Entender o comportamento do consumidor é fundamental para você se antecipar às tendências de mercado e aproveitar as oportunidades antes dos seus concorrentes. Por isso, sempre buscamos compartilhar aqui o que pode te ajudar a melhorar e a crescer o seu negócio.
Com um crescimento arrojado de mais de 50% em seis meses, o iFood superou as expectativas do mercado de cozinha para delivery no ano passado. Certamente a pandemia inflou esses números: com mais gente em casa por conta da quarentena, mais restaurantes se empenharam em criar ou otimizar seus serviços de entrega, e isso foi um caminho natural.
Mas nos perguntávamos sobre quais pratos foram os campeões nessa corrida por agradar o paladar dos consumidores que pediram delivery em 2020. Pensando nisso, fomos atrás dos pratos mais pedidos no iFood em 2020 e vamos enumerá-los aqui para vocês descobrirem se também tem essas opções nos seus cardápios.
Quais foram os itens mais pedidos no iFood em 2020?
Rapidamente poderíamos imaginar que a pizza é a campeã, mas na verdade são os hambúrgueres, sejam eles os artesanais, dos fast foods ou os famosos “X”, foram os itens mais pedidos no aplicativo. Foram exatos 7 milhões de pedidos por mês desse item, que despontou em quase todas as regiões do país: norte, nordeste, centro oeste e sul. No sudeste, a esfiha surpreendeu e ficou em primeira colocada, seguida pelo hambúrguer.
Mas e a pizza? Você deve estar se perguntando. O ranking é baseado na quantidade de itens pedidos, como as pizzas, outra paixão nacional, normalmente servem de duas a três pessoas, elas acabam perdendo a liderança para outros pratos.
Outras surpresas apareceram no levantamento, como o crescimento dos pedidos de comida japonesa na região sul, e o aumento de pedidos de pães, sobremesas, peixes e frutos do mar. Assim como cafés da manhã e lanches da tarde, que surgiram como oportunidades de vendas para a plataforma.
Veja abaixo os três itens mais pedidos por região no Brasil:
Sudeste
1º – Esfiha
2º – Hambúrguer
3º – Carne
Nordeste
1º – Hambúrguer
2º – Carne
3º – Pizza
Norte
1º – Hambúrguer
2º – Carne
3º – Sanduíche e Wrap
Sul
1º – Hambúrguer
2º – Sanduíche e Wrap
3º – Sushi e sashimi
Centro-Oeste
1º – Hambúrguer
2º – Carne
3º – Sanduíche e Wrap
Quase 50% de crescimento no número de pedidos!
De 30,6 milhões de pedidos em março para 44,6 milhões de pedidos em agosto. Um aumento de quase 50% em seis meses. E de 160 mil para 236 mil restaurantes de março a agosto de 2020. Esses números revelam um crescimento fortíssimo da maior plataforma de pedidos do Brasil, da mesma forma que sugere a entrada de novos consumidores e a adequação do mercado de food service ao período da pandemia.
Ou seja, novas oportunidades surgiram mesmo num período conturbado da história e os empreendedores que estavam atentos conseguiram aproveitar ao se adequarem às demandas. E você, também está ligado em como melhorar seu negócio de cozinha comercial? Cadastre-se no nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado de food service.
Sobre a Kitchen Central
A Kitchen Central é uma empresa de cozinhas e pontos de vendas inteligentes com unidades em locais estratégicos de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília, e utiliza inteligência de vendas especializada para expandir o seu delivery.
Nossas cozinhas e pontos de vendas inteligentes são projetados para atender a todas as necessidades do mercado delivery, diminuindo os altos custos dos espaços tradicionais e as burocracias. Como cada negócio tem suas particularidades, os layouts podem ser personalizados e adaptados de acordo com as suas necessidades.