Em tempos de pandemia, muitos estabelecimentos migraram para a internet e começaram a oferecer seus produtos por delivery. O grande problema disso é que a concorrência é forte e, por essa razão, seja para quem optou pelas vendas nas redes sociais, seja nos apps de entrega, é fundamental ter um diferencial para fidelizar clientes.
Esse processo vai além de ter um atendimento de excelência e o preparo de bons pratos. Existem vários mecanismos usados com o objetivo de fidelizar clientes, fazendo com que eles continuem comprando no seu restaurante. Portanto, apesar de ser um desafio, essa estratégia é importante para aumentar as vendas.
Ficou interessado e quer conhecer as principais dicas para fidelizar clientes no delivery? Então, continue a leitura!
1. Ofereça cupons de desconto
Quem não gosta de cupons de desconto, não é mesmo? O principal objetivo é demonstrar uma imagem vantajosa e agradável aos clientes por meio de uma troca. Essa alternativa proporciona muitas oportunidades, pois a estratégia de desconto pode ser variada.
Assim, é possível oferecer descontos em uma porcentagem da conta, em valores fixos ou na forma de outros benefícios. Pode ser algo simples, como: “realize o seu primeiro pedido e receba 10% de desconto no segundo”.
As regras e o formato são definidos por você, mas o importante é não deixar de usar essa tática para fidelizar a clientela. Um pequeno cupom de desconto não atrapalha os lucros, mas faz bastante diferença para os consumidores no momento de escolher onde comprar.
2. Desenvolva um programa de fidelidade
O programa de fidelidade é uma alternativa muito simples, que consiste em recompensar os clientes pelo vínculo criado com o seu negócio, dando prêmios, cupons e pontos ao comprar refeições com você. Existem vários modos de implementar esse tipo de ação, seja offline ou online. As principais são:
- desconto no próximo pedido: após o primeiro pedido, ofereça descontos ou outras recompensas. Desse modo, o consumidor pensará primeiro em seu restaurante no momento de realizar o próximo pedido;
- cartões de ponto: na hora de entregar comida, presenteie o seu cliente com um cartão. Ao acumular certa quantidade, eles podem ser trocados por descontos, pedidos com frete grátis, entre outros benefícios.
Todas as estratégias se relacionam com a boa experiência da clientela e têm o objetivo de fidelizá-la. Por isso, solte a criatividade e use a empatia para agradar o consumidor. Com certeza, isso auxilia no fortalecimento do vínculo com o seu estabelecimento.
3. Personalize o atendimento
Com tantas opções de restaurantes, o seu estabelecimento deve chamar a atenção dos clientes pelas razões certas, e isso inclui não apenas a refeição, mas também o atendimento.
Dessa forma, manter a competitividade somente com o preço não é uma boa alternativa; também é preciso saber que o cliente está avaliando o seu restaurante em todas as interações que ele realiza.
Assim, seja ao responder sobre as ofertas do dia, ao informar opções diferentes no cardápio ou o prazo de entrega, é fundamental ser eficiente no atendimento, além de cordial.
As pessoas compram mais e recomendam mais (nas redes sociais, como Facebook) os lugares em que elas se sentem privilegiadas. Esse é um dos principais passos para cativar a clientela. Assim, lembre-se sempre disso.
4. Surpreenda os seus clientes
Surpreender o cliente com os detalhes é algo muito especial. Se você já recebeu um mimo ao fazer um pedido em um estabelecimento, então sabe do que se trata. Gestos simples são capazes de encantar as pessoas. Portanto, vale a pena cadastrar os consumidores para o envio de surpresas em datas comemorativas, como dia da mulher, aniversários etc.
Outra opção é enviar um bilhete agradecendo o cliente por adquirir produtos de seu restaurante. Lembre-se de que não é o valor dos brindes que conta, mas sim o seu toque pessoal, deixando o serviço de delivery ainda mais interessante.
5. Invista em um site próprio de delivery
Você já deve saber que existem diferentes plataformas de delivery disponíveis. De modo geral, elas funcionam bem, mas o problema está no marketplace. Nesse caso, muitos estabelecimentos compartilham o mesmo local e o consumidor pode navegar pelo cardápio de vários restaurantes facilmente.
Tudo isso ajuda no momento de obter novos clientes, mas não para fidelizá-los. Após a conquista de uma nova clientela, é essencial que você a leve para um lugar reservado, em que ela pedirá os produtos diretamente do seu estabelecimento. Dessa maneira, é possível evitar que os consumidores se distraiam com outros restaurantes. Boa dica, não é mesmo?
6. Ouça o feedback do cliente
Um resultado muito esperado quando se ouve o feedback do cliente é a personalização da experiência do consumidor e o lançamento de refeições com chance maior de sucesso. Essa dica se torna ainda mais importante quando se fala em delivery.
Por isso, use algumas estratégias, como fazer uma pesquisa de satisfação rápida de ser respondida. Também leve em conta as avaliações feitas na plataforma de entrega, inclusive as críticas. Lembre-se de não deixar a clientela sem resposta ou descontente. Tente reconquistar a confiança, demonstrando profissionalismo.
As reclamações costumam nos ensinar. Elas contribuem para a otimização de processos, em muitos casos com ajustes rápidos e simples de serem implantados.
7. Desenvolva uma embalagem personalizada
Os gestores de delivery devem ter atenção especial com as embalagens porque as refeições devem chegar em boas condições, mantendo o aroma e o sabor. Portanto, invista naquelas que sejam adequadas e ainda personalizadas de acordo com a identidade visual da sua marca.
Potes, copos descartáveis e caixas precisam ser desenvolvidos contendo os elementos visuais, os grafismos, as cores e a logo que fazem parte da identidade do seu negócio. De modo geral, os fabricantes proporcionam essa personalização na compra da embalagem. Assim, basta que você envie as suas ideias para que a customização seja feita.
Como vimos, fidelizar clientes no delivery é fundamental para os gestores que querem aumentar as vendas. Para isso, lembre-se de ter foco no consumidor em sua operação e busque as melhores alternativas para isso, como oferecer cupons de desconto, desenvolver um programa de fidelidade e personalizar o atendimento.
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