

Dessa forma, a única preocupação que o estabelecimento terá será em focar na qualidade dos produtos, de modo que garanta a satisfação dos clientes e, consequentemente, a retenção e fidelização. Dessa forma, a empresa não apenas aumentará as entregas, como também garantirá ao cliente preços mais baixos e operará com uma equipe de delivery mais enxuta — sem perder a qualidade do atendimento e dos serviços.

“Como aumentar as vendas do meu restaurante” é uma pergunta importante a ser feita continuamente pelo seu negócio, uma vez que vai impactar diretamente nos resultados da empresa e na possibilidade de novos investimentos. Porém, elaborar todas essas estratégias sem parcerias ou sem fornecedores especializados no assunto pode ser um desafio grande para os estabelecimentos.

Por essa razão, convidamos você a conhecer a Kitchen Central, conversar com a nossa equipe e entender como podemos auxiliá-lo a crescer e se destacar no mercado. Até a próxima!


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