Alguma vez você já se emocionou com algum anúncio, campanha ou ação de publicidade? Nesse caso, você provavelmente foi impactado de alguma maneira pelo marketing emocional, pois nada mais é que uma estratégia de marketing que tem como objetivo conquistar o coração do cliente por meio das emoções.
É uma ótima técnica para humanizar o seu negócio de cozinha comercial, pois permite que o seu público se identifique mais com a marca. Quer saber mais sobre as vantagens de direcionar a sua comunicação para o emocional e como fazê-lo? Continue lendo para mais insights sobre o assunto!
Vantagens do marketing emocional
Conteúdos que inspiram, entretém e educam são uma grande aposta no mundo do marketing.
Dados de uma pesquisa da Nielsen destacaram um aumento de 23% nas vendas de produtos com anúncios que geram respostas emocionais.
Além disso, a mesma pesquisa aponta que o público atingido com esse tipo de campanha tende a confiar 8,4 vezes mais nas empresas.
Vale destacar que após o impacto emocional da campanha, o consumidor tem uma propensão 7,1 vezes maior a rescindir a compra.
Em outra pesquisa, também realizada pela Nielsen, foi comprovada a eficiência de campanhas com conteúdo emocional, uma vez que foram aquelas que geraram mais vendas.
Sendo assim, cabe concluir que o marketing emocional gera sim, resultados para o seu negócio quando feito de maneira correta.
Como aplicar o marketing emocional ao seu delivery?
Há duas maneiras pelas quais o cérebro humano pode tomar decisões: racional ou emocionalmente. Como foi falado previamente, as decisões emocionais influenciam mais na hora da compra, por isso, vale a pena analisar como trazer essa emoção para o seu cliente.
Existem três pilares do marketing emocional: autenticidade, relevância e humanização. Ou seja, qualquer experiência que você for dar para o seu cliente deve ser:
- Relevante: O conteúdo que você oferece aos seus clientes deve ser de algum valor para a sua vida, como ensinar algo para eles, mostrar alguma novidade que lhes interesse.
- Autêntica: Para que a ação atinja ao seu público, ela deve ser autêntica e não vista em qualquer lugar, de preferência que fale da identidade do seu restaurante de alguma maneira.
- Humanizada: O esquema no qual o mundo dos negócios funcionava antes de tratar ao consumidor com distância não se aplica mais aos negócios atuais, o cliente gosta de se sentir próximo à marca.
Dessa maneira, pode-se considerar algumas estratégias de marketing de conteúdo que poderiam ser utilizadas como trabalhar de acordo com a dor do seu cliente, inspirar ao seu público no seu desenvolvimento pessoal, apoiar causas sociais, levantar bandeiras coerentes com o seu posicionamento e criar uma comunicação direta com o cliente para impulsionar sua cozinha.