agosto 20, 2021

Como criar estratégias de marketing para delivery?

O isolamento social causado pelo novo coronavírus modificou de maneira profunda a estrutura dos restaurantes, prejudicando esse tipo de comércio. Com isso, a entrega em domicílio tornou-se uma saída, e as estratégias de marketing para delivery, o caminho mais adequado.

Isso significa investir em ações de engajamento e divulgação que otimizam o retorno da receita por esse meio, que é essencial para o segmento de venda de refeições. Mas como traçar as melhores táticas para converter o máximo possível de lucro nesse tipo de entrega? Não deixe de acompanhar o post para que você saiba como criar boas campanhas de marketing para delivery!

1. Invista em um ótimo atendimento

Uma das características que influencia no sucesso do estabelecimento é ter um ótimo atendimento. Quando se fala em cozinha para delivery, o WhatsApp é uma ferramenta rápida e eficaz. Além de uma boa opção para agilizar o serviço, ela também facilita a comunicação com os clientes.

Portanto, invista no WhatsApp Business, que permite a profissionalização do atendimento. Nele, você pode estabelecer o horário de funcionamento do seu delivery e cadastrar respostas automáticas. Outra opção é registrar o número no site do restaurante, com o link direto para o telefone. Desse modo, o atendimento é mais rápido e prático.

2. Marque presença online

Hoje em dia, é quase impossível não usar a internet. Os clientes estão sempre conectados e geram demandas por serviços práticos e rápidos. Felizmente, as redes sociais fazem com que os processos de divulgação online sejam mais dinâmicos. Além disso, isso é uma ótima alternativa para conquistar novas clientelas.

Para fazer campanhas virtuais bem direcionadas, é necessário investir nas redes que contenham um maior público, como o Twitter, Instagram e Facebook. Cada uma dessas plataformas apresenta modos de funcionamento exclusivos. No entanto, independentemente de quais escolher para estar presente, o importante é divulgar o seu delivery e marcar presença online continuamente.

3. Ofereça cupons de desconto

Uma tática que costuma dar muito certo quando se fala em marketing para delivery é oferecer cupons de desconto, tanto para conquistar um novo público quanto para fidelizar aqueles que já compram em seu restaurante. Afinal, quem não gosta de bons descontos?Essa ideia faz com que o estabelecimento chame a atenção dos consumidores, incentivando-os a divulgarem o seu negócio para familiares e amigos.

Uma boa opção é aproveitar datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, das Mães, dos Pais, Páscoa, Natal ou aniversários. Uma alternativa é oferecer desconto para quem nunca pediu um delivery com você, como uma maneira de test-drive. Assim, inclua cupons para ser baixado em seu site ou distribua-os para quem realizou um pedido, para que volte a solicitá-lo em outras ocasiões.

4. Capriche nas fotos

Na vida real, os clientes podem sentir o cheiro e a textura dos alimentos. Assim, há diferentes estímulos de informações que podem convencê-los a comerem ou não em um restaurante. No aplicativo de entregas, esse fato não existe. Os únicos elementos disponíveis são a descrição da comida, os valores e a foto.

Por isso, o recomendado é explorar todas essas características ao máximo. A grande flexibilidade está nas fotos. Assim, invista naquelas bonitas e únicas, que são capazes de chamar a atenção dos consumidores e gerar uma venda maior para o seu estabelecimento.

Lembre-se de que imagens poluídas, sem resoluções e malfeitas podem passar uma visão amadora do negócio. Logo, uma boa dica é contratar um fotógrafo especializado e gastar um pouco mais de dinheiro, já que as fotos podem converter mais consumidores para o seu restaurante.

5. Invista em geolocalização

Sabia que as principais redes sociais, Facebook e Instagram, permitem que você crie anúncios tendo como base a geolocalização? Assim, caso alguém passe perto do seu restaurante, receberá um anúncio seu informando sobre os serviços de delivery.

Desse modo, é possível abordar o cliente de modo direto e assertivo, e, sempre que ele precisar de algo, vai lembrar que o seu negócio está próximo e disponível. Por isso, delimite as áreas de abrangência de posts pagos, para que eles possam ser visualizados por pessoas que estão próximas ao local.

6. Incentive a avaliação dos clientes nos aplicativos

O algoritmo dos apps de delivery, como o Rappi, privilegia os estabelecimentos que oferecem os melhores serviços para os consumidores. Essa é uma lógica simples: se o restaurante presta um ótimo atendimento ao usuário, então ele ficará mais feliz com o aplicativo.

O modo pelo qual os algoritmos medem quais locais atendem bem ou não seus consumidores é por meio das avaliações. Portanto, o recomendado é incentivar os clientes a deixarem suas opiniões nessas ferramentas. Isso pode ser feito com mensagens nos pedidos, cupons de descontos ou outros mecanismos. O importante aqui é gerar avaliações positivas para ganhar um destaque maior e, por consequência, mais vendas.

7. Coloque todas as informações necessárias no site

Se o seu restaurante já faz entregas por delivery, não se esqueça de colocar essa informação em seu site. De modo geral, o usuário faz buscas na internet para descobrir se as refeições que ele deseja podem ser entregues em casa.

Logo, quando realizar uma pesquisa relacionada ao seu prato, ele será direcionado para o site do seu estabelecimento. Portanto, inclua o máximo de informações possíveis relacionadas a entregas, como formulário de mensagens, telefones, dúvidas frequentes e horários.

8. Faça materiais gráficos

Outra dica muito importante é utilizar materiais gráficos, como cardápios, folhetos e folders para divulgar o seu delivery. Assim, em todas as entregas, inclua o menu dos pratos e bebidas oferecidos, divulgando as opções de entrega e os serviços disponíveis. Tudo isso pode ser distribuído na área de entrega do seu delivery. Não deixe de colocar essas informações nos apps e no seu site.

Agora que você já sabe como criar boas campanhas de marketing para delivery, lembre-se de colocá-las em prática para visualizar o aumento das vendas do seu restaurante. Além disso, mensure os resultados dessas campanhas para que seja possível propor as melhorias necessárias a partir delas.

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