março 25, 2020

Restaurante do futuro: confira as principais tendências tecnológicas

Para que um restaurante tenha futuro em meio a batalha contra a concorrência, é fundamental que ele preste bons serviços, pensando nas melhores maneiras de oferecer pratos que sejam agradáveis, saborosos e com preços competitivos no menor tempo possível.

Isso só acontece quando o local tem como objetivo ser um restaurante do futuro já no presente, adotando as principais tendências para se destacar no mercado.

Pensando nisso, neste texto, você verá quais são as principais tendências tecnológicas para ter o resultado desejado em seu negócio. Boa leitura!

Quais são as principais tendências tecnológicas para o restaurante do futuro?

A quantidade de informações disponíveis sobre os clientes permite que as empresas possam entender quais são as tendências sobre consumo, melhorando o atendimento e os próprios itens comercializados. Veja algumas tendências tecnológicas que podem ser usadas nos restaurantes.

Atendimento personalizado

Em qualquer estabelecimento, os consumidores esperam que as informações que as empresas têm sobre eles sejam utilizadas para deixar o atendimento mais rápido, humano e eficiente. Quando se trata de serviços virtuais, como e-commerces e aplicativos de delivery, essa necessidade é ainda mais notada. Dessa forma, a tendência é que os pedidos sejam realizados de maneira mais rápida, encantando o consumidor.

Para deixar o processo ainda mais veloz, é fundamental que os cardápios sejam personalizados de acordo com o perfil do cliente e as ações já realizadas por ele. Análise de dados e testes em tempo real permitem que o restaurante do futuro construa o seu cardápio de forma mais eficiente e junto com os consumidores.

Sustentabilidade

Foi-se o tempo em que a sustentabilidade era um assunto apenas de pessoas com maior nível de escolaridade. Com os problemas gerados pelo aquecimento global, efeito estufa e desmatamento, todos têm se preocupado com o assunto e o futuro, procurando maneiras de ajudar.

No caso do delivery, as empresas têm inserido ações para que o uso de guardanapos e canudos seja reduzido, sendo esses itens utilizados apenas quando for estritamente necessário.

Além de minimizar os danos ao meio ambiente e reduzir os custos, essa é uma forma eficaz de mostrar que seu estabelecimento se preocupa com as causas sustentáveis, melhorando o reconhecimento da marca para conseguir atrair e fidelizar clientes.

Digitalização da cozinha

Digitalizar o mundo físico e mensurar todo o processo de produção: talvez essa seja a principal tendência tecnológica. Existem hoje no Brasil cozinhas criadas apenas para a finalidade de delivery. Nesse modelo, as empresas implementam tecnologia e processos para acompanhar o processo de produção da sua cozinha de ponta a ponta. Com isso, é possível identificar e solucionar os gargalos que impactam a eficiência e os custos da sua cozinha.

Pedidos por smartphones

Com o dia a dia cada vez mais corrido, é fundamental que as empresas se preparem para fornecer uma boa experiência de delivery a seus clientes. A tendência é que os pedidos continuem crescendo, já que a comodidade é grande, diminuindo o tempo gasto para se arrumar, locomover-se até o local, estacionar o carro e esperar pelo pedido. Nesse cenário, possibilitar que os pedidos sejam feitos por smartphone é essencial.

Cuidados com a limpeza

Em 2020, algo que parecia impossível aconteceu: uma doença viral tomou proporções mundiais e, infelizmente, tirou a vida de milhões de pessoas ao redor do planeta. O Brasil foi uma das nações mais afetadas pela Covid-19 e, sem dúvidas, isso mudou para sempre o modo como nos relacionamos e vivemos a nossa vida.

Sendo assim, uma das tendências certamente é investir em uma limpeza adequada do ambiente, sempre mantendo-o bem esterilizado e garantindo a segurança de toda a clientela. Esse tipo de cuidado deve ser uma prioridade e fazer parte do treinamento das equipes a partir de agora.

Processos de segurança

Os processos de segurança também são muito importantes em um restaurante do futuro, garantindo não só a estabilidade dos clientes, mas também trazendo um respaldo extra para o pessoal da equipe.

Sendo assim, é importante que todo o processo do pedido seja devidamente registrado e seguro para todos, em um sistema sem falhas e que passe constantemente por manutenções técnicas. Tenha em mente que estamos falando de dados como senhas, cartões e muito mais!

Investimento em novas tecnologias

As novas tecnologias são indispensáveis para um restaurante do futuro. Um gestor de delivery deve estar sempre atento às novas tendências e ficar de olho para captar aquelas que mais combinam com o seu negócio, treinando também o seu pessoal para que todos estejam aptos a manuseá-las com segurança e eficiência.

Além de aplicativos que auxiliam em questões como a gestão financeira e de estoque, é importante pensar na implementação da tecnologia no espaço. As dark kitchens são um ótimo exemplo desse conceito, que une eficiência à modernidade e, claro, à economia de espaço e tempo.

Otimização do tempo

Já que falamos sobre tempo, não podemos deixar de mencionar toda a importância de investir na otimização dos processos internos de seu restaurante. É essencial que você se preocupe com essa questão, que fará bem não apenas para a satisfação e para a experiência de seus clientes, mas também para o clima e o ambiente de seu delivery entre a equipe.

Ninguém gosta de perder tempo, por isso é essencial que o atendimento e os processos sejam padronizados e que a equipe seja devidamente treinada. Assim, todos saem ganhando nessa história e o seu delivery se torna uma grande referência em sua região!

O meu restaurante está pronto para essas mudanças?

É difícil dizer. Cada negócio se encontra em um estágio de desenvolvimento, mas uma coisa é verdade: é certamente possível adaptar o que ainda precisa de melhorias e fazer com que o seu delivery se transforme em um restaurante do futuro.

Fazer isso, no entanto, não é algo tão simples. É fundamental que você conte com a ajuda de pessoas especializadas no assunto, que possam fazer com que esse processo seja muito mais rápido e eficiente na sua cozinha comercial.

Saiba que nós, da Kitchen Central, temos toda a experiência necessária para ajudá-lo a transformar o seu negócio em uma tendência tecnológica que atenda a todos os critérios mencionados acima. Assim, podemos ser a parceria de que você precisa para alavancar seu empreendimento.

Por fim, destacamos que a melhor forma de se tornar um restaurante do futuro é pesquisar o que já está dando resultados e implementar essas ações o mais rápido possível. Afinal, quem chega primeiro acaba conseguindo as melhores performances, uma vez que terá experiência e know-how sobre o mercado. Já os demais concorrentes precisarão se esforçar ainda mais.

Gostou do nosso conteúdo? Então, que tal ficar ainda mais informado? Confira agora mesmo como fazer uma boa estratégia de marketing em seu restaurante e aumente o crescimento do seu negócio!


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