março 18, 2020

O que os clientes esperam de um serviço de delivery?

Em qualquer serviço, as vontades dos consumidores estão em constante evolução. Isso significa que as práticas mais inovadoras e eficientes de hoje poderão não ser tão interessantes amanhã. Por isso, o serviço de delivery deve sempre considerar as tendências atuais para montar a melhor estratégia.

Neste texto, você entenderá um pouco melhor o que os clientes esperam do serviço de delivery e o que pode ser feito para otimizar suas ações. Boa leitura!

O que é esperado de um bom serviço de delivery?

Embora a vontade dos consumidores mude com o tempo, há uma série de comportamentos que são sempre bem-vindos na cozinha para delivery. Entenda agora!

Apresentação coerente

O início de qualquer consumo é a apresentação. Se o item não parecer gostoso, a tendência é que a experiência do consumidor não seja tão agradável. Então, é necessário que a entrega do prato seja condizente com as imagens que o cliente viu antes de comprar o item pelo aplicativo.

Nunca é demais lembrar que é necessário fazer testes para entender se a apresentação será comprometida com a viagem. Muitas vezes, é necessário adaptar o cardápio para evitar que a refeição seja desconfigurada.

Uma dica para melhorar a qualidade e apresentação dos produtos é investir em aluguel de cozinha com equipamentos mais eficazes.

Entrega do pedido correto

Um dos maiores problemas relacionados ao delivery é a entrega incorreta dos itens. Ao fazer uma compra, o cliente fica com a expectativa de consumir aquele prato no menor prazo possível. A expectativa cresce até que a refeição seja entregue. Caso haja algum item incorreto, toda a experiência será prejudicada.

Tenha atenção, também, aos pedidos especiais dos clientes, verificando quais ingredientes devem ser excluídos da preparação do prato. Em alguns casos, além do gosto pessoal, até mesmo a saúde de quem consumirá a refeição pode ser afetada. Todo cuidado é pouco!

Cumprimento de prazos

Além de evitar erros, é essencial cumprir os prazos. A informação apresentada nos aplicativos deve ser cumprida, já que, ao escolher seu restaurante, o cliente já espera receber a refeição no período informado. Atrasos minam a experiência do consumidor.

Para piorar, é possível que a refeição chegue fria. Com isso, o alimento poderá ter um sabor diferente, deixando de agradar ao cliente como o esperado.

Como otimizar os serviços de delivery?

Os serviços de delivery estão em pleno crescimento. Para conseguir melhorar ainda mais os resultados, é possível adotar medidas para conseguir aumentar o número de pedidos. Confira o que fazer!

Oferecer cupons de desconto

Cupons de desconto são medidas pontuais para aumentar o número de pedidos realizados. Muitas vezes, os consumidores não tinham interesse em comprar uma refeição naquele dia ou momento, mas, com o cupom, acabam mudando de ideia.

Nesse caso, é importante avaliar quais são os períodos em que há menor quantidade de pedidos. No caso de empresas de aplicativos, eles mesmos são responsáveis pelo envio dos cupons utilizando a inteligência artificial.

Uma preocupação neste ponto é conseguir trabalhar as promoções sem comprometer a sua margem de lucro. O que muitos restaurantes estão fazendo hoje é separar a operação de delivery e salão, pois a estrutura de custos de delivery é bem menor e permite este tipo de ação mantendo os ganhos do restaurante.

Fazer pesquisas de mercado

Para agradar ainda mais aos consumidores, é essencial fazer pesquisas de mercado. Com elas, fica mais fácil entender quais são as demandas dos clientes e o que pode ser feito para conquistá-los ainda mais. A pesquisa pode e deve incluir vários itens, que vão desde a elaboração do cardápio até a entrega dos alimentos.

Ao entender possíveis problemas e lacunas, a empresa poderá oferecer serviços ainda melhores para os consumidores. Então, veja as críticas como oportunidades.

Priorizar os produtos mais vendidos

É comum que os restaurantes tentem fazer um menu variado para ganhar os clientes. Entretanto, isso faz com que seja necessário ter todos os ingredientes disponíveis, o que pode aumentar os custos e acarretar eventuais faltas de insumos ou desperdício de comida.

A melhor maneira de contornar isso é priorizar os produtos mais vendidos e que trazem maior retorno para a empresa. Dessa maneira, os consumidores verão o restaurante como referência naquele tipo de prato. É possível investir em pizzas, massas em geral, hambúrgueres, comidas veganas etc.

Já está claro que investir no delivery é uma ótima ideia. Entretanto, com a grande concorrência, é necessário que todas as ações sejam pensadas com cuidado, para que o cliente tenha a melhor experiência com o restaurante. Colocando o consumidor em primeiro lugar, pode-se garantir maior lucratividade, já que isso faz com que as pessoas se fidelizem à marca.

E você, como tem melhorado o serviço de delivery do seu restaurante? Comente suas experiências!


Cozinhas eficientes posicionadas em locais estratégicos

Conheça nossas Dark Kitchens disponíveis em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Economize dinheiro e acelere o seu negócio de forma lucrativa com delivery. Não perca tempo, cadastre-se agora e receba o contato do nosso time com maiores informações!

Pronto para começar a cozinhar com a gente?

Pronto para começar a cozinhar com a Kitchen Central? Venha fazer um tour nas nossas cozinhas para delivery!

Nome
Sobrenome
Telefone pessoal
Email
Nome do Restaurante
Cidade de Interesse
Tipo de Restaurante
Função

Obrigado pelo seu contato.

Muito em breve nosso time entrará em contato para entender melhor suas necessidades.