Você sabe como usar o Google Meu Negócio? Todo restaurante deveria ter conhecimento sobre o assunto. Inclusive, as empresas que trabalham com delivery devem utilizar a ferramenta.
Isso acontece pela necessidade dos usuários de encontrar informações atualizadas sobre empresas que ouviram falar ou mesmo sobre locais que estejam próximos da residência ou da localização deles.
Detalhe importante: um número elevado de Google Reviews no seu negócio com uma avaliação positiva é um dos fatores levados em consideração pelos apps para negociação das taxas com os restaurantes.
Para ajudar você a dar destaque ao seu restaurante e ao delivery, nós preparamos um guia sobre a ferramenta. Assim, você verá como conseguir mais clientes. Boa leitura!
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio já deixou de ser uma ferramenta secundária para os restaurantes. Atualmente todos que desejam receber visitas de internautas precisam estar presentes nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Por isso, ele deve estar no pacote de transformação digital da sua marca.
A fim de ajudar os negócios, o Google tem uma ferramenta para que as pessoas encontrem os locais que desejam de forma rápida e eficiente. As respostas aparecem tanto nos mecanismos de busca quanto em aplicativos. No caso dos restaurantes, o público pode descobrir quais são as melhores opções presentes perto da residência ou localidade desejada.
Dessa forma, os usuários terão informações cruciais para que consigam entrar em contato ou mesmo ir ao restaurante. Por outro lado, os proprietários poderão atualizar os dados sempre que precisarem, evitando confusões.
Qual a importância para um restaurante?
Uma cozinha para delivery que deseja conseguir novos clientes precisa usar os meios digitais. O Google, além de ser o principal buscador, é responsável pelo principal sistema operacional dos smartphones, o Android. Dessa forma, as pessoas têm acesso a diversos apps oferecidos pela empresa, como o Google Maps.
Em todas as funcionalidades dos aplicativos, as empresas cadastradas aparecem quando os usuários mais precisam delas. Por exemplo, uma pessoa já ouviu falar do seu restaurante, mas não sabe qual é o número ou a página na internet. Ao fazer a busca, provavelmente, a ficha de cadastro aparecerá, caso a empresa esteja cadastrada.
Além disso, embora o marketing de indicação seja importante, muitas pessoas desejam descobrir novas experiências por conta própria. Por isso, a empresa deve ser convidativa em cada palavra, cor e material utilizado.
Por exemplo, quando a Coca-Cola aparece em uma propaganda, logo surge a vontade de tomar a bebida, não é mesmo? Muitas pessoas conseguem identificá-la apenas pelas cores e fontes usadas. Da mesma maneira, o espaço ocupado por uma empresa nos motores de busca deve dar água na boca em qualquer pessoa.
Outro ponto muito importante: um número elevado de Google Reviews no seu negócio com uma avaliação positiva é um dos fatores levados em consideração pelos apps para negociação das taxas com os restaurantes.
Isso acontece por um motivo bem direto. Se a sua cozinha comercial já recebeu muitas avaliações, já recebeu muitas das pessoas de uma região, e é considerado tradicional. Restaurante tradicional é sinônimo de sucesso nos aplicativos de entrega.
Quais são as principais funcionalidades?
Entenda agora quais são as funcionalidades do Google Meu Negócio que podem ajudar seu restaurante.
Inserir uma ficha completa
Com a ficha completa no site, os possíveis clientes terão acesso a todas as informações que precisam para não serem surpreendidos e conseguirem fazer os pedidos dos pratos. Nela, podem constar:
- localização;
- horário de funcionamento;
- telefone;
- cardápio;
- presença em aplicativos de delivery;
- perguntas e respostas;
- avaliações em sites especializados e redes sociais;
- horários de pico;
- comentários.
Responder às perguntas
Se a pessoa interessada tem dúvidas, ela posta a pergunta e espera que o administrador do espaço responda a questão. A resposta também pode vir de um usuário que já tenha consumido no local ou passado por lá. Isso tira as dúvidas mais comuns dos internautas e dá mais confiança para que o pedido seja realizado.
Possibilitar que clientes antigos deem uma avaliação
No espaço, o consumidor também pode mostrar todo seu contentamento ou dificuldade com a qualidade dos pedidos realizados. Incentivar os usuários a fazer as avaliações é uma forma de marketing de indicação eficiente.
Responder aos comentários dos clientes
Em todos os casos, é importante que o administrador da página responda a todos os comentários, mesmo aqueles que sejam mais críticos. Nesse último caso, mostre que ouviu a demanda do consumidor e que fará as modificações necessárias.
Agora que você sabe como usar o Google Meu Negócio, é hora de montar ou administrar a ficha do seu restaurante ou delivery. Inclua boas fotos e faça chamadas que chamem a atenção dos internautas. Dessa maneira, mais pessoas se interessarão pelos seus pratos e lanches.
Você também pode inserir suas promoções. Veja agora como é possível fazer uma oferta irresistível para seu restaurante!