Não há dúvidas de que a tecnologia veio para ficar. A cada dia, novas funcionalidades aparecem para tornar nossa vida mais fácil a apenas um clique de distância. Esse é o caso da Uber Eats, uma plataforma de pedidos online que revolucionou o modo como trabalhamos em restaurantes e estabelecimentos ligados à alimentação.
Hoje em dia, estar vinculado a esse tipo de serviço é quase indispensável para o sucesso de um restaurante. Afinal, o aplicativo reúne praticidade, rapidez e comodidade, fazendo um combo perfeito para clientes dos mais variados tipos de estabelecimentos. Essa foi, por exemplo, uma plataforma essencial durante a pandemia vivenciada em 2020.
A seguir, você vai ver como a Uber Eats funciona, de que forma fazer o cadastro e muito mais. Boa leitura!
O que é a Uber Eats?
O aplicativo Uber é uma criação relativamente recente — passou a funcionar em meados de 2009, obtendo popularidade alguns anos depois. O app começou fornecendo uma espécie de “delivery de automóveis” e revolucionou a maneira como diversas pessoas lidam com o transporte em suas cidades.
No entanto, ainda mais recentemente, a empresa resolveu inovar de novo e trouxe seu conceito para o âmbito alimentar. Surgiu então a Uber Eats, plataforma especializada em serviços de alimentação.
Como funciona esse app?
Para o usuário, a Uber Eats funciona da seguinte maneira: o aplicativo é baixado, o pedido é feito e o cliente apenas aguarda sua chegada de forma rápida e segura. Para os restaurantes, o funcionamento é um pouco diferente.
No caso dos estabelecimentos de alimentação, a sacada está na parceria entre motoristas (assim como acontece no aplicativo destinado ao transporte) e a empresa. Ao chegar um pedido para o seu restaurante, a Uber Eats envia um profissional para se encarregar da entrega.
Como fazer o cadastro na plataforma?
Tornar-se um restaurante parceiro da Uber Eats é bem simples. O primeiro passo é o preenchimento de um formulário de interesse, no qual o dono do comércio falará mais sobre o empreendimento e dará informações importantes para a empresa, como o tipo de culinária e o menu oferecido.
Em algum tempo, determinado pela própria Uber, o estabelecimento recebe uma resposta sobre a solicitação. Você encontra mais informações no site oficial da empresa e pode tirar dúvidas no FAQ desenvolvido por eles!
Geralmente a Uber Eats cobra uma taxa de 30% de comissão por vendas.
Ponto importante: as taxas dos aplicativos são negociáveis. Isso significa que, dependendo do seu restaurante, você consegue taxas mais baixas para sua operação. Como conseguir melhores taxas? Entendendo bem como funciona o aplicativo!
É simples! O aplicativo quer que os clientes sejam bem atendidos para quererem voltar no app mais vezes. Se o seu restaurante faz muitos pedidos e atende bem os clientes, mais poder de barganha você vai ter.
Quais são os cuidados necessários para ter sucesso no aplicativo?
Para fechar nossa conversa de hoje, listaremos alguns dos cuidados que não podem ficar de fora do seu planejamento na hora de fazer parte do catálogo de restaurantes da Uber Eats. Confira:
- faça um cadastro honesto e com todas as informações necessárias;
- monte um cardápio variado;
- evite pratos de preparo muito difícil ou complexo;
- insira novidades sazonalmente;
- escolha boas embalagens;
- faça promoções periódicas;
- envie brindes e mimos aos clientes sempre que possível.
Gostou de ver como funciona a Uber Eats e saber mais sobre esse aplicativo incrível? Agora é com você! Comece o quanto antes a fazer uso dessa funcionalidade e veja todos os benefícios que ela trará para os negócios!
Nosso artigo foi útil? Então, é bem provável que você também curta saber mais sobre a otimização para delivery. Confira uma série de informações incríveis para deixar o seu negócio muito mais lucrativo!