As vendas de delivery estão muito presentes no dia a dia, agora mais do que nunca. Isso se deve não apenas ao momento de pandemia do novo coronavírus, mas também às vantagens oferecidas para os clientes, como segurança, praticidade, comodidade e custo. Assim, aumentar as vendas desse tipo no restaurante sem inflar os gastos é realmente um desafio para o negócio do setor de alimentação.
Sem contar que a concorrência se torna cada vez maior, por isso manter e criar um diferencial deixa de ser opcional e se transforma em uma estratégia de sobrevivência. Mas a boa notícia é que é possível ter boas vendas e mais rentabilidade sem reduzir a margem de lucro.
Se você deseja saber como aumentar as vendas de delivery, não perca o nosso post. Boa leitura!
1. Analise a concorrência
O primeiro passo para aumentar as vendas do delivery é entender quem são seus concorrentes no mercado. Os competidores diretos são aqueles que oferecem os mesmos produtos que você e os indiretos proporcionam alimentos que, embora não sejam idênticos aos seus, satisfazem as mesmas necessidades dos clientes.
Por isso, destaque as empresas próximas do seu restaurante ou que usam uma estratégia parecida para a atração de consumidores. Lembre-se de que o mercado de delivery é dominado por negócios com muita história, portanto é fundamental conhecê-los para ter a noção exata de onde você pode atuar e o que deve ser feito para ganhar destaque.
2. Desenvolva uma estratégia de fidelização
O grande aumento da quantidade de pedidos no delivery não ocorre de um dia para o outro. Assim, é fundamental estimular o cliente para que ele faça não só o primeiro, mas vários outros pedidos. A receita básica para fidelizar os consumidores é: experiência única e comida de qualidade fora e dentro do restaurante.
Portanto, preocupe-se com toda a jornada dos clientes — desde quando fazem o pedido pelo WhatsApp, site ou telefone até o momento de receberem os produtos. Tudo isso faz parte da experiência e o resultado será a boa satisfação. Engana-se quem acha que as pessoas só querem preços mais baixos.
A realidade é que o consumidor não se importa em pagar um pouquinho mais caro se souber que será bem atendido e poderá receber aquilo que realmente comprou. Para isso, invista em um benefício exclusivo e incentive os pedidos. Cashback, bônus, desconto, brindes, frete grátis ou uma sobremesa como cortesia são alternativas estratégicas que fidelizam os clientes.
3. Facilite os pedidos
Se você quer alavancar as vendas, é necessário facilitar os pedidos. Oferecer um meio de contato ou ferramenta que deixe o acesso ao pagamento, pedido e cardápio mais prático é muito importante. Uma boa dica nesse caso é não ficar preso a apenas um canal.
Isso significa que, se o seu restaurante tem somente um número de telefone para as vendas, deve-se pensar em outras maneiras de divulgação. Nem sempre o cliente vai aguardar na linha com paciência e o pior é que, entre a linha ocupada e a nova tentativa, você certamente perderá o pedido para a concorrência.
Para reverter essa situação, tente diversificar os canais de venda e divulgação. Deixe sua equipe preparada e à disposição para receber os pedidos e tirar as dúvidas dos clientes. Se ainda não usa, adote um canal digital que tenda a ser mais barato, efetivo e simples.
4. Use embalagens diferenciadas
As embalagens para delivery são fundamentais no momento de venda e consumo. Mais do que apenas transportar e armazenar, a atenção com o cliente, o cuidado com o meio ambiente e a beleza são fatores que influenciam no momento da compra.
Uma embalagem simples, sem personalização e que ainda usa materiais como plástico ou isopor não ajuda na fidelização do consumidor. Isso porque ela não agregará para uma experiência diferente, que faça a pessoa se lembrar da empresa e muito menos indicá-la aos amigos ou dar feedbacks positivos.
Uma embalagem personalizada, que traga frases positivas e seja feita com material que pense no lixo gerado, possibilita firmar o vínculo com clientes e transmitir profissionalismo. Isso é fundamental porque bons pacotes atraem a atenção, incentivam o consumo e fortalecem a marca.
5. Esteja presente nas redes sociais
Para criar uma comunicação eficaz com os consumidores, é fundamental usar as redes sociais. Assim, estabeleça sua persona, conheça o público e se torne um referencial para que o cliente encontre informações relevantes sobre seus produtos e o restaurante. Como existem várias mídias sociais disponíveis, é necessário compreender qual faz mais sentido para o negócio no momento de divulgar e oferecer seus pratos.
Uma dica é apostar no Instagram e Facebook, que apresentam um grande número de usuários. Com eles você pode usar todas as ferramentas disponíveis, como compartilhar o cardápio, se comunicar por meio dos stories, abordar a vantagem que oferece em relação à concorrência, entre outras.
Também é possível criar um vídeo mostrando o preparo de cada refeição, o que será benéfico para engajar os clientes.
6. Estruture o sistema interno
Não adianta estar em todos os apps de entrega e nas redes sociais se você não estrutura sua equipe para um bom e eficiente atendimento. É fundamental estabelecer por onde os pedidos serão aceitos, sem deixar o cliente se perguntando se a sua solicitação foi passada para os funcionários ou não.
Caso o restaurante aceite pedidos somente por aplicativo, é muito importante explicar essa orientação nas redes sociais. Além disso, se for possível, tenha alguém sempre de prontidão para responder aos comentários e às mensagens privadas sobre dúvidas, inclusive os elogios e as críticas. Assim, uma boa dica é incluir no plano de negócio apenas alguns canais.
Agora que você já sabe como aumentar as vendas de delivery, lembre-se de divulgar o seu restaurante por meio das mídias sociais para multiplicar o número de pedidos. Além disso, o uso de cozinhas comerciais inteligentes, como a Kitchen Central, pode otimizar o tempo de preparação dos pedidos e garantir uma maior satisfação dos consumidores, melhorando os resultados.
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