março 06, 2023

7 ideias de promoção para delivery: veja como alavancar seu negócio

Pensar em ideias de promoção para delivery é uma forma de atrair mais consumidores, aumentar a receita, fidelizar clientes e estar à frente da concorrência. É importante se manter atualizado do que a concorrência tem feito, não pensando em fazer igual, mas sim em fazer melhor. 

O mercado está cheio de opções e atrativos para os clientes, portanto, é mais fácil escolher algum restaurante pelas ofertas que ele propõe ao consumidor, não deixando de lado também a qualidade da comida e do atendimento. 

É quase obrigatório possuir promoções em seu restaurante nos dias atuais com um mercado competitivo como o gastronômico, mas como saber quais as melhores e mais criativas promoções para o seu restaurante? Pois então, pegue o papel, a caneta e venha com a gente conferir algumas ideias para seu delivery!

7 ideias de promoção para delivery

De acordo com uma pesquisa elaborada pela Galunion, empresa de consultoria para food service, juntamente com o Instituto Qualibest, cerca de 20% dos consumidores entrevistados escolhem um restaurante de acordo com as promoções e descontos oferecidos. Selecionamos para você, 7 opções entre as mais efetivas no delivery nos dias atuais e que podem ser implementadas em seu negócio. Confira:

1. Programa de fidelidade 

O Programa de fidelidade é uma via de mão dupla para os estabelecimentos, uma vez que beneficia os clientes fiéis e conquista novos consumidores. Com o programa, é possível incentivar os clientes a consumirem mais, para logo receberem o benefício oferecido pelo estabelecimento. Existem muitas formas de criar um programa de fidelidade, desde cartões físicos carimbados ou até mesmo programando em aplicativo de delivery. 

Os prêmios devem ser atrativos, como pratos grátis, descontos, pedidos em dobro, acompanhamentos ou entrega grátis.

2. Programa de indicações

Uma forma de atrair mais consumidores é através do programa de indicações, em que se propõe que seus clientes indiquem um determinado número de amigos ou, até mesmo, um amigo e se esse(s) amigo(s) comprar, ambos ganharão algum prêmio, como os citados acima (pratos grátis, descontos, etc.). 

Por exemplo: indique x amigos e cada um ganhará 20 reais de desconto em pedidos acima de 50 reais. / Indique um amigo e ganhe um prato grátis e um desconto para seu amigo. 

3. Frete grátis

No delivery, um dos fatores que mais impede um cliente de finalizar o pedido é o valor do frete. Com o frete grátis, é mais fácil conquistar os consumidores. Acoplar o frete ao valor do produto em vez de cobrar um valor alto pode ser a melhor escolha, ou seja, oferecer frete grátis a partir de um valor mais alto de compra, para cobrir o custo da entrega e sua margem de lucro. 

Outra opção é oferecer frete grátis em um dia específico, aquele que possui um menor número de vendas, incentivando a ter uma maior procura nos pedidos na sua cozinha para delivery.

4. Combos promocionais

Combos promocionais tendem a ser mais econômicos para quem vende e para quem compra. Seja individual, casal ou família, os combos são atrativos em qualquer restaurante, principalmente no delivery, pois estimula o cliente a comprar mais (bebidas, acompanhamentos, etc.) e ajuda o consumidor a gastar um valor menor do que o valor que pagaria somando cada item.

Por exemplo, nos fast foods, ao comprar um lanche, o cliente verá que é mais vantajoso pedir o combo de lanche, batata frita e bebida, do que somente o lanche. Assim como nos restaurantes tradicionais, ao invés de pedir somente o prato, o consumidor irá preferir o combo de prato, bebida e sobremesa.

5. Prato do dia/executivo

O prato do dia também é econômico para quem vende e para quem compra, mas é importante calcular o valor e definir os horários de disponibilidade. Com um prato feito e um valor específico, facilita a montagem do pedido e entrega ao cliente uma opção mais em conta e com a mesma qualidade dos demais pratos.

6. Desconto para aniversariantes

Oferecer desconto, acompanhamentos ou até mesmo gratuidade para aniversariantes pode atrair mais vendas, já que aniversariantes sempre vêm acompanhados de outras pessoas para comemorar essa data, logo, é a oportunidade de possuir um enorme pedido e estar à frente de outros restaurantes no momento de escolha do cliente.

7. Promoções em datas comemorativas

Dia das mães, Dia dos pais, Dias dos namorados, não importa qual seja a data especial, a verdade é que os consumidores, na maioria das vezes, comemoram comendo, seja com delivery ou em espaços físicos. Dessa forma, promover ofertas, descontos ou brindes é uma forma de atrair clientes para seu negócio nessas datas, gerar buzz e aumentar seu relacionamento com o consumidor. 

É importante que as promoções não sejam feitas somente uma vez por ano, é preciso que exista um calendário de datas especiais para manter uma constância e o cliente sempre lembrar e escolher seu restaurante quando essas datas chegarem.

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