outubro 10, 2022

Como ter uma cozinha eficiente no restaurante?

A organização no ambiente de trabalho é fundamental. E, quando estamos falando sobre um restaurante — inclusive os que trabalham na modalidade de delivery —, isso se torna ainda mais importante. Afinal, qualquer probleminha nesse quesito pode atrapalhar todo o cardápio e deixar os clientes esperando.

Por isso, se você tem um estabelecimento do ramo alimentício e a experiência do cliente é a sua prioridade, é fundamental que seu foco esteja em organizar uma cozinha comercial eficiente no restaurante e garantir mais oportunidades comerciais.

No entanto, sabemos que nem sempre isso é uma tarefa fácil, já que a organização depende de uma série de fatores. Confira, então, algumas dicas para tornar isso mais simples e fazer com que o trabalho em seu negócio flua com muito mais eficiência e naturalidade, além de saber quais são os erros que podem dificultar a sua vida no trabalho. Boa leitura!

Quais são os erros mais comumente cometidos na cozinha?

Primeiro, falaremos sobre os erros que, quando cometidos em um restaurante, podem atrasar todo o fluxo de trabalho e prejudicar a rotina da equipe — e, claro, dos clientes também. Confira!

Falta de planejamento na estrutura

O ambiente de trabalho de uma cozinha deve ser equipado para atender não só às necessidades do cliente, mas também àquilo que os cozinheiros e toda a equipe precisam para trabalhar adequadamente. Por isso, fique de olho e veja se eles têm tudo que precisam!

Falta de limpeza

A ausência de limpeza no ambiente de trabalho é um dos mais graves problemas encontrados em uma cozinha. Além de trazer problemas com a clientela, esse tipo de realidade prejudica o trabalho de toda a equipe, que se vê dividida entre organizar e cuidar dos pedidos feitos pelos clientes.

Ausência de comunicação interna

A delegação de tarefas e a comunicação entre membros de diferentes funções da equipe é essencial. Isso deve fazer parte de um bom treinamento para evitar problemas e garantir a satisfação do cliente, desde o comecinho da preparação das refeições.

Falta de um sistema de divisão de tarefas

Novamente, não podemos deixar de mencionar a importância da delegação de tarefas. Se todos fazem a mesma coisa (ou até mesmo, se não sabem o que fazer), a cozinha vira um caos generalizado, e os pratos simplesmente não saem. Por isso, treine seu pessoal e determine um líder para conduzir essa grande orquestra!

Desorganização dos ingredientes

Não saber onde estão as coisas é algo que atrasa bastante qualquer tipo de serviço, e na cozinha isso não é diferente. Tenha um cuidado extra com a organização de seus ingredientes e estimule a preocupação de toda a equipe com esse fator.

Problemas no estoque

Além da desorganização dos ingredientes, outro problema que pode realmente acabar com um dia de serviço é a existência de problemas no estoque. Faça um controle tecnológico desse fator e evite contratempos que podem ser bem sérios e desagradáveis, gerando tensão na cozinha e fazendo com que o ambiente de trabalho deixe de ser positivo

Como ter uma cozinha eficiente?

Agora que já sabemos quais são os erros mais comuns, é hora de conhecer algumas maneiras de evitá-los. Vamos lá?

Faça um bom treinamento da equipe

Um treinamento eficiente da equipe é fundamental para que tudo corra bem. Afinal, assim, além de pratos padronizados e um serviço de primeira, você poderá contar com agilidade e qualidade em tudo que o seu estabelecimento entrega.

Um bom exemplo da importância do treinamento é a delegação de tarefas. Uma cozinha organizada e com profissionais que respeitem a hierarquia do local demonstra toda a sua eficiência em cada prato que sai para a entrega.

Cuide do estoque

O cuidado com o estoque é algo que não pode, em hipótese alguma, ser deixado de lado. Um simples ingrediente que estiver faltando pode gerar um verdadeiro caos na cozinha. Sendo assim, é indicado que esse controle seja feito com o auxílio da tecnologia e verificado antes do começo de cada dia de serviço.

Um estoque bem cuidado também evitará desperdícios em sua cozinha, tanto de produtos quanto de dinheiro. Nesse ponto, os fornecedores também são fundamentais. E, claro, tudo isso fará com que todos trabalhem sob menos pressão e com muito mais prazer, aumentando o engajamento!

Pense bem em seu cardápio

Um cardápio bem pensado não é aquele que conta com mais receitas mirabolantes, e, sim, um que mistura a satisfação do cliente (ou seja, refeições que saem bastante e trazem a sua marca pessoal, mas sem exagerar) e a facilidade de sua execução pela cozinha.

Por isso, estude bem o cardápio, considerando as demandas de seu público-alvo e, claro, a possibilidade de realização de cada refeição por parte do pessoal da cozinha. Esse tipo de decisão não deve ser tomada apenas pelo gestor, mas em conjunto com toda a equipe.

Organize o ambiente

O ambiente de trabalho deve ser organizado para garantir as melhores possibilidades de trabalho para toda a equipe. Tenha um cuidado extra com a organização do local e instrua seus colaboradores a mantê-la sempre dentro dos padrões!

Além disso, forneça a eles a infraestrutura necessária para trabalhar de maneira organizada. Tenha as ferramentas de que eles precisam, o espaço adequado e fique atento a outros fatores relacionados a isso, para manter a qualidade de seu serviço!

Busque as principais tendências

Está interessado em ter um restaurante do futuro? Então, é hora de se preocupar, também, com as tendências e ficar sempre de olho naquilo que está sendo feito nas principais cozinhas do mundo.

Um dos conceitos mais bacanas é o de dark kitchen, mas, independentemente do que você escolha seguir, tenha em mente que trazer inovações é um grande diferencial competitivo para atrair a clientela, mas também tende a facilitar a sua vida e deixar a sua cozinha muito mais eficiente.

Gostou de conhecer essas dicas para ter uma cozinha eficiente? Então, agora é com você! Coloque-as em prática e prepare-se para ter um estabelecimento que preza pela satisfação do cliente e que é uma referência quando o assunto é a entrega de refeições de altíssima qualidade.

Para saber mais sobre o assunto e conhecer os diferenciais da Kitchen Central, acesse o nosso site! Trabalhamos com o auxílio na elaboração de estratégias que colocarão o seu restaurante em destaque frente à concorrência. Venha conferir as nossas soluções!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.