Muitos fatores contribuem para o sucesso de um delivery. Um deles, sem dúvidas, é como atrair clientes. Afinal, são os consumidores que movem o negócio e fazem com que seja possível seguir em frente, não é mesmo?
Mas trabalhar com essa questão nem sempre é algo fácil. A captação pode ser um desafio, especialmente quando estamos falando de novos negócios. Por isso, é imprescindível que algumas dicas sejam seguidas para otimizar o processo e permitir que mais e mais pessoas peçam em seu delivery!
Não sabe como fazer isso? Continue a leitura e conheça algumas dicas matadoras de como atrair clientes no delivery de uma vez por todas, alcançando o almejado e merecido sucesso de seu negócio. Vamos lá!
Qual é a importância da captação de clientes?
A captação de clientes é uma estratégia essencial para a sobrevivência de um negócio. A partir do aumento da clientela, o lucro do negócio tende a subir e, como consequência, novas oportunidades de expansão também aparecem.
Além da captação, o empreendedor precisa focar na retenção de sua clientela. A partir de uma cartela de clientes fiéis, o orçamento do negócio se torna mais estável e é possível investir em melhorias para o serviço, fazendo com que o crescimento seja certeiro em seu delivery.
Como atrair clientes no delivery e melhorar a lucratividade do negócio?
Agora, veremos algumas sugestões imperdíveis para melhorar a captação de seus clientes e fidelizá-los, fazendo com que se tornem cativos e apegados ao seu delivery. Tudo pronto?
1. Ofereça cupons de desconto
Quem não gosta de um bom desconto, não é mesmo? Lançar cupons periódicos e fazer promoções, especialmente em datas comemorativas e eventos especiais, é algo que certamente atrairá novos clientes para o seu negócio. Por isso, não deixe de investir nessa estratégia!
2. Faça planos de fidelidade
Os planos de fidelidade são excelentes opções para contemplar clientes fiéis, que realizam muitas compras em determinado estabelecimento e, porventura, fazem com que novos compradores cheguem ao seu restaurante. Você pode conceder pontos por pedidos e indicações, por exemplo, além da troca por itens de seu cardápio.
3. Trabalhe com brindes e mimos
Outra estratégia simples, mas com grande potencial de agradar aos clientes, é a concessão de brindes e mimos nos pedidos. Enviar um item extra pode ser algo que traz um grande retorno não só financeiro, mas também para a reputação de seu restaurante. É sempre bom se sentir valorizado e querido!
4. Ofereça atendimento personalizado
O atendimento de seus clientes deve ser especial. Chamá-los pelo nome, investir em embalagens bonitas e fazer com que cada um deles se sinta único é fundamental para que voltem sempre a comprar em seu delivery. É preciso se manter atento aos pequenos detalhes, combinado?
5. Crie uma identidade visual
Pense em grandes marcas. Vamos lá, qualquer uma! Certamente você imaginou itens como logos e cores que, quando vistos, já nos remetem a determinado tipo de estabelecimento. Que tal fazer o mesmo com o seu? Invista em medidas para trazer uma identidade visual à marca e fazer com que ela seja facilmente reconhecida em sua região.
6. Aposte em combos
Por vezes, um pedido não é o bastante: famílias muito grandes ou reuniões com a galera pedem quantidades maiores de comida. É aí que entram os combos, uma vantagem e tanto para a captação e retenção de seus clientes. Oferecer preços bacanas para quem pedir mais produtos pode ser garantia de satisfação.
7. Faça parcerias com influenciadores
Outra dica para conquistar novos clientes é mirar em influenciadores que tenham grande alcance na sua região. Não importa o segmento, desde que seu restaurante seja divulgado nas redes sociais desse influencer. Em um tempo no qual a internet é tão forte, essa é uma estratégia quase indispensável.
8. Escolha boas plataformas de divulgação
Outra dica legal é escolher bem os locais em que você vai divulgar os seus serviços. Faça um mapeamento das principais plataformas utilizadas em sua região (o Instagram ou o Twitter, por exemplo) e planeje seu marketing utilizando esses nichos.
9. Treine a sua equipe
Por fim, o treinamento da equipe é algo indispensável quando o assunto envolve a captação de clientes. Um atendimento padronizado, pautado no respeito e antenado às demandas do seu público, é algo que deve permear todo o processo. Ou seja: desde a anotação do pedido, passando por sua preparação e pela entrega, tudo deve ser perfeito!
Quais são os erros mais comuns em deliveries?
Ninguém é perfeito, certo? No entanto, quando estamos falando sobre negócios como um delivery, é fundamental observar em quais pontos estamos errando e fazer desses deslizes uma oportunidade para aprender e melhorar o serviço prestado aos nossos clientes.
Alguns dos erros que mais atrapalham os serviços de delivery e podem, é claro, afastar a clientela são:
- desorganização nos processos;
- atraso nas entregas;
- demora para resposta na hora do pedido;
- problemas na utilização de tecnologias;
- ausência no padrão dos pedidos;
- falta de padronização no atendimento.
Portanto, é fundamental contar com uma boa organização, de forma a garantir que problemas como esses sejam evitados.
A organização do ambiente de trabalho também é importantíssima, pois previne atrasos e confusões na hora da montagem ou do envio dos pedidos. Tudo isso contribui para que o marketing de seu negócio seja muito mais eficiente e, assim, novos clientes façam pedidos em sua cozinha.
Mas lembre-se de que o investimento no marketing propriamente dito também é indispensável. Não deixe de valorizar esse segmento!
Gostou de conhecer nossas dicas de como atrair clientes no delivery? Ao implementá-las, é bem provável que seu negócio veja novas eras e se torne uma grande referência em sua região de atuação. Outra sugestão que não pode ser deixada de lado é contar com ajuda profissional para otimizar os processos do seu empreendimento.
Nesse quesito, a Kitchen Central é exatamente o que você precisa. Contamos com uma consultoria personalizada e ótimas opções de cozinhas comerciais para trazer o sucesso que seu negócio realmente merece. Saiba mais sobre os serviços disponíveis em nosso site oficial!