Em qualquer serviço, as vontades dos consumidores estão em constante evolução. Isso significa que as práticas mais inovadoras e eficientes de hoje poderão não ser tão interessantes amanhã. Por isso, o serviço de delivery deve sempre considerar as tendências atuais para montar a melhor estratégia.
Neste texto, você entenderá um pouco melhor o que os clientes esperam do serviço de delivery e o que pode ser feito para otimizar suas ações. Boa leitura!
O que é esperado de um bom serviço de delivery?
Embora a vontade dos consumidores mude com o tempo, há uma série de comportamentos que são sempre bem-vindos na cozinha para delivery. Entenda agora!
Apresentação coerente
O início de qualquer consumo é a apresentação. Se o item não parecer gostoso, a tendência é que a experiência do consumidor não seja tão agradável. Então, é necessário que a entrega do prato seja condizente com as imagens que o cliente viu antes de comprar o item pelo aplicativo.
Nunca é demais lembrar que é necessário fazer testes para entender se a apresentação será comprometida com a viagem. Muitas vezes, é necessário adaptar o cardápio para evitar que a refeição seja desconfigurada.
Uma dica para melhorar a qualidade e apresentação dos produtos é investir em aluguel de cozinha com equipamentos mais eficazes.
Entrega do pedido correto
Um dos maiores problemas relacionados ao delivery é a entrega incorreta dos itens. Ao fazer uma compra, o cliente fica com a expectativa de consumir aquele prato no menor prazo possível. A expectativa cresce até que a refeição seja entregue. Caso haja algum item incorreto, toda a experiência será prejudicada.
Tenha atenção, também, aos pedidos especiais dos clientes, verificando quais ingredientes devem ser excluídos da preparação do prato. Em alguns casos, além do gosto pessoal, até mesmo a saúde de quem consumirá a refeição pode ser afetada. Todo cuidado é pouco!
Cumprimento de prazos
Além de evitar erros, é essencial cumprir os prazos. A informação apresentada nos aplicativos deve ser cumprida, já que, ao escolher seu restaurante, o cliente já espera receber a refeição no período informado. Atrasos minam a experiência do consumidor.
Para piorar, é possível que a refeição chegue fria. Com isso, o alimento poderá ter um sabor diferente, deixando de agradar ao cliente como o esperado.
Como otimizar os serviços de delivery?
Os serviços de delivery estão em pleno crescimento. Para conseguir melhorar ainda mais os resultados, é possível adotar medidas para conseguir aumentar o número de pedidos. Confira o que fazer!
Oferecer cupons de desconto
Cupons de desconto são medidas pontuais para aumentar o número de pedidos realizados. Muitas vezes, os consumidores não tinham interesse em comprar uma refeição naquele dia ou momento, mas, com o cupom, acabam mudando de ideia.
Nesse caso, é importante avaliar quais são os períodos em que há menor quantidade de pedidos. No caso de empresas de aplicativos, eles mesmos são responsáveis pelo envio dos cupons utilizando a inteligência artificial.
Uma preocupação neste ponto é conseguir trabalhar as promoções sem comprometer a sua margem de lucro. O que muitos restaurantes estão fazendo hoje é separar a operação de delivery e salão, pois a estrutura de custos de delivery é bem menor e permite este tipo de ação mantendo os ganhos do restaurante.
Fazer pesquisas de mercado
Para agradar ainda mais aos consumidores, é essencial fazer pesquisas de mercado. Com elas, fica mais fácil entender quais são as demandas dos clientes e o que pode ser feito para conquistá-los ainda mais. A pesquisa pode e deve incluir vários itens, que vão desde a elaboração do cardápio até a entrega dos alimentos.
Ao entender possíveis problemas e lacunas, a empresa poderá oferecer serviços ainda melhores para os consumidores. Então, veja as críticas como oportunidades.
Priorizar os produtos mais vendidos
É comum que os restaurantes tentem fazer um menu variado para ganhar os clientes. Entretanto, isso faz com que seja necessário ter todos os ingredientes disponíveis, o que pode aumentar os custos e acarretar eventuais faltas de insumos ou desperdício de comida.
A melhor maneira de contornar isso é priorizar os produtos mais vendidos e que trazem maior retorno para a empresa. Dessa maneira, os consumidores verão o restaurante como referência naquele tipo de prato. É possível investir em pizzas, massas em geral, hambúrgueres, comidas veganas etc.
Já está claro que investir no delivery é uma ótima ideia. Entretanto, com a grande concorrência, é necessário que todas as ações sejam pensadas com cuidado, para que o cliente tenha a melhor experiência com o restaurante. Colocando o consumidor em primeiro lugar, pode-se garantir maior lucratividade, já que isso faz com que as pessoas se fidelizem à marca.
E você, como tem melhorado o serviço de delivery do seu restaurante? Comente suas experiências!