É praticamente impossível falarmos, hoje, sobre um delivery e não pensarmos em tecnologia. Se outrora esse tipo de serviço era feito exclusivamente com o uso do telefone, atualmente, ele envolve uma série de tecnologias que, juntas, fazem com que tudo flua melhor e o atendimento seja muito mais eficiente.
É justamente sobre as tecnologias para delivery que falaremos hoje! É importante conhecermos boa parte delas para que possamos escolher as que mais se adaptam ao nosso dia a dia em um empreendimento. Afinal, conhecimento nunca é demais!
Então, sem mais delongas, continue a leitura para descobrir quais são as principais tecnologias para delivery, como elas funcionam e como podem melhorar consideravelmente o lucro, a satisfação do cliente e a produtividade em seu restaurante. Vamos lá? Esperamos que goste do artigo!
Qual é a importância do uso da tecnologia para delivery?
Os serviços de entrega com pedidos surgiram há alguns anos no Brasil e foram se popularizando cada vez mais. Afinal, quem nunca pediu uma pizza em um sábado à noite com a família?
No entanto, as demandas aumentaram, a população cresceu, e a organização do setor tornou-se insustentável com a utilização dos recursos limitados que nos eram disponíveis.
Por isso, se você busca otimização para delivery, é impossível deixar de pensar no uso da tecnologia. Ela fez parte de uma verdadeira revolução no setor, melhorando não apenas o dia a dia de trabalho de entregadores, cozinheiros e demais profissionais, mas também do cliente final que aguarda o seu pedido o mais rápido possível.
Dessa forma, a inclusão de novas tecnologias no delivery fez com que o setor crescesse consideravelmente, chegando a locais que não tinha acesso anteriormente e permitindo que muito mais pessoas empreendessem nesse segmento que não para de crescer!
Como essa estratégia ajuda na otimização dos serviços?
Agora, veremos, na prática, como a implementação da tecnologia em seu dia a dia pode ajudá-lo a ter um delivery de sucesso. Tudo pronto? Então, confira algumas razões!
Traz mais produtividade para o dia a dia de trabalho
Quem não quer um cotidiano mais produtivo no trabalho? Com a tecnologia, é possível destinar a energia ao que realmente importa, concentrando suas forças em tarefas que não podem ser substituídas por ferramentas tecnológicas. Isso gera muito mais foco e organização em toda a equipe!
Melhora o clima organizacional
O clima do ambiente de trabalho também é consideravelmente melhorado com a inserção da tecnologia no dia a dia profissional. A razão é bem simples: pessoas menos atarefadas, com tarefas realmente delegadas e mais descansadas, tendem a se relacionar muito melhor. Sendo assim, é um efeito cascata positivo para todos!
Evita atrasos e problemas variados
Um cliente com o pedido em atraso é um cliente infeliz. E, como bem sabemos, basta um atraso para que toda a equipe fique desestabilizada e comece a cometer erros de naturezas diversas. Com a tecnologia, você consegue controlar melhor os próprios prazos e, até mesmo, ter uma cozinha mais eficiente, o que evita esse tipo de problema.
Faz com que tudo flua melhor
Profissionais felizes e satisfeitos, tarefas no prazo estipulado… isso só pode gerar uma consequência: um trabalho que flui muito melhor para todos! A tecnologia tem o poder de fazer com que o que antes era complicado seja muito mais simples.
Melhora a qualidade do serviço prestado
As consequências citadas anteriormente trazem uma nova conclusão: a melhoria inegável dos serviços prestados em seu restaurante. Com a padronização, o tempo extra e a organização, fica muito mais fácil investir em pratos mais bonitos, chamativos e, claro, saborosos!
Melhora a satisfação do cliente
Tudo isso só pode trazer um efeito: a satisfação de sua clientela! Afinal, quem não gosta de um serviço rápido, otimizado, intuitivo e, ainda por cima, extremamente rico em apresentação e sabor? Quem sai ganhando com isso? Todos os envolvidos, é claro!
