Você quer aumentar o faturamento do seu restaurante? Bem, para isso, é importante que a gestão do negócio seja profissional e acompanhe as principais métricas para delivery. É com elas que você poderá saber como melhorar os serviços, vender mais e aumentar os lucros do negócio.
Para ter uma relação mais próxima com os clientes, o acompanhamento da sua cozinha para delivery deve ser periódico. Assim, fica mais fácil corrigir erros e apostar nas estratégias que estão dando certo.
Quer saber quais são os principais indicadores? Então, veja agora em que dados você deve ficar de olho. Confira!
Principais métricas para delivery
Você tem o costume de acompanhar os diversos dados de delivery da sua empresa? Se ainda não tem, está na hora de começar. São essas as informações que ajudarão você a melhorar seus resultados e a otimizar a experiência do consumidor. Veja agora alguns indicadores que você deve analisar sempre.
Reclamações
Quem trabalha com delivery sabe que as reclamações são inevitáveis. Entretanto, é fundamental acompanhar a quantidade e a variação delas. No caso de um crescimento repentino, é importante que a empresa fique de olho. Será que há erros na execução dos pratos, no prazo para entrega ou mesmo durante o trajeto? Então, fique atento ao indicador para ter um norte sobre qual caminho seguir.
Se você tiver acesso aos motivos da reclamação, trabalhe ao máximo para resolver os problemas. Caso tenha um canal de comunicação com o cliente que apontou a dificuldade, mostre o que a empresa já está fazendo e, dependendo do caso, dê brindes para que a pessoa veja que o problema não se repetirá mais.
Uma das opções que o restaurante têm é trabalhar com bonificações para os funcionários caso esse número diminua. Com isso, a equipe pode ficar mais engajada e as reclamações vão diminuir.
Conversão a partir da página do restaurante
Se você tem uma página nos aplicativos, é importante verificar quantas são as pessoas que entram no seu cardápio online e quantas delas realizam o pedido. Caso a proporção seja baixa, você precisará deixar seu cardápio mais enxuto, mais simples para o usuário e com fotos mais atrativas.
Outro possibilidade, por exemplo, pode ser a taxa de entrega alta demais. Se o consumidor ficar na dúvida, a tendência é que ele saia do seu cardápio e escolha outra opção dentre as milhares de possibilidades nos aplicativos.
Entrega atrasadas
Quem nunca teve um pedido atrasado? Você sabe como é ruim esperar. Em alguns casos, as pessoas têm hora para sair de casa e o atraso atrapalha todo o planejamento pessoal. Em outros, os clientes ficam impacientes, o que diminui até mesmo a degustação dos pratos. Assim, a chance daquela pessoa realizar um novo pedido no futuro é menor.
Otimize os processos na sua cozinha comercial e diminua o tempo de preparo dos seus pratos. Ter um cardápio mais enxuto também vai simplificar a produção e facilitar a vida da sua equipe, evitando atrasos.
O delivery já estava em pleno crescimento antes da pandemia de coronavírus. Depois dela, os restaurantes deverão investir ainda mais nessa estratégia, já que ainda mais pessoas experimentarão os benefícios desse serviço. Sairão na frente as empresas que têm gestão mais profissional e monitoram as melhores métricas para delivery. Elas conseguirão agir mais rapidamente e aumentar o número de clientes.
Seu restaurante acompanha as métricas? O que você faz com os resultados? Comente agora mesmo neste post e compartilhe sua experiência conosco!