Faz com que o seu negócio seja mais respeitado em sua região
Com isso, seu restaurante passa a receber muito mais avaliações positivas e se torna, pouco a pouco, uma referência de sabor e profissionalismo em sua região. Lembrando que estratégias de marketing boca a boca também são essenciais para garantir a captação e retenção de seus clientes.
Quais são as principais tecnologias para delivery?
Conheça, agora, alguns dos principais exemplos de tecnologia que prometem revolucionar o modo como os deliveries funcionam no Brasil. Vamos lá?
1. Rede sociais
A primeira tecnologia indispensável para os deliveries é também uma das mais comumente utilizadas por boa parte da população. Estamos nos referindo, é claro, ao uso das redes sociais, algo que faz parte do dia a dia de muita gente.
As redes sociais são fundamentais não apenas para o investimento em marketing de um restaurante, mas também para a criação de um contato mais próximo com a sua clientela. Assim, além de divulgar seus produtos e promoções, garantir a sua presença digital e mais, você pode interagir com aqueles que fazem com que a sua marca cresça cada dia mais!
2. Aplicativos de mensagens
O atendimento delivery é algo que pode ser feito por muitos métodos, como telefonemas e, até mesmo, pelos próprios aplicativos (sobre os quais falaremos a seguir). No entanto, o uso de aplicativos de mensagens, como o Telegram ou o WhatsApp, também podem ajudar muito na otimização de seus serviços!
Uma vantagem desse tipo de estratégia é a geração de um histórico de sua interação com o cliente, fazendo com que o diálogo seja mais seguro para ambos os lados. Além disso, é uma praticidade e tanto e permite, também, a retenção da clientela por meio da construção de um relacionamento de parceria entre as partes.
3. Aplicativos de entregas
O uso de aplicativos de entregas é uma verdadeira febre nos dias atuais. Em meio à pandemia de covid-19, por exemplo, essa se tornou uma alternativa viável para evitar a ida a supermercados e a exposição das famílias à possibilidade de contaminação pelo vírus. E, a partir daí, surgiu um novo modo de se relacionar com a alimentação!
Aplicativos como o iFood, o UberEats e o Rappi são ótimas opções de tecnologia para delivery. Cada um tem suas particularidades e áreas de cobertura. Por isso, é fundamental que você pesquise bastante as suas alternativas e veja quais são as mais viáveis para o seu negócio. Em nosso blog, você pode encontrar uma série de informações sobre os principais apps!
4. Cardápio digital
O fato de um delivery ser feito de forma remota não quer dizer, de maneira alguma, que a experiência do cliente deve ser inferior ao que é vivenciado em um restaurante ao vivo e a cores. Muito pelo contrário! Um dos objetivos da tecnologia para delivery é garantir essa proximidade.
Por isso, que tal investir em um cardápio digital para o seu negócio? Ele é uma espécie de aplicativo personalizável que carrega informações como o valor dos produtos, além de fotos e informações sobre ingredientes e muito mais. É uma ferramenta indispensável para qualquer restaurante!
5. Automação de marketing
As estratégias de marketing também são indispensáveis para o sucesso de um negócio. Embora contar com uma equipe especializada seja uma ótima pedida, também é possível reduzir o trabalho de todos os envolvidos com a automação dessa área, ou seja, a utilização de recursos tecnológicos voltados à propaganda.
As ações de automação envolvem conceitos complexos, como a captação de leads e a sua organização e mensuração. Também é muito útil para organizar postagens automaticamente e fazer com que as suas páginas nas redes sociais sempre lancem conteúdos novos e interessantes para o público-alvo!
6. Autoatendimento
Outro recurso que pode ser utilizado pelos deliveries é o autoatendimento. Ele não substitui a interação frente a frente (ou virtual) com a clientela, mas representa uma boa alternativa para os consumidores que não querem entrar em contato direto com a equipe.
Com esse tipo de aplicativo, o negócio consegue poupar tempo e direcionar o pessoal a outras funções, desafogando a fila de espera e fazendo com que tudo flua mais naturalmente. Aqui, o objetivo é garantir uma experiência completa ao cliente, que poderá finalizar o seu pedido sem qualquer necessidade de ajuda de funcionários.
7. Gestão de TI
A tecnologia da informação é uma área essencial para qualquer negócio que utiliza recursos tecnológicos em seu dia a dia. Esse é o setor que cuida não só da manutenção das ferramentas utilizadas, mas também garante que elas sejam devidamente atualizadas, evitando a obsolescência dos aplicativos e travamentos em momentos de rush no atendimento.
Além disso, a equipe de TI é fundamental para garantir a personalização dos aplicativos, deixando todos com a cara de sua marca e fazendo com que a sua identidade visual seja aplicada em todos os setores. É importante também para adequar as funcionalidades às demandas de seu negócio e muito mais!
8. Gestão de comunicação
A comunicação é outro fator que não pode ser dissociado do dia a dia de um delivery. Por isso, também é possível utilizar recursos voltados para a tecnologia nesse âmbito, fazendo com que tudo flua melhor.
A gestão de comunicação utiliza aplicativos como os de autoatendimento para conduzir a conversa inicial com o cliente, mas passa o bastão para atendentes reais quando é necessário. Relembrando que é muito importante que o atendimento seja padronizado, a fim de garantir o sucesso de seu negócio e a sua estabilidade no mercado.
9. Gestão de estoque
Gerenciar o estoque é algo que não pode ser deixado de lado por qualquer dono de restaurante. Afinal, dependemos da presença de materiais na despensa, a fim de realizar os pratos que estão presentes no cardápio, digital ou não.
Por isso, investir em aplicativos que facilitem essa gestão (tanto orçamentária quanto de quantidade de produtos) é essencial. Evita não só problemas na execução do menu, mas também atrasos no pagamento dos fornecedores e garante uma interação muito mais agradável com todos os envolvidos no processo.
10. Dark Kitchen
Por fim, não podemos deixar de falar sobre um dos mais importantes conceitos tecnológicos do mercado delivery: as dark kitchens. Esse é um mundo novo e que traz o melhor para qualquer tipo de negócio que envolva a utilização de cozinhas. É um modo realmente revolucionário de atuar no ramo de serviços!
Elas são cozinhas voltadas completamente para os deliveries. Elas ocupam espaço reduzido, especiais para quem não tem grandes instalações, e que trazem, em sua infraestrutura, tudo o que é necessário para que o serviço flua rapidamente e sem qualquer “engasgo” na hora da montagem dos pratos. Tudo isso, claro, aliado a muitas inovações!
Como deve ser o treinamento da equipe para as tecnologias?
Nem todos são familiarizados com a tecnologia, e não há problema algum nisso. Esse é um processo que chega mais tarde para algumas pessoas do que para outras, mas não há razão para desespero. Com o treinamento adequado, qualquer funcionário poderá lidar com as ferramentas escolhidas por você!
O ideal é fazer o treinamento na prática. Nos primeiros momentos, é interessante que os funcionários que estão sendo treinados sejam acompanhados e aprendam fazendo. Mostre a eles como operar as ferramentas, e, em alguns dias, tudo estará caminhando suavemente!
No que diz respeito às dark kitchens, a consultoria profissional pode ser indicada. É aí que entram os serviços da Kitchen Central! Além de fornecermos ideias para tocar o seu delivery de maneira mais eficiente, estamos disponíveis a ajudá-lo a montar uma cozinha perfeita e tecnológica e, claro, orientar a sua equipe a manusear todas as ferramentas nela existentes.
Gostou de conhecer as tecnologias para delivery e os seus usos no dia a dia dos negócios do gênero? Agora, é com você! Comece a implementar o uso dessas estratégias em seu empreendimento e observe as melhorias surgirem, em seu negócio, de forma gradual, porém consistentes e a longo prazo!
Em caso de dúvidas, não deixe de entrar em contato com a Kitchen Central! Estamos à disposição para responder os seus questionamentos e participar ativamente da revolução tecnológica que será implementada em breve em seu delivery. Pode contar com a gente para o que for preciso